Acessibilidade / Reportar erro
Ciência & Educação (Bauru), Volume: 18, Número: 4, Publicado: 2012
  • Editorial

  • La medición de la capacidad de resolución de problemas en las ciencias experimentales

    García García, José Joaquín; Renteria Rodriguez, Edilma

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo presenta un estudio, sobre el diseño de una prueba para medir la capacidad de resolución de problemas utilizando la técnica de análisis factorial. La prueba presentó un alfa de Cronbach (α) de 0,76 y 16 peguntas distribuidas en 7 factores ordenados de acuerdo al porcentaje en el cual explicaban la varianza de la capacidad: predicción y transferencia, capacidad de síntesis, lectura crítica del enunciado, análisis, interpretación de información, comprensión metacognitiva de enunciados y procesos, delimitación del problema. Así, la resolución de problemas es una capacidad que está más relacionada con factores de carácter estructural y global, como la selección de soluciones e hipótesis más adecuadas y la representación misma del problema, y en menor medida con aspectos estratégicos de delimitación, precisión y planeación, tal vez por la usual ausencia de dichos aspectos en las aulas de clase.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a study about the design of a test to measure solving problem capacities using the technique of factorial analysis. The instrument yielded a Cronbach's alpha (α) of 0.76, and 16 items distributed in 7 factors ordered according to the percentage which explained the variance in this capacity: prediction and transfer, synthesis, critical description of phrases, analysis, meta-cognitive understanding of information of phrases and processes, limitation problem. So, problem solving is a skill that is more related to structural and global factors, as the selection of appropriate solutions and hypotheses and representation of the problem, and a lesser extent with strategic issues of delimitation, precision and planning, both by the usual absence of these issues in the classroom.
  • Contribuições de um encontro juvenil para a enculturação científica

    Fejes, Marcela; Morita, Eliana Midori; Santos-Gouw, Ana Maria; Martinelli, Isabel; Yoshitake, Ana Maria

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta a análise de um evento de divulgação científica, organizado, segundo a estrutura usual em congressos, como ação didático-pedagógica voltada para a enculturação científica. Alunos de uma rede pública de Ensino Fundamental II, que participaram de projetos investigativos, foram convidados a divulgar e debater resultados de suas pesquisas em um encontro de investigação científica. Eles também participaram de uma palestra sobre metodologias científicas, meio ambiente e história do município em que vivem. Cada atividade teve como objetivo mobilizar habilidades e conhecimentos específicos da ciência. A vivência nesse tipo de evento possibilitou-lhes perceber que a ciência e a comunicação fazem parte da sociedade e da cultura, pois puderam ouvir, discutir e refletir sobre o processo de trabalho investigativo e seus produtos finais. Como resultado, consideramos que houve vivência de um processo de enculturação científica enriquecido pelas contribuições de diversos atores sociais e instituições.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents an analysis of a scientific event organized under the usual structure in Congress, while didactic-pedagogic action focused on literacy in science. Students in a public Middle School, who participated in research projects, were invited to disseminate and discuss results of their research in a meeting about scientific research. They also attended a lecture on scientific methodology, environment and history of the city in which they live. Each activity was designed to mobilize the skills and expertise of science. The experience in this type of event allowed them to realize that science and communication are part of society and culture, because they could hear, discuss and reflect on the work of the investigative process and the outcomes. As a result, we believe that there was experience of a scientific process of enculturation that has been enriched by the contributions of various social actors and institutions.
  • Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar

    Mundim, Juliana Viégas; Santos, Wildson Luiz Pereira dos

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta resultados de pesquisa que apontam como uma abordagem de tema sociocientífico no ensino de ciências propicia aos alunos relacionarem conhecimento científico com situações de sua vivência. A experiência foi desenvolvida em aulas de ciências naturais de uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. A abordagem temática visou explorar relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e foi desenvolvida seguindo orientações de adoção de situação de estudo e de temas geradores recomendadas na literatura de ensino de ciências. A análise dos dados sugere que estudantes que não estabeleciam vínculos entre conhecimento científico e o seu contexto de vida, passaram a perceber tal articulação após a introdução de um tema sociocientífico. Além disso, observou-se um maior interesse e participação dos alunos durante as aulas, acompanhados de uma maior compreensão do conteúdo científico explorado.

    Resumo em Inglês:

    This article presents research results which demonstrate how a socio-scientific thematic approach to science education provides students with a chance to relate scientific knowledge with everyday life. The lessons were conducted in natural science subjects in 8th grade group of a Distrito Federal public elementary school. The aim of the thematic approach was exploring STS (ScienceTechnology-Society) relationships. The lessons were carried out according to perspectives in the science education literature about study situations and generating themes. The analysis of the data suggests that students who did not establish connections between scientific knowledge and their living context began to realize that such connections existed after the introduction of a socio-scientific theme. Besides, a greater interest and participation of students during classes was noted; and a better understanding developed of the scientific content explored.
  • Oxigênio: uma abordagem filosófica visando discussões acerca da educação em ciências - parte 1: poder e ambição

    Moreira, Leonardo Maciel

    Resumo em Português:

    A História e Filosofia da Ciência (HFC) tem se tornado um campo com significativas inserções no Ensino de Ciências. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar uma análise do texto teatral Oxigênio visando à abordagem da HFC. Especificamente, será apresentada uma análise sobre a construção do conceito cientista, focalizando as temáticas poder e ambição. O texto teatral foi analisado utilizando-se a Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana. A análise explicitou a problematização de questões com respeito a motivação, interesses, ética e trabalho científico. Esses aspectos estão inseridos no escopo das discussões abarcadas pela HFC no sentido de se atingir a alfabetização científica.

    Resumo em Inglês:

    The History and Philosophy of Science (HPS) has become a field with significant insertions in the teaching of Science. The general objective of this paper is to present an analysis of the theatrical text Oxygen aiming at approaching the HPS. Specifically, an analysis of the construction of the concept of the scientist will be presented, focusing on the themes of power and ambition. The theatrical text was analyzed using Discourse Analysis from a Foucauldian perspective. The analysis revealed questions with regard to motivation, interests, ethics and scientific work. Those aspects are inserted in the purpose of the arguments comprised by the HPS in the sense of reaching the scientific literacy.
  • Diferentes abordagens sobre o tema saúde e ambiente: desafios para o ensino de ciências

    Pinhão, Francine; Martins, Isabel

    Resumo em Português:

    Neste trabalho traçamos um breve histórico sobre a relação entre os temas saúde e ambiente, e apresentamos uma revisão de literatura nacional que mapeia os principais campos onde a temática vem sendo pesquisada. A partir de tal discussão, refletimos mais especificamente sobre o modo pelo qual estes temas têm sido inseridos na escola, e advogamos a favor de um enfoque que vincule a saúde ambiental à saúde humana, buscando ampliar as possibilidades da construção de um ensino de ciências que lide com abordagens multidimensionais. Por fim, sinalizamos para a necessidade de investimentos na formação inicial e continuada de profissionais na área de ciências, professores e bacharéis, a fim de impulsionar práticas interdisciplinares.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we outline a brief history of the relationship between health and environment issues through review of Brazilian literature in different fields of knowledge. From this discussion, we reflect more specifically on the ways through which these topics have been dealt with in schools and advocate for an approach that foregrounds relationships between environmental health and human health, with a view to expanding the possibilities of science education to deal with multidimensional approaches. Finally, we point to the necessity of investments in initial and continuing education for both science teachers and scientific researchers, to foster interdisciplinary practices.
  • A formação dos professores que ensinam física no ensino médio

    Santos, Cintia Aparecida Bento dos; Curi, Edda

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta dados coletados em nossa pesquisa de doutorado. Temos por objetivo refletir sobre o quadro referente à formação dos professores que ministram a disciplina de física no Ensino Médio. Analisamos dados do Mec/Inep sobre a formação dos professores que ministram a disciplina de física no Brasil e do Censo Escolar da Educação Básica. Constatamos que os professores que ministram a disciplina de física no Ensino Médio são, na maioria, licenciados em matemática; e, levando em consideração autores que discutem a formação de professores, analisamos as ementas das disciplinas de física, bem como sua carga horária e os conteúdos ministrados em 27 cursos de licenciatura em matemática de instituições de Ensino Superior. Concluímos que os dados são preocupantes, pois, além de serem poucos os professores com formação específica na área de física, os demais docentes que ministram esta disciplina não têm formação adequada para atuar nessa área do conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    This article presents collected data from our doctoral research; we aim to reflect on the scenario for the training of teachers who teach the discipline of Physics in high school. We analyzed data from Mec/Inep on the training of teachers who teach the discipline of Physics in Brazil and in the Basic Education School Census. We noted that teachers who teach the discipline of Physics in high school have mostly majored in Math and, taking this into consideration the authors discuss the teachers' training. We noted the menus of the disciplines of Physics, as well as its workload and the subjects taught in 27 undergraduate programs in Mathematics from higher education institutions. We concluded that the data are worrying because, besides there being only a few teachers with specific training in Physics, the other teachers who teach this subject do not have adequate training to teach in this area of knowledge.
  • História e memória do ensino de física no Brasil: a faculdade de medicina de São Paulo (1913-1943)

    Nicioli Junior, Roberto Bovo; Mattos, Cristiano

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta um recorte histórico do ensino de Física na Faculdade de Medicina de São Paulo no período de 1913 a 1943. Vimos que o curso superior de Física foi essencial no remodelamento curricular da Física secundária. Destacamos a seleção cultural escolar por meio dos livros didáticos, apontando para aqueles que influenciaram e guiaram as mudanças curriculares da instituição, cujo enfoque curricular, no ensino de Física, foi criado em virtude de uma necessidade social. Mergulhamos nas práticas escolares por meio das relações microscópicas entre o que se estudava e que encontramos materializado nas avaliações do conteúdo de Física. Dessa forma, expusemos tradições pedagógicas, procedimentos e condutas sobre o cotidiano escolar da instituição que visavam aprimorar o ensino de Física. Assim, as questões e exercícios das provas analisadas, foram necessidades pedagógicas criadas dentro e para a escola, que não são constantes e uniformes, uma vez que dependem da sociedade, do público escolar e das matérias.

    Resumo em Inglês:

    In this work we present a historical approach to the Physics teaching at the Faculty of Medicine of São Paulo from 1913 to 1943. We observed that college Physics was essential to remodel secondary Physics curriculum. We pointed out the school's cultural selection through textbooks pointing to those that influenced and guided the institution's curricular changes, whose curricular focus, in Physics teaching, was created to deal with a social need. We went through the school practices focusing on microscopic relationships in the content studied and what we found materialized in the Physics content evaluations. Thus, we exposed pedagogic traditions, procedures and practices about the daily study of the institution that was intended to improve Physics teaching. Then, the subjects and exercises, of the analyzed written evaluations, were pedagogic needs created inside and for the school. These are not constant and uniform, once they depend on the society, and the school community and neither are the contents.
  • Concepciones epistemológicas del profesorado de biología en ejercicio sobre la enseñanza de la biología

    Moreno, Eduardo Ravanal; Gatica, Mario Quintanilla; Surday, Alberto Labarrere

    Resumo em Espanhol:

    Debemos considerar importantes las concepciones del profesorado sobre la enseñanza de la biología y su relación con el desarrollo de competencias de pensamiento científico (CPC); para ello, hemos decidido identificar y caracterizar la noción enseñanza de la ciencia (EC) y cómo estas nociones inciden en el desarrollo de CPC, a partir de un cuestionario tipo Likert y un análisis de la información orientado desde la epistemología realista pragmática. Las representaciones docentes declaradas desde el cuestionario son complementadas a partir de textualidades docentes derivadas de entrevistas en profundidad, un grupo de discusión y un taller de reflexión docentes. Los principales resultados indican que la EC es preferentemente tradicional con una metodología de aprendizaje limitada a la transmisión de conocimiento enciclopédico matizada con una visión epistemológica tecnicista que no considera, en las racionalidades docentes, una enseñanza para el desarrollo de CPC.

    Resumo em Inglês:

    We consider as important teacher's conceptions of teaching biology and their relation to the development of scientific thinking competencies (STC), so we have decided to identify and characterize notions of science education (SE) and how these affect the development of STC, We have departed from the application of a Likert type questionnaire and follow an analysis of the information from the viewpoint of a pragmatic realist epistemology. Teacher's reported representations derived from the questionnaire are supplemented with results of textual in-depth interviews, group discussion and a (theory-oriented) teacher's workshop. Main results indicate that Science Education is guided by a conception of a traditional learning methodology, which limits itself to the transmission of encyclopedic knowledge with a token of technological epistemology that it does not consider in the teaching rationales, teaching for the development of STC.
  • Algumas concepções de alunos do ensino médio a respeito das proteínas

    Carvalho, Julio Cesar Queiroz de; Couto, Sheila Gonçalves do; Bossolan, Nelma Regina Segnini

    Resumo em Português:

    O conceito de proteína e sua síntese são importantes para a compreensão de processos em biotecnologia, por exemplo, a produção de novos fármacos, área em avanço nas últimas décadas. Assim, o objetivo desse trabalho foi verificar, dentre alunos do Ensino Médio, quais tipos de concepções eles têm ou trazem sobre proteína e síntese proteica, e que tipo de influência pode ter contribuído para a formulação de tais concepções, através de um questionário diagnóstico, composto por questões abertas, aplicado a 133 alunos de uma escola pública e de uma particular. Os resultados analisados basearam-se em categorização de respostas. Concluímos que, mesmo os alunos já tendo estudado assuntos relativos a proteínas, ainda carregavam traços de concepções alternativas, o que forneceu informações valiosas sobre possíveis falhas no processo de aprendizagem. Assim, para que haja uma "ressignificação" desses conceitos, é necessário que as discussões desse tema sejam ampliadas, vinculando-os aos conteúdos correlatos previamente trabalhados.

    Resumo em Inglês:

    The concept of protein and its synthesis is important in order to understand biotechnology processes, such as the production of new drugs, an area in great progress. Thus, this study aimed to verify, among high school students, what kinds of ideas these students have about protein and protein synthesis, and what kind of influence contributed to the formulation of such concepts, through a diagnostic questionnaire with open questions, that was administered to 133 students from a public school and a private school. The results analyzed were based on the categorization of responses. We conclude that although the students having already studied the issues related to proteins, they still carried traces of alternative conceptions, which provided valuable information about possible failures in the learning process. Thus, to have a "reinterpretation" of these concepts, it is necessary that the discussions of this topic are expanded, linking them to related content which has previously been researched.
  • Estudo de planejamento e design de um módulo instrucional sobre o sistema respiratório: o ensino de ciências para surdos

    Queiroz, Thanis Gracie Borges; Silva, Diego França; Macedo, Karlla Gonçalves de; Benite, Anna Maria Canavarro

    Resumo em Português:

    Discorremos sobre o estudo do planejamento e design de um módulo instrucional para o ensino de ciências, especificamente para o ensino do sistema respiratório para alunos surdos. Primeiramente, apresentamos uma discussão sobre a educação de surdos pautada por questões linguísticas, que envolvem o ensino da língua portuguesa e a língua de sinais. Descrevemos a estratégia de criação do módulo, que está pautada no sociointeracionismo, e, finalmente, descrevemos uma situação de intervenção pedagógica analisando o processo de apropriação conceitual. Para tanto, apresentamos episódios de aulas para o 8º ano do Ensino Fundamental da Associação dos Surdos de Goiânia. Constituíram o design do módulo diferentes formas de representação do conhecimento científico. Nossos resultados permitem inferir que a estratégia foi utilizada como ferramenta da ação mediada e como instrumento de explicação e previsão. Ainda, permitiu aos alunos perceberem, estabelecerem relações e conhecerem fenômenos naturais simbolizados a partir das sequências vivenciadas.

    Resumo em Inglês:

    This research presents the planning and design of an instructional module for teaching science, more specifically of the respiratory system for teaching deaf students. First, we address a discussion on deaf education based on linguistic issues, which involves the teaching of Portuguese and sign languages. We describe the strategy of creating a module that is based on social interactionism, and finally describe a situation of educational intervention by analyzing the process of conceptual appropriation. Therefore, we present episodes occurring in class 8th grade elementary school of the Association of the Deaf Goiânia (ASG), with the participation of nine students. The module design uses different forms of representation of scientific knowledge. Our results infer that the strategy was used as a tool of action and not as mediated reality, a tool of explanation and prediction. It allowed the students to perceive, build relationships and learn from the natural phenomena symbolized in the sequences experienced.
  • Apropriação participatória mediante interação verbal por tríades de crianças durante a resolução de problemas matemáticos

    Silva, Maria do Carmo Lobato da; Oliveira, Marinalva Silva

    Resumo em Português:

    Buscou-se compreender como ocorre a apropriação de conhecimentos mediante interação verbal por tríades de crianças com e sem relação de amizade quando participam conjuntamente de tarefas matemáticas. Participaram 24 alunos da 3ª série do Ensino Fundamental, agrupados em quatro tríades com relação de amizade (TCRA) e quatro tríades sem relação de amizade (TSRA). A seleção para agrupá-los nas tríades ocorreu por meio de entrevista buscando conhecer o vínculo afetivo. As interações foram registradas com filmadora e gravador, transcritas e analisadas segundo o método microgenético. Os resultados mostraram que as TCRA evidenciaram uma interação verbal mais intensa, provocando maior apropriação de conhecimentos entre os participantes do que nas TSRA. Verificou-se que um contexto cooperativo ensejou maiores possibilidades do uso de uma linguagem comum, facilitando, desta forma, o entendimento, bem como a negociação em caso de discordância entre os participantes.

    Resumo em Inglês:

    This study searched to understand how the appropriation of knowledge through verbal interactions by triads of children with and without regard for friendship when they participate jointly in Mathematical tasks occurs. 24 students from the 3rd grade of elementary school, grouped into four triads with regard for friendship (TCRA) and four triads without regard for friendship (TSRA) participated. The selection to group them in triads occurred through interview searching to know the emotional bond. The interactions were recorded with video camera and recorder, transcribed and analyzed according to a microgenetic method. According to the results the TCRA showed a more intense verbal interaction, causing a greater appropriation of knowledge among the participants than in TSRA. This way, it could be observed that a cooperative context caused greater possibilities in the use of a common language, facilitating understanding as well as negotiation in case of disagreement among the participants.
  • Geometria na educação infantil: da manipulação empirista ao concreto piagetiano

    Souza, Simone de; Franco, Valdeni Soliani

    Resumo em Português:

    Refletir sobre os conhecimentos de geometria do professor de educação infantil e as concepções epistemológicas que fundamentam suas condutas pedagógicas foi o objetivo de nossa pesquisa. A análise dos discursos indicou boa vontade das professoras para o trabalho geométrico, entretanto o desconhecimento da geometria enquanto teoria e a enraizada concepção epistemológica empirista, reportaram à ideia de que este conhecimento está nos objetos, bastando sua manipulação para que haja aprendizagem. Assim, caberia às crianças, por meio de estímulos e da organização dos materiais manipuláveis pelos docentes, a descoberta das formas geométricas presentes no mundo que as rodeia. Buscamos, na epistemologia genética de Jean Piaget, as bases sólidas para contribuições à reflexão e atuação de professores.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to reflect on child education teachers' geometry knowledge and the epistemological conception that characterizes their educational behavior. The discourses analysis shows us that good teachers' willingly undertake geometry study. However the non-acquaintance theory and the rooted epistemological empiricist conception indicate that the knowledge is in the objects and the manipulation of these objects is enough to achieve learning. It was possible to confirm the empiricist conception's superiority through educational practice where the children discover the geometrical forms in the world by the stimuli and material organized by the teachers. We used Jean Piaget's genetic epistemology as basis for reflection by teachers on their performance.
  • Agentes rurais e suas práticas profissionais: elo entre matemática e etnomatemática

    Mattos, José Roberto Linhares de; Brito, Maria Leopoldina Bezerra

    Resumo em Português:

    O trabalho trata da análise dos elementos da matemática e da etnomatemática em práticas agrícolas desenvolvidas em comunidades rurais, assistidas por técnicos agrícolas, denominados agentes rurais, que prestam assistência a essas comunidades. Através da observação das atividades praticadas por esses agentes em comunidades rurais do município de Crato, situado no estado do Ceará, procuramos identificar, nessa interação que ocorre entre o agente rural e o homem do campo, elementos da matemática e da etnomatemática. Discutimos as dificuldades no desempenho das tarefas dos agentes rurais, a necessidade do conhecimento de matemática nas suas atividades, e sua aprendizagem junto ao produtor rural, apontando caminhos essenciais para melhorar o ensino da matemática em sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    This work is an analysis of the elements of mathematics and ethnomathematics in agricultural practices developed in rural communities, assisted by agricultural technicians, called rural agents, who provide assistance to these communities. Through observation of the activities practiced by these agents in rural communities in the Crato city, located in Ceara state, we identify in this interaction that exists between the rural agent and the peasant, elements of mathematics and ethnomathematics. We discussed the difficulties in fulfilling the tasks of rural agents, the need for knowledge of math in their activities and their learning with the farmer, pointing out key ways to improve the teaching of mathematics in the classroom.
  • Calculus infinitesimalis: uma teoria entre a razão e o mito?

    Carvalho, Tadeu Fernandes de; D'Ottaviano, Itala Maria Loffredo

    Resumo em Português:

    Neste artigo percorremos parte dos caminhos históricos e lógico-matemáticos que unem o cálculo infinitesimal à análise não-standard de Abraham Robinson, e esta ao cálculo diferencial paraconsistente - um cálculo proposto por Newton da Costa, que tem como lógica e teoria de conjuntos subjacentes a lógica paraconsistente e a teoria paraconsistente de conjuntos. Exibimos, