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Exercícios de raciocínio: o exemplo do sarilho

Resumos

Este trabalho é um estudo de caso desenvolvido junto a uma turma de segundo ano do nível fundametal. Procuramos perceber através da análise das falas dos alunos como eles expressaram as soluções encontradas para um exercício de raciocínio que solicitava que descrevessem e explicassem o funcionamento de um sarilho. Após a leitura da história infantil Tão simples e tão úteis, foi distribuído o exercício de raciocínio aos alunos que, em grupos, discutiram as possíveis soluções. Em seguida os grupos foram desfeitos e os alunos, dispostos em roda socializaram suas idéias. Neste artigo apresentamos a análise das falas ocorridas em alguns episódios de ensino selecionados durante a discussão na roda.

Ensino de Física; Ensino de Ciências; Exercícios de raciocínio; Ciência e linguagem


This research is a case study undertaken among second year's elementary school students. We searched through students discourses' analysis how they expressed the solutions found for a given exercise which asked they to describe and explain the winch's operation. After the reading of a story called "Tão simples e tão úteis" (So simple and so useful) it was given to the sample of students a task. Divided into groups, the students dis-cussed the possible solution to it. Afterwards the groups were undone and the students, disposed in a circle, socialized their ideas. In this article we present an analysis of the talks occurred in some teaching episodes se-lected during the circle discussions.

Physics teaching; Science Education; Reasoning exercises; science and language


ARTIGOS

Exercícios de raciocínio: o exemplo do sarilho

Maria da Conceição Barbosa LimaI; Anna Maria Pessoa de CarvalhoII

IProfessora Adjunta Doutora do Instituto de Física, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. (e-mail: Barbosa@uerj.br)

IIProfessora Titular, Departamento de Metodologia de Ensino, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil (e-mail: ampdcarv@usp.br)

RESUMO

Este trabalho é um estudo de caso desenvolvido junto a uma turma de segundo ano do nível fundametal. Procuramos perceber através da análise das falas dos alunos como eles expressaram as soluções encontradas para um exercício de raciocínio que solicitava que descrevessem e explicassem o funcionamento de um sarilho. Após a leitura da história infantil Tão simples e tão úteis, foi distribuído o exercício de raciocínio aos alunos que, em grupos, discutiram as possíveis soluções. Em seguida os grupos foram desfeitos e os alunos, dispostos em roda socializaram suas idéias. Neste artigo apresentamos a análise das falas ocorridas em alguns episódios de ensino selecionados durante a discussão na roda.

Unitermos: Ensino de Física; Ensino de Ciências, Exercícios de raciocínio; Ciência e linguagem

ABSTRACT

This research is a case study undertaken among second year's elementary school students. We searched through students discourses' analysis how they expressed the solutions found for a given exercise which asked they to describe and explain the winch's operation. After the reading of a story called "Tão simples e tão úteis" (So simple and so useful) it was given to the sample of students a task. Divided into groups, the students dis-cussed the possible solution to it. Afterwards the groups were undone and the students, disposed in a circle, socialized their ideas. In this article we present an analysis of the talks occurred in some teaching episodes se-lected during the circle discussions.

Keywords: Physics teaching; Science Education; Reasoning exercises; science and language

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Referências bibliográficas

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Artigo recebido em março de 2001 e selecionado para publicação em outubro de 2002.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Mar 2011
  • Data do Fascículo
    2002

Histórico

  • Aceito
    Out 2002
  • Recebido
    Mar 2001
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