Acessibilidade / Reportar erro

A história da ciência na prática de professores portugueses: implicações para a formação de professores de ciências

The history of science in portuguese teachers' practice: implications for science teachers education

Resumos

O reconhecimento das limitações da educação científica tradicional para atuar numa sociedade que se reclama, cada vez mais, como "sociedade da informação e do conhecimento" conduziu à retomada da discussão sobre a necessidade de inovar e produzir novos currículos e novas formas de ensinar ciências. Esta idéia vai atravessar diferentes culturas e países, nomeadamente Portugal, conduzindo a importantes reformas ou reorganizações curriculares, onde a História da Ciência aparece como uma dimensão importante na promoção da cidadania e do conhecimento das ciências como cultura. Mas estarão os professores preparados para enfrentar esse novo desafio? Neste artigo procuraremos dar uma resposta a esta questão, com base tanto em resultados de estudos realizados em que se procurou investigar as práticas de professores portugueses e suas percepções relativamente à sua formação e à importância conferida à História da Ciência, quanto na análise dos currículos de formação de professores de ciências. Com base nesses resultados serão retiradas algumas implicações para a formação de professores.

História da Ciência; formação de professores


There are limitations of traditional Science Education in a society that more and more claims to be a "society of information and knowledge". It brings back the discussion about the need to innovate and produce new curricula and new approaches for science teaching. This idea will cross different cultures and countries, namely Portugal, leading to important curricular reforms or reorganizations, where the History of Science appears as an important dimension of the promotion of citizenship and of scientific knowledge as culture. But the following question arises: Are teachers prepared to face the new challenge? In this article we will try to give an answer to this question, building on results of research studies focused on Portuguese teachers' practices, their perceptions about their education and the importance they attach to the History of Science, as well as on the analysis of science teacher education curricula. Some implications regarding teacher education will be made according to these results.

History of Science; teacher education


ARTIGOS

A história da ciência na prática de professores portugueses: implicações para a formação de professores de ciências

The history of science in portuguese teachers' practice: implications for science teachers education

Maria da Conceição Duarte

Professora Associada com Agregação do Instituto de Educação e Psicologia Universidade do Minho (Braga, Portugal). (e-mail: cduarte@iep.uminho.pt)

RESUMO

O reconhecimento das limitações da educação científica tradicional para atuar numa sociedade que se reclama, cada vez mais, como "sociedade da informação e do conhecimento" conduziu à retomada da discussão sobre a necessidade de inovar e produzir novos currículos e novas formas de ensinar ciências. Esta idéia vai atravessar diferentes culturas e países, nomeadamente Portugal, conduzindo a importantes reformas ou reorganizações curriculares, onde a História da Ciência aparece como uma dimensão importante na promoção da cidadania e do conhecimento das ciências como cultura. Mas estarão os professores preparados para enfrentar esse novo desafio? Neste artigo procuraremos dar uma resposta a esta questão, com base tanto em resultados de estudos realizados em que se procurou investigar as práticas de professores portugueses e suas percepções relativamente à sua formação e à importância conferida à História da Ciência, quanto na análise dos currículos de formação de professores de ciências. Com base nesses resultados serão retiradas algumas implicações para a formação de professores.

Unitermos: História da Ciência; formação de professores.

ABSTRACT

There are limitations of traditional Science Education in a society that more and more claims to be a "society of information and knowledge". It brings back the discussion about the need to innovate and produce new curricula and new approaches for science teaching. This idea will cross different cultures and countries, namely Portugal, leading to important curricular reforms or reorganizations, where the History of Science appears as an important dimension of the promotion of citizenship and of scientific knowledge as culture. But the following question arises: Are teachers prepared to face the new challenge? In this article we will try to give an answer to this question, building on results of research studies focused on Portuguese teachers' practices, their perceptions about their education and the importance they attach to the History of Science, as well as on the analysis of science teacher education curricula. Some implications regarding teacher education will be made according to these results.

