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Análise do conteúdo de 'saúde' em livros didáticos

Resumos

O artigo propõe critérios para análise e discute o conteúdo de saúde presente em livros didáticos para o ensino fundamental. Exemplifica-se a utilização de tais critérios na análise de três coleções de livros didáticos de 1ª a 4ª séries.

Educação em saúde; livros didáticos; ensino de ciências; educação fundamental


The article proposes a set of criteria to be adopted in the analysis of textbooks used by students from the four initial years of elementary school in Brazil. The health notions identified in three collections are here analysed.

Health education; textbooks; science education; primary education


ARTIGOS

Análise do conteúdo de 'saúde' em livros didáticos

Adriana Mohr

Professora Assistente do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (e-mail: amohr@matrix.com.br)

RESUMO

O artigo propõe critérios para análise e discute o conteúdo de saúde presente em livros didáticos para o ensino fundamental. Exemplifica-se a utilização de tais critérios na análise de três coleções de livros didáticos de 1ª a 4ª séries.

Unitermos: Educação em saúde; livros didáticos; ensino de ciências, educação fundamental.

ABSTRACT

The article proposes a set of criteria to be adopted in the analysis of textbooks used by students from the four initial years of elementary school in Brazil. The health notions identified in three collections are here analysed.

Keywords: Health education; textbooks; science education; primary education.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Agradecimentos

A Esther Maria de Magalhães Arantes, que orientou a dissertação de mestrado.

A Fernando Dias de Ávila Pires pelas discussões, sugestões e apoio que possibilitaram sua realização.

A Maria Sueli Parreira de Arruda, coordenadora do "Encontro de Pesquisadores em Educação para a Saúde - abordagem de temas de saúde no livro didático", por propiciar minha participação nesta reunião e pela troca de idéias aí realizada.

1 Os critérios estão grafados em maiúsculas e as possíveis avaliações atribuídas a cada um deles estão em negrito.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Fev 2012
  • Data do Fascículo
    2000
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