Acessibilidade / Reportar erro

O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática

The dialectical thinking of Bento de Jesus Caraça and his conception of mathematics education

Este texto enfoca a vida e a obra de Bento de Jesus Caraça, matemático e educador português da primeira metade do século XX que muito influenciou a produção em Educação Matemática em língua portuguesa. Tecendo alguns importantes fragmentos biográficos tentamos construir uma visão deste importante personagem na qual ele possa ser contemplado em toda a extensão do significado humanístico de sua vida e do impacto educacional e da atualidade de sua obra, assinalando o centenário do seu nascimento. Importa-nos tornar clara a perfeita sintonia existente entre as suas convicções socialistas e a sua prática como educador. Esta vinculação é apontada como sendo decorrente, principalmente, da sua interpretação dialética da história e da produção do conhecimento.

educação matemática; Bento de Jesus Caraça; interpretação dialética da história; educação e socialismo; produção do conhecimento


Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br