Keywords: History of Science; teacher education.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ABD-EL-KHALICK, F., BELL, R.; LEDERMAN, N. The nature of science and instructional practice: making the unnatural natural. Science Education, New York, v. 82, n. 4, p. 418-436, 1998.
  • ______. Improving science teachers' conceptions of nature of science: a critical review of the literature. International Journal of Science Education, London, v. 22, n. 7, p. 665-701, 2000.
  • BENAVENTE, A. Da construçăo do sucesso escolar: equacionar a questăo e debater estratégias. Seara Nova, Lisboa, v. 18, 1988.
  • BEVILACQUA, F.; BORDONI, S. New concepts for new media: pavia project physics. Science & Education, Dordrecht, v. 7, p. 451-469, 1998.
  • CAAMAŃO, A. La comprensión de la naturaleza de la ciencia: un objetivo de la enseńanza de las ciencias en la ESO. Alambique: Didáctica de las ciencias experimentales, Valęncia, v. 8, abr., p. 43-51, 1996.
  • CACHAPUZ, A. (Org.). Perspectivas de Ensino: textos de apoio n. 1. Porto: Centro de Estudos de Educaçăo em Cięncia, 2001.
  • CACHAPUZ, A. et al Uma visăo sobre o ensino das cięncias na pós-mudança conceptual: contributos para a formaçăo de professores. Inovaçăo, Lisboa, v. 13, n. 2-3, p. 117-137, 2000.
  • CARDOSO, A. M. O recurso ŕ história da física para uma aprendizagem por mudança conceptual no contexto da formaçăo contínua de professores: um exemplo para a queda dos graves. 1996. Dissertaçăo (Mestrado)-Universidade de Aveiro, Aveiro, 1996.
  • CARSON, R. The epic narrative of intellectual culture as a framework for curricular coherence. Science & Education, New York, v. 11, p. 231-246, 2002.
  • COLLINS, P.; BODNER, W. The public understanding of science. Studies in Science Education, Leeds, Inglaterra, n. 13, p. 96-104, 1986.
  • CORREIA, S.; DUARTE, M. C. A história da química na prática dos professores de cięncias físicoquímicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇĂO EM CIĘNCIA NA ESCOLARIDADE BÁSICA, 9., 2001, Viseu-PT. Actas... Viseu-PT: Escola Superior de Educaçăo, 2001.
  • CORREIA, S. A utilizaçăo da história da cięncia no ensino da química: contributos para o seu diagnóstico. 2003. Dissertaçăo (Mestrado)-Universidade do Minho, Braga, 2003.
  • CORTESĂO, L. Supervisăo numa perspectiva crítica. In: CONGRESSO CIĘNCIAS DA EDUCAÇĂO EM PORTUGAL. 1991, Porto. Actas... Porto: Sociedade Portuguesa de Cięncias da Educaçăo, 1991.
  • COSTA, A. Do uso da história da química no seu ensino. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, Lisboa, v. 2, n. 15/16, p. 12-15, 1983.
  • DESENVOLVIMENTO curricular, física e química, xunta de Galicia. Disponível em: http://www.xunta.es/ Acesso em: 17 dez. 2001.
  • DRIVER, R. et al Young people' images of science. Buckingham: Open University Press, 1997.
  • DRIVER, R.; OSBORNE, J. Reappraising science education for scientific literacy. In: Meeting of the National Association for Research in Science Teaching, 1998, San Diego, abr., 1998.
  • DUARTE, M. C. A história da cięncia e o ensino das cięncias: contributos e desafios. Liçăo de síntese apresentada nas provas de agregaçăo, 2003. (Năo publicada).
  • DUSCHL, R. Science education and philosophy of science: twenty-five years of mutually exclusive development. School Science and Mathematics, Menasha, v. 85, n. 7, p. 541-555, nov. 1985.
  • DUSCHL, R. Renovar la enseńanza de las ciencias: importancia de las teorias y su desarrollo. Madrid: Narcea, 1997.
  • FENSHAM, P.; HARLEN, W. School science and public understanding of science. International Journal of Science Education, London, v. 21, p. 755-763, 1999.
  • FENSHAM, P. Providing suitable content in the science for all curriculum. In: MILLAR, R.; LEACH, J.; OSBORNE, J. (Ed.). Improving science education: the contribution of research. Buckingham: Open University Press, 2000. p. 147-164.
  • FORINASH, K.; RUMSEY, W. A first course in the history and philosophy of science. European Journal of Physics, London, v. 21, p. 427-433, 2000.
  • GAGLIARDI, R.; GIORDAN, A. La historia de las ciencias: una herramienta para la enseńanza. Enseńanza de las Ciencias, Barcelona, v. 4, n. 2, p. 253-258, 1988.
