Acessibilidade / Reportar erro

Explicitando uma metodologia de pesquisa: a experiência de uma professora de Física revisitada

Specifying a research methodology: the experience of a Physics teacher revisited

A experiência de ensino de uma professora de Física (Marta) foi novamente enfocada neste trabalho, com a perspectiva de apresentar as potencialidades de um procedimento de análise que se utiliza de referenciais psicanalíticos. Foram destacadas as principais etapas desse procedimento, sobretudo, a maneira pela qual são articulados os dados considerados significativos e os referenciais teóricos. Em particular, foram explicitados alguns dos avanços em termos da compreensão dos processos de ensino e aprendizagem, quando é considerado o campo da subjetividade.

Ensino de ciências; Experiência de ensino; Referenciais psicanalíticos; Metodologia de pesquisa


Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br