Acessibilidade / Reportar erro

A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências

Actim - research at the science teacher's continuous education

Resumos

Esse artigo analisa um processo de investigação-ação ocorrido no contexto de um programa de formação continuada de professores de Ciências, no qual constituiu-se um grupo de professoras/pesquisadoras que assumiram a própria prática como referência para o desenvolvimento de diferentes níveis de investigação educativa. Concluímos que as concepções de ensino vigentes no grupo influem de forma decisiva nesses níveis de investigação. Professoras que concebem o ensino como um processo de mera transmissão de conhecimentos parecem compreender as possibilidades de investigação educativa nos moldes da racionalidade técnica. Por outro lado, aquelas que concebem o ensino como um processo dialógico de construção de saberes, acabaram por desenvolver investigações apoiadas na racionalidade prática.

investigação-ação; ensino de Ciências; parcerias colaborativas; concepções de ensino


This article analyzes an action research process wich was carried out as a program of Science teachers continuous formation. The researchers/teachers group took their own teaching as reference for the development of different levels of educational investigation, as a consequence of different teaching conceptions. Teachers that conceive the teaching as a process of mere transmission of knowledge seem to understand the possibilities of educational investigation according to technical rationality model. On the other hand, those that conceive the teaching as a dialogic process of construction, they developed investigations based on the practical rationality.

action research; Science teaching; collaboartive we partnerships


ARTIGOS

A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências

Actim research at the science teacher's continuous education

Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos RosaI; Roseli Pacheco SchnetzlerII

IProfessora Assistente Doutora, Faculdade de Educação, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil e-mail: inerosa@unicamp.br

IIProfessora Assistente Doutora, Programa de Pós-Graduação em Educação, UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo, Brasil e-mail: rpschnet@unimep.br

RESUMO

Esse artigo analisa um processo de investigação-ação ocorrido no contexto de um programa de formação continuada de professores de Ciências, no qual constituiu-se um grupo de professoras/pesquisadoras que assumiram a própria prática como referência para o desenvolvimento de diferentes níveis de investigação educativa. Concluímos que as concepções de ensino vigentes no grupo influem de forma decisiva nesses níveis de investigação. Professoras que concebem o ensino como um processo de mera transmissão de conhecimentos parecem compreender as possibilidades de investigação educativa nos moldes da racionalidade técnica. Por outro lado, aquelas que concebem o ensino como um processo dialógico de construção de saberes, acabaram por desenvolver investigações apoiadas na racionalidade prática.

Unitermos: investigação-ação; ensino de Ciências; parcerias colaborativas; concepções de ensino.

ABSTRACT

This article analyzes an action research process wich was carried out as a program of Science teachers continuous formation. The researchers/teachers group took their own teaching as reference for the development of different levels of educational investigation, as a consequence of different teaching conceptions. Teachers that conceive the teaching as a process of mere transmission of knowledge seem to understand the possibilities of educational investigation according to technical rationality model. On the other hand, those that conceive the teaching as a dialogic process of construction, they developed investigations based on the practical rationality.

Keywords: action research, Science teaching; collaboartive we partnerships.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em novembro de 2001 e selecionado para publicação em fevereiro de 2003.

  • CARR, W. ; KEMMIS, S. Teoria Crítica de la enseńanza la investigación-acción em la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Rocca. 1988.
  • CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
  • CONTRERAS, J.D. La investigación en la acción. Tema del mes. Cuadernos de Pedagogia, v. 224, abril. p. 7-19, 1994.
  • COPELLO, Maria Inês L. ; SANMARTÍ, Neus Fundamentos de un modelo de formación permanente del profesorado de Ciencias centrada em la reflexión dialógica sobre las concepçiones y las prácticas. Printing para Enseńanza de las Ciencias, 2000.
  • ELLIOTT, J. La investigación-acción en educación. Madri: Ediciones Morata, 1990.
  • ELLIOTT, J. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. Tradução de PEREIRA, E.M.A. In: Cartografias do trabalho docente - professor(a)-pesquisador(a), GERALDI, C.M.; FIORENTINI, D. e PEREIRA, E.M. (orgs). Campinas: Mercado das Letras, 1998.
  • FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia saberes necessários para a prática educativa 9.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1998.
  • HABERMAS, J. Theory and Practice. Londres: J. Viertel, Heinemann. 1974.
  • MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química professores/pesquisadores Tese (Doutorado). Unicamp: Faculdade de Educação, Campinas, 1997.
  • MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química Professores/pesquisadores Ijuí: UNIJUÍ, 2000. (Coleção Educação Química).
  • MARANDINO, M. A Formação Continuada de Professores em Ensino de Ciências: problemática, desafios e estratégias. In: Magistério, Construção Cotidiana CANDAU, V. M. (org.). 2. ed.. Petrópolis: Vozes, 1997.
  • McNIFF, J. Action Research Principles and Practice Hong Kong: MacMillan Education. 1988.
  • NÓVOA, Antonio. Relação escola-sociedade: novas respostas para um velho problema In: SERBINO, Raquel Volpato e outros (Orgs.). Formação de Professores São Paulo: Editora da UNESP. 1998.
  • PAGAN, R. A . G. ; ROSA,M. I. F. P. S. Um caminho a ser trilhado na parceria entre Universidade e Escola: investigação do pensamento dos alunos sobre reprodução. Valinhos. Atas do II Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, CDrom. 1999
  • PÉREZ-GOMEZ, A O Pensamento Prático dos Professores. In: NÓVOA, A (Org.) Os Professores e a sua Formação, Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
  • ROSA, M.I.F.P.S. A pesquisa educativa no contexto da formação continuada de professores de Ciências Tese (Doutorado).Unicamp: Faculdade de Educação, 2000.
  • RUZ-RUZ, Juan. Formação de Professores diante de uma nova atitude formadora e de eixos articuladores do currículo. In: SERBINO, Raquel Volpato e outros (Org.). Formação de Professores São Paulo: Editora da UNESP, 1998.
  • SCHNETZLER, R. P. O professor de Ciências: problemas e tendências de sua formação. In: PACHECO, R. P.; ARAGÃO, R.M.R. (Org.) Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. CAPES/UNIMEP, 2000.
  • SCHNETZLER, R. P. Como associar ensino com pesquisa na formação inicial e continuada de professores de Ciências? Atas do II Encontro Regional de Ensino de Ciências Piracicaba: UNIMEP, 18-20 out, 1996.
  • SCHÖN, Donald. El profesional reflexivo cómo piensan los profesionales cuando actúan Barcelona: Ediciones Paidós, 1998.
  • _______, D. Formar professores como profissionais reflexivos, In: NÓVOA, António (Org.). Professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
  • _______, D . The reflective practioner New York, Basic Books, 1983.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Set 2010
  • Data do Fascículo
    2003

Histórico

  • Aceito
    Fev 2003
  • Recebido
    Nov 2001
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br