  • GAGO, M. Science in school and the future of scientific culture in europe Lisboa: Universidade de Lisboa, 1994.
  • GARRISON, J. et al Critical-constructivism, science education, and teachers' epistemological development. Disponível em: http://opus.cilea.it/cgi-bin/fisicasite Acesso em: 10 nov. 1999.
  • GIL-PÉREZ D.; CARRASCOSA, A. Science learning as a conceptual and methodological change. European Journal of Science Education, London, v. 7, n. 3, p. 231-236, 1985.
  • GIL-PÉREZ, D. Contribución de la historia y de la filosofia de las ciencias al desarrollo de un modelo de enseńanza: aprendizaje como investigación. Enseńanza de las Ciencias, Barcelona, v. 11, n. 2, p. 197-212, 1993.
  • GIL-PÉREZ, D., et al Para uma imagem năo deformada do trabalho científico. Cięncia & Educaçăo, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
  • GILBERT, J.; WATTS, M. Concepts, misconceptions and alternative conceptions: change perspectives in science education. Studies in Science Education, Leeds, Inglaterra, v. 10, p. 61-98, 1983.
  • HERNÁNDEZ GONZÁLEZ, M.; PRIETO PÉREZ, J. Un currículo para el estudio de la historia de la ciencia en secundaria (La experiencia del Seminario Orotava de Historia de la Ciencia). Enseńanza de las Ciencias, Barcelona, v. 18, n.1, p. 105-112, 2000.
  • HODSON, D. Philosophy of Science, Science and Science Education. Studies in Science Education, Leeds, Inglaterra, v. 12, p. 25-57, 1985.
  • ______. Toward a philosophically more valid science curriculum. Science Education, New York, v. 72, n. 1, p. 19-40, 1988.
  • ______. Teaching and learning science: towards a personalized approach. Buckingham: Open University Press, 1998.
  • HURD, P. Scientific literacy: new minds for a changing world. Science Education, New York: John Wiley & Sons, n. 82, p. 407-416, 1998.
  • JUSTI, R.; GILBERT, J. History and philosophy of science through models: some challenges in the case of the atom. International Journal of Science Education, London, v. 22, n. 9, p. 993-1009, 2000.
  • KOULAIDIS, V.; OGBORN, J. Philosophy of science: an empirical study of teachers views. International Journal of Science Education, London, v.11, n. 2, p. 173-184, 1989.
  • LAKIN, S.; WELLINGTON, J. Who Will Teach the Nature of Science?: teachers' views of science and their implications for science education. International Journal of Science Education, London, v. 16, n. 2, p. 175-190, 1994.
  • LAUDAN, L. Progress and its problems: toward a theory of scientific growth. Berkeley: University of California Press, 1977.
  • LIND, G. Models in Physics: some pedagogical reflexions based on the history of science. European Journal of Science Education, London, v. 2, n. 1, p. 15-23, 1980.
  • MARTINS, A. et al O livro branco da física e da química. [S.l.]: Sociedade Portuguesa de Física e Sociedade Portuguesa de Química, 2002.
  • MAS, C.; PEREZ, J. H.; HARRIS, H. H. Parallels between Adolescents' Conceptions of Gases and the History of Chemistry. Journal of Chemical Education, Easton, v. 64, n. 7, p. 616-618, 1987.
  • MATTHEWS, M. History, philosophy, and science teaching: selected readings. Toronto: OISE Press, 1991.
  • MATTHEWS, M. Science Teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994.
  • MATTHEWS, M. The nature of science and science teaching. In: FRASER, B.; TOBIN, K. (Ed.). International Handbook of Science Education Dordrecht: Kluwer Academic, 1998. v. 2, p. 981-999.
  • MILLAR, R.; DRIVER, R. Beyond processes. Studies in Science Education, Leeds, Inglaterra, v. 14, p. 33-62, 1987.
  • MILLAR, R. Towards a science curriculum for public understanding. School Science Review, London, v. 77, n. 280, p. 7-18, 1996.
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. DEPARTAMENTO DO ENSINO BÁSICO. Ciências físicas e naturais: orientações curriculares para o 3º ciclo do ensino básico. Lisboa: Departamento do Ensino Básico, 2001.
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. DEPARTAMENTO DO ENSINO BÁSICO. Currículo Nacional do Ensino Básico: competências essenciais. Lisboa: Departamento do Ensino Básico. 2001.
  • NATIONAL curriculum for England. Disponível em: http://www.nc.uk.net Acesso em: 17 dez. 2001.
