Acessibilidade / Reportar erro

Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar

Teachers in Initial training and their relationships in the school context

Resumo:

A formação inicial de professores inclui o estágio em docência, que proporciona a vivência do cotidiano escolar. A partir disso, o presente estudo investiga a experiência de quatro estagiários de professores de Biologia em diferentes turmas de Ensino Médio da Educação Básica. Para tanto, cada estagiário produziu relatos que foram submetidos à análise da ação docente utilizando o instrumento Matriz 3x3 baseado no sistema didático de Chevallard e na gestão das relações com o saber de Charlot, proposto por Arruda, Lima e Passos. O estágio foi marcado pelo uso de diferentes práticas metodológicas, tais como criação e montagem de modelos didáticos, vídeos e gravuras, de forma que os estagiários puderam refletir sobre a prática docente e sobre as relações existentes no âmbito da escola.

Palavras-chave:
Formação inicial de professores; Prática docente; Estágio; Ensino de biologia; Ensino médio

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br