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A hipótese e a experiência científica em educação em ciência: contributos para uma reorientação epistemológica

Resumos

O presente artigo desenvolve-se em torno do estatuto epistemológico da hipótese e da experimentação, numa perspectiva de transposição para o campo da Educação em Ciência. Não se trata de olhar aquela vertente pela estrita óptica dos epistemólogos, mas centrar a nossa atenção na busca e apropriação crítica de elementos fundamentadores de uma teorização para a Educação em Ciência, por sua vez também necessária para orientar práticas educacionais.

epistemologia; hipótese; experiência científica; educação em ciência


In this paper we study the epistemological status of hypotheses and experimentation, not for the sake of epistemology but in order to better orient science teacher´s education and theirs teaching.

epistemology; hypothesis; experimentation; science education


ARTIGOS

A hipótese e a experiência científica em educação em ciência: contributos para uma reorientação epistemológica

João PraiaI; António CachapuzII; Daniel Gil-PérezIII

IProfessor Associado, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal (e-mail: jfpraia@fc.up.pt)

IIProfessor Catedrático, Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro, Portugal (e-mail: cachapuz@dte.ua.pt)

IIIProfessor Catedrático, Departamento de Didáctica de lãs Ciências Experimenales, Universidade de Valencia, Espanha. (e-mail: Daniel.gil@uv.es)

RESUMO

O presente artigo desenvolve-se em torno do estatuto epistemológico da hipótese e da experimentação, numa perspectiva de transposição para o campo da Educação em Ciência. Não se trata de olhar aquela vertente pela estrita óptica dos epistemólogos, mas centrar a nossa atenção na busca e apropriação crítica de elementos fundamentadores de uma teorização para a Educação em Ciência, por sua vez também necessária para orientar práticas educacionais.

Unitermos: epistemologia, hipótese, experiência científica, educação em ciência.

ABSTRACT

In this paper we study the epistemological status of hypotheses and experimentation, not for the sake of epistemology but in order to better orient science teacher´s education and theirs teaching.

Keywords: epistemology, hypothesis, experimentation, science education.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em março de 2002 e selecionado para publicação em novembro de 2002.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Mar 2011
  • Data do Fascículo
    2002

Histórico

  • Aceito
    Nov 2002
  • Recebido
    Mar 2002
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