Acessibilidade / Reportar erro

Investigações em geometria via ambiente LOGO

LOGO environment as an alternative methodological strategy to teach geometry

Resumos

A Matemática torna-se mais significativa para um aluno que está constantemente em contato com ampla variedade de problemas. Este artigo tem o objetivo de motivar o professor a não poupar esforços para estimular suas classes de Geometria com problemas que conduzam os alunos para além dos exercícios rotineiros. O ambiente LOGO é a estratégia metodológica alternativa que nos conduzirá ao objetivo proposto.

ambiente LOGO; geometria; metodologia pedagógica; paradigma alternativo; criatividade; ambiente de aprendizagem


Students find mathematics more significant if they are constantly in contact with a variety of problems. The purpose of this article is to motivate teachers to enhance their geometry classes with problems taken from the everyday lives of their students. The LOGO environment can be used as an alternative methodological strategy, providing problem situations.

LOGO; geometry; pedagogical methodology; alternative paradigm; creativity; learning environment


ARTIGOS

Investigações em geometria via ambiente LOGO

LOGO environment as an alternative methodological strategy to teach geometry

Raimundo Benedito do Nascimento

Professor doutor do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Ceará (e-mail: radn@ufc.br)

RESUMO

A Matemática torna-se mais significativa para um aluno que está constantemente em contato com ampla variedade de problemas. Este artigo tem o objetivo de motivar o professor a não poupar esforços para estimular suas classes de Geometria com problemas que conduzam os alunos para além dos exercícios rotineiros. O ambiente LOGO é a estratégia metodológica alternativa que nos conduzirá ao objetivo proposto.

Unitermos: ambiente LOGO; geometria; metodologia pedagógica; paradigma alternativo; criatividade; ambiente de aprendizagem.

ABSTRACT

Students find mathematics more significant if they are constantly in contact with a variety of problems. The purpose of this article is to motivate teachers to enhance their geometry classes with problems taken from the everyday lives of their students. The LOGO environment can be used as an alternative methodological strategy, providing problem situations.

Keywords: LOGO; geometry; pedagogical methodology; alternative paradigm; creativity; learning environment.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em março de 2002 e selecionado para publicação em março de 2004.

  • ABELSON, Harold; DI SESSA, Andrea. Turtle geometry: the computer as a medium for exploring Mathematics. Cambridge (Mass.): MIT Press, 1981.
  • BEZUSZKA, S. J.; MARGARET, J. K.; LINDA, S. Designs from mathematical patterns Palo Alto: Creative, 1994.
  • FLETCHER, T. J. Some lessons in mathematics Cambridge: Cambridge University Press, 1972.
  • MEIRA, Luciano de Lemos; FALCÃO, Jorge T. da Rocha. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos Brasília, v. 78, n. 188/189/190, p. 236-261, jan./dez. 1997.
  • NASCIMENTO, R. B.; MACIEL, Silvana Madrid da Costa. O uso do computador como ferramenta instrucional. In: Educação em debate, Fortaleza, v. 2, n. 38, p. 138-145, 1999.
  • POLYA, George. How to solve it: a new aspect of mathematical method. Princeton: Princeton University Press, 1977.
  • PAPERT, Seymour. An evaluation study of modern tecnology in education. LOGO Memo, n. 25, Cambridge, MIT, 1976.
  • PAPERT, Seymour. Mindstorns: children, computers and powerful ideas. New York: Basic Books, 1980.
  • VALENTE, José Armando. O professor no ambiente LOGO: formação e atuação. Campinas: Núcleo de Informática Aplicada à Educação/UNICAMP, 1996.
  • ______, (org.). Liberando a mente: computadores na educação especial. São Paulo: UNICAMP, 1991.
  • ______, (org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP,1993.
  • VALENTE, J. A ; VALENTE, A. B. LOGO: conceitos, aplicações e projetos São Paulo: McGraw-Hill, 1988.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Set 2009
  • Data do Fascículo
    2004

Histórico

  • Recebido
    Mar 2002
  • Aceito
    Mar 2004
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br