Acessibilidade / Reportar erro

Da psicanálise ao ensino de ciências: o "desejo do docente" e o "professor como um lugar"

From psychoanalysis to science teaching: the "teacher's desire" and the "teacher as a place"

Apresentamos, neste trabalho, reflexões produzidas no contexto de um grupo de pesquisa, deflagradas a partir da seguinte questão: seria possível fundamentar a Formação de Professores como uma metáfora a Lacan? Como resposta positiva a esta questão, discutimos aqui dois exemplos: (i) inicialmente, apresentaremos a ideia de "desejo do docente", um conceito que poderia operar no campo da Formação de Professores de maneira semelhante ao desejo do analista no campo da Psicanálise; (ii) em seguida, a metáfora do "professor como um lugar". A apresentação de cada um dos pontos é seguida de extratos de diálogos entre pesquisadores, que ocorreram durante um encontro de pesquisa. Como foi possível mostrar, por meio da apresentação dos diálogos, a proposta de metaforizar frases da psicanálise de orientação lacaniana produziu discussões ricas em ideias e questões originais, dentro do enfoque geral de evidenciar suas implicações para o ensino de ciências e para a educação.

Formação de professores; Psicanálise; Ensino de ciências; Lacan, Jacques


Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br