Acessibilidade / Reportar erro

A interdisciplinaridade e o trabalho coletivo: análise de um planejamento interdisciplinar

Interdisciplinary and collective work: analysis of an interdisciplinar planning

Resumos

Neste trabalho apresentamos os resultados do processo de construção de um trabalho coletivo e interdisciplinar desenvolvido numa parceria entre uma escola de Ensino Médio e outras instituições de ensino e de pesquisa. Serão apresentadas as várias fases da experiência, que foi interpretada a partir de referenciais teóricos da interdisciplinaridade e da psicanálise de grupo. A reconstrução do processo deu-se a partir da fala das professoras e pesquisadoras envolvidas no projeto.

psicanálise e educação; formação de professores; interdisciplinaridade; grupos


The paper shows the results of the construction process of a collective and interdisciplinary work developed in a partnership between a High School and other institutions of education and research. We show the different phases of the experience, which was interpreted by group psychoanalysis and interdisciplinary theoretical references.The reconstruction of the process was given from the speeches of the teachers and researchers involved in the project.

psychoanalysis and education; in-service program; interdisciplinary work; groups


A interdisciplinaridade e o trabalho coletivo: análise de um planejamento interdisciplinar

Interdisciplinary and collective work: analysis of an interdisciplinar planning

Célia WeigertI; Alberto VillaniII; Denise de FreitasIII

IMestre em Ensino de Ciências – Unesp. Com auxílio da Capes/DS. E-mail: celiaweigert@itelefonica.com.br

IIProfessor Associado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Com auxílio parcial do CNPq. E-mail: avillani@if.usp.br

IIIProfessora Adjunta do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. Com auxílio parcial do CNPq. E-mail: dfreitas@power.ufscar.br

RESUMO

Neste trabalho apresentamos os resultados do processo de construção de um trabalho coletivo e interdisciplinar desenvolvido numa parceria entre uma escola de Ensino Médio e outras instituições de ensino e de pesquisa. Serão apresentadas as várias fases da experiência, que foi interpretada a partir de referenciais teóricos da interdisciplinaridade e da psicanálise de grupo. A reconstrução do processo deu-se a partir da fala das professoras e pesquisadoras envolvidas no projeto.

Unitermos: psicanálise e educação; formação de professores; interdisciplinaridade; grupos.

ABSTRACT

The paper shows the results of the construction process of a collective and interdisciplinary work developed in a partnership between a High School and other institutions of education and research. We show the different phases of the experience, which was interpreted by group psychoanalysis and interdisciplinary theoretical references.The reconstruction of the process was given from the speeches of the teachers and researchers involved in the project.

Keywords: psychoanalysis and education; in-service program; interdisciplinary work; groups.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais Brasília: MEC/SEF, 1997.
  • BOCHNIAK, R. Questionar o conhecimento: interdisciplinaridade na escola. São Paulo: Loyola, 1992.
  • BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação Porto: Porto Editora, 1994.
  • HUBERMAN, A. M. Como se realizam mudanças em educação São Paulo: Cutrix, 1973.
  • KAËS, R. O grupo e o sujeito do grupo: elementos para uma teoria psicanalítica do grupo. Tradução José de Souza e Mello Werneck. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
  • PONTUSCHKA, N. (Org.). Ousadia do diálogo São Paulo: Loyola, 1993.
  • VALADARES, J. M. As formas e a construção da subjetividade em um grupo de professores: análise de uma prática e seus discursos. 2002. Dissertação (Mestrado) Universidade de São Paulo, 2002.
  • VILLANI, A.; PACCA, J. L. A.; FREITAS, D. Formação do Professor de Ciências no Brasil: Tarefa impossível? In: EPEF, 8, 2002, São Paulo. Atas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2002. CD-ROM.
  • WEIGERT, C. A interdisciplinaridade e o trabalho coletivo: variáveis envolvidas no processo de construção do planejamento interdisciplinar. 2003. 187 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2003.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jun 2009
  • Data do Fascículo
    Abr 2005
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br