Acessibilidade / Reportar erro

Formação de professores em Modelagem Matemática no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná, PDE* * Este trabalho é parte da dissertação de mestrado da primeira autora, orientada pelo segundo autor. Uma primeira versão, menos aprofundada, foi apresentada no VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM)

Teachers' education in Mathematical Modeling in an Educational Development Program of Paraná, EDP

Resumo:

Este artigo busca apresentar e discutir reflexões sobre o fenômeno formação de professores em modelagem a partir de professores egressos do PDE. Tais reflexões se constituíram na interpretação dos dados (depoimento e observação das aulas) de oito professores que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Estado do Paraná e que utilizaram a Modelagem Matemática em seus projetos de implementação. Essas reflexões apontam para fragilidades com que as formações têm sido desenvolvidas, bem como para aspectos tidos como fundamentais na formação de professores, mas, que precisam ser questionados: "uma formação adequada exige um tempo maior"; "uma formação que envolva a prática pedagógica garante mudanças em sala de aula". Assim, diferentes reflexões se mostram significativas para que a formação de professores em Modelagem possa avançar e contribuir para a sua permanência em âmbito educacional.

Palavras-chave:
Formação continuada de professores; Educação matemática; Fenomenologia; Programa de desenvolvimento educacional; Modelagem matemática

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br