  • NIELSEN, H.; THOMSEN, P. History and philosophy of science in physics education. International Journal of Science Education, London, v. 12, n. 3, p. 308-316, 1990.
  • NUSSBAUM, J. Classroom conceptual change: philosophical perspectives. International Journal of Science Education, London, n. 11, p. 530-540, 1989. Special Issue.
  • PACCA, J.; DION, S. The use of original texts in the classroom. Disponível em: http://opus.cilea.it/cgi-bin/fisicacasite Acesso em: 15 nov. 1999.
  • PAIXĂO, F. Da construçăo do conhecimento didáctico na formaçăo de professores de cięncias: conservaçăo da massa nas reacçőes químicas: estudo de índole epistemológica. 1998. Dissertaçăo (Doutorado)-Universidade de Aveiro, Aveiro, 1998. v. 1.
  • PEDRINACI, E. Algunas aportaciones de la epistemologia y la historia de la ciencia a la enseńanza de lăs ciencias. In: TRINDADE, V. (Coord.). Metodologias do ensino das cięncias: investigaçăo e prática dos professores Évora: Universidade de Évora, Departamento de Pedagogia e Educaçăo, 1999. p. 83-104.
  • PIAGET, J. & GARCIA, R. Psicogénese e história das cięncias. Lisboa: Dom Quixote. 1987.
  • POSNER, G. et al Accommodation of a scientific conception: toward a theory of conceptual change. Science Education, New York, v. 66, n. 2, p. 211-227, 1982.
  • PRAIA, J. Formaçăo de professores no ensino da geologia: contributos para uma didáctica fundamentada na epistemologia das cięncias. O caso da deriva continental v. 1. Dissertaçăo (Doutorado)-Universidade de Aveiro, Aveiro, 1995.
  • PROGRAME de la classe de seconde-physique-physique-chimie. Disponível em: http://www.cndp.fr/textes Acesso em: 13 dez. 2002.
  • REIS, J., et al History, Science and Culture: curricular experiences in Brazil. Science & Education, Dordrecht, v. 10, p. 369-378, 2001.
  • RUTHERFORD, F.; AHLGREN, A. Project 2061: Science for all Americans. New York: American Association for the Advancement of Science, 1989.
  • SALTIEL, E. & VIENNOT, L. Que aprendemos de las semejanzas entre las ideas historicas y el razonamiento espontáneo de los alumnos? Enseńanza de las Ciencias, Barcelona, v. 3, n. 3, p. 137-144, 1985.
  • SEQUEIRA, M.; LEITE, L. Alternative conceptions and the history of science in physics teacher education. Science Education, New York, v. 75, n.1, p. 45-56, 1991.
  • SHORTLAND, M.; WARWICK, A. Teaching the history of science Oxford: Basil Blackwell, 1989.
  • SNOW, C. Two cultures and a second look Cambridge: Cambridge University Press. 1969.
  • SOLOMON, J. Teaching for scientific literacy: what could it mean? School Science Review, London, v. 82, n. 300, p. 93-96, 2001.
  • STINNER, A.; WILLIAMS, H. History and philosophy of science in the science curriculum. In: FRASER, B.; TOBIN, K. (Ed.). International Handbook of Science Education Dordrecht: Kluwer Academic Publishing, (part two), 1998. p. 1027-1045.
  • STRIKE, K.; POSNER, G. A. Revisionist theory of conceptual change. In: DUSCHL, R.; HAMILTON, R. (Ed.). Philosophy of science, cognitive psychology, and educational theory and practice Albany: State University of New York Press, 1992. p. 147-176.
  • VIEIRA, F. Para uma redefiniçăo do papel dos professores na investigaçăo em didáctica das línguas estrangeiras. In: ENCONTRO NACIONAL A DIDÁTICA DAS LÍNGUAS E DAS LITERATURAS EM PORTUGAL, 1, 2002, Coimbra. Anais... Coimbra: Faculdade de Letras, 2002.
  • VOSNIADOU, S.; IOANNIDES, C. From conceptual change to science education: a psychological point of view. International Journal of Science Education, London, v. 20, p. 1213-1230, 1998.
  • WANDERSEE, J. Can the history of science help science educators anticipate students' misconceptions? Journal of Research in Science Teaching New York, v. 23, n. 7, p. 581-597, 1985.
  • WANDERSEE, J.; MINTZES, J.; NOVAK, J. Research on alternative conceptions in science. In: GABEL, D. L. (Ed.). Handbook of research on science teaching and learning New York: MacMillan, 1994. p. 177-210.
  • WEST, L. H. T.; PINES, A. L. Cognitive structure and conceptual change Orlando: Academic Press, 1985. p. 69-81.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Ago 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2004
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br