Acessibilidade / Reportar erro

Educação ambiental e diálogo de saberes em região de nascentes do Pantanal: Reserva do Cabaçal, Mato Grosso, Brasil

Environmental education and dialogues on water source regions of the Pantanal: Reserva do Cabaçal, Mato Grosso, Brazil

Este artigo é parte das atividades desenvolvidas junto ao mestrado em Ciências Ambientais, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), que pesquisou as ações implementadas no município de Reserva do Cabaçal, desenvolvidas a partir das articulações e atividades de EducaçãoAmbiental do coletivo educador "Movimento pelas Águas de Reserva do Cabaçal", consolidado a partir da parceria entre a UNEMAT, Prefeitura Municipal de Reserva do Cabaçal, WWF-Brasil, organizações da sociedade civil e a população do município, sendo que os dados foram obtidos e analisados por meio de análise documental, pesquisa-ação-participante e da história oral. Os resultados da pesquisa demonstram que o processo de educação ambiental, articulado com atividades de recuperação de área degradada, mostra uma intencionalidade na construção de um processo virtuoso onde o empoderamento da comunidade local foi o foco na implementação dos processos de ensino-aprendizagem em educação ambiental vivenciados nessa região de nascentes do Pantanal Mato-grossense.

Educação ambiental; Pantanal (Região); Bacia do Alto Paraguai; Diálogo de saberes; Coletivo educador; Política pública


Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br