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Expectativas sobre desempenho do professor de Física e possíveis conseqüências em suas representações

Resumos

Neste artigo focalizamos expectativas quanto ao papel do professor de Física do ensino médio, subentendidas tanto em recursos didáticos, produzidos para esse ensino em seis décadas e associados a diferentes tendências pedagógicas, quanto devidas à produção de resultados de investigações na área de educação em ciência. Supomos que essas expectativas estão relacionadas com representações docentes, entendida a representação na conceituação de Henri Lefebvre. Apontamos a necessidade da reflexão do professor sobre suas próprias representações para chegar à autonomia na organização e execução do seu projeto pedagógico.

Desempenho docente; projeto pedagógico; representações docentes; ensino de Física


In this paper we focus expectations related to the role of the High School physics teacher, implied either in didactic resources, produced for that teaching in six decades and associated to different pedagogic tendencies, as due to the production of results of investigations in the science education area, and we suppose that those expectations are related with educational representations; we understand the representation according to Henri Lefèbvre's work. We point out the need of the teacher's reflection about his own representations to arrive to the autonomy in the organization and execution of his pedagogic project.

Teacher performance; pedagogic project; teachers representations; physics teaching


ARTIGOS

Expectativas sobre desempenho do professor de Física e possíveis conseqüências em suas representações* * Reflexão inicialmente organizada para seminário proferido no VII Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental, tendo com tema central Formação de Docentes: questões atuais. Faculdade de Ciências da UNESP, Campus de Bauru, em novembro de 1998. Auxílio parcial do CNPq. 1 Não nos referimos aqui às chamadas tendências críticas por termos notado, na maioria dos recursos analisados, produzidos entre os anos 30 e 80, inúmeras características associadas às escolas tradicional, nova e tecnicista. Não negamos, no entanto, que outros parâmetros estejam também presentes em alguns dos projetos. P2 Observações e depoimentos associados à nossa atividade como docentes em estágios da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física numa das universidades estaduais do Estado de São Paulo, e em cursos de formação continuada para professores de Física. 3 Estamos nos referindo principalmente à grande maioria das classes de ensino médio, nas quais lecionam professores que não estão envolvidos em projetos de formação docente ou de investigação. 4 Grifo nosso. 5 Estas e outras frases semelhantes, indicando papéis a serem assumidos pelo docente, podem ser encontradas na literatura que divulga recursos didáticos e mesmo resultados de investigações para professores. Não citamos a sua origem por não ser a intenção desta exposição analisar esses trabalhos. As frases têm aqui apenas a função de exemplificar um modo de se dirigir ao professor.

Maria José Pereira Monteiro de Almeida

Professora Assistente Doutora, Departamento de Metodologia de Ensino, Faculdade de Educação, gepCE, Unicamp - Campinas, SP (e-mail: mjpma@obelix.unicamp.br)

RESUMO

Neste artigo focalizamos expectativas quanto ao papel do professor de Física do ensino médio, subentendidas tanto em recursos didáticos, produzidos para esse ensino em seis décadas e associados a diferentes tendências pedagógicas, quanto devidas à produção de resultados de investigações na área de educação em ciência. Supomos que essas expectativas estão relacionadas com representações docentes, entendida a representação na conceituação de Henri Lefebvre. Apontamos a necessidade da reflexão do professor sobre suas próprias representações para chegar à autonomia na organização e execução do seu projeto pedagógico.

Unitermos: Desempenho docente; projeto pedagógico; representações docentes; ensino de Física

ABSTRACT

In this paper we focus expectations related to the role of the High School physics teacher, implied either in didactic resources, produced for that teaching in six decades and associated to different pedagogic tendencies, as due to the production of results of investigations in the science education area, and we suppose that those expectations are related with educational representations; we understand the representation according to Henri Lefèbvre's work. We point out the need of the teacher's reflection about his own representations to arrive to the autonomy in the organization and execution of his pedagogic project.

Keywords: Teacher performance; pedagogic project; teachers representations; physics teaching

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  • ALMEIDA, M .J. P. M. O papel do professor no material para ensino da física. Ciência e Cultura,v. 41, n. 3, p.246-268, 1989.
  • ALMEIDA, M. J. P. M. Uma concepção curricular para formação do professor de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.14, n. 3, p.145-148, 1992.
  • CARVALHO, M. J. P. M. O papel do professor no material para ensino de física. Ciência e Cultura, v. 41, n. 3, p. 246-268, 1989.
  • ______. Uma concepção curricular para formação do professor de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 14, n. 3, p. 145-148, 1992.
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  • *
    Reflexão inicialmente organizada para seminário proferido no VII Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental, tendo com tema central Formação de Docentes: questões atuais. Faculdade de Ciências da UNESP, Campus de Bauru, em novembro de 1998.
    Auxílio parcial do CNPq.
    1 Não nos referimos aqui às chamadas tendências críticas por termos notado, na maioria dos recursos analisados, produzidos entre os anos 30 e 80, inúmeras características associadas às escolas tradicional, nova e tecnicista. Não negamos, no entanto, que outros parâmetros estejam também presentes em alguns dos projetos.
    P2 Observações e depoimentos associados à nossa atividade como docentes em estágios da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física numa das universidades estaduais do Estado de São Paulo, e em cursos de formação continuada para professores de Física.
    3 Estamos nos referindo principalmente à grande maioria das classes de ensino médio, nas quais lecionam professores que não estão envolvidos em projetos de formação docente ou de investigação.
    4 Grifo nosso.
    5 Estas e outras frases semelhantes, indicando papéis a serem assumidos pelo docente, podem ser encontradas na literatura que divulga recursos didáticos e mesmo resultados de investigações para professores. Não citamos a sua origem por não ser a intenção desta exposição analisar esses trabalhos. As frases têm aqui apenas a função de exemplificar um modo de se dirigir ao professor.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      13 Fev 2012
    • Data do Fascículo
      2000
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
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