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Editorial

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Neste primeiro número de 2013, Ciência & Educação apresenta um total de 15 artigos aos nossos leitores. No primeiro, intitulado Os conhecimentos alternativos e científicos na área de ciências naturais: uma revisão a partir da literatura internacional, os autores apresentam um estudo sobre os conceitos de microrganismos e funções vitais de animais e plantas numa escola cooperativista do estado da Bahia. Metodologias de pesquisa no ensino de Ciências na América Latina: como pesquisamos na década de 2000 é título do segundo trabalho. Nele, as autoras apresentam resultados de uma pesquisa acerca de metodologias e instrumentos usados em artigos publicados nas principais revistas da área de ensino de ciências da América Latina, no período entre 2000 e 2009.

Em Pressupostos epistemológicos que balizam a Situação de Estudo: algumas implicações ao processo de ensino e à formação docente, os autores relatam pesquisa que objetivou identificar e analisar pressupostos epistemológicos presentes numa Situação de Estudo, destacando-se as implicações no ensino e na formação docente. Elaborando um perfil conceitual de equação: desdobramentos para o ensino e aprendizagem de Matemática é o título do quarto trabalho. Utilizando-se do modelo teórico de Mortimer, o autor buscou identificar e categorizar algumas zonas de um perfil conceitual de equação.

O quinto trabalho tem como título "Poliedro é um sólido, correto?": um estudo com graduandos interagindo em um chat sobre a definição de poliedro. Com ênfase no entendimento de futuros professores sobre a definição de poliedro, os autores analisam interações realizadas em ambientes virtuais de aprendizagem. O sexto artigo, cujo título é Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI, propõe a construção de uma interface entre história e ensino de matemática por intermédio de um diálogo entre historiadores e educadores da matemática. O trabalho seguinte intitula-se Incidencia de un ambiente de aprendizaje blended, en la tranformación de competencias matemáticas en estudiantes universitarios. Seus autores relatam uma investigação que dá conta da incidência de um Ambiente Virtual de Aprendizagem no fortalecimento de algumas competências matemáticas em estudantes universitários. O oitavo artigo, Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química, apresenta resultados de pesquisa na qual os docentes desse curso puderam expressar seus temores e suas ideias sobre inclusão e iniciativas em sala de aula. Análise crítica das analogias do livro didático público de Química do Estado do Paraná é o título do nono trabalho, cujo principal objetivo das autoras foi identificar e analisar as analogias do Livro Didático Público de Química do Estado do Paraná.

Em A ficção científica e o estranhamento cognitivo no ensino de Ciências: estudos críticos e propostas de sala de aula, título do próximo trabalho, o autor objetiva argumentar que a maior contribuição da ficção científica para a Educação em Ciências não se situa nem na precisão científica, nem na qualidade didática, e nem mesmo no potencial lúdico que esse tipo de narrativa desperta. No trabalho seguinte, os autores de Como os livros didáticos de Biologia abordam as diferentes formas de estimar a biodiversidade? avaliam as diferentes formas pelas quais os livros didáticos de Biologia abordam o tema biodiversidade. Na sequência, o artigo intitulado Representações sociais de meio ambiente: subsídios para a formação continuada de professores teve o objetivo de investigar as Representações Sociais sobre o meio ambiente compartilhadas por professores das séries iniciais, com propósito de orientar caminhos para a formação continuada desses profissionais como Educadores Ambientais.

Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin, o décimo terceiro trabalho deste número de Ciência & Educação, discute o papel que os valores cognitivos podem desempenhar na compreensão da seleção natural, mediante uma síntese histórico-epistemológica e demais aportes histórico-filosóficos. Em Formação didático-pedagógica em Saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem, as autoras utilizam um fórum do ambiente virtual Moodle para identificar e analisar as habilidades cognitivas e sociais desenvolvidas e as unidades temáticas privilegiadas por pós-graduandos.

Fechando este número da Ciência & Educação, as autoras de Hanseníase, preconceito e parrhesía: contribuições para se pensar saúde, educação e educação em saúde apresentam resultados de uma investigação que visa contribuir para a problematização da formação profissional da área de educação em saúde.

Bauru, São Paulo, março de 2013.

O editor

Bauru, São Paulo, dezembro de 2012.

O editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    2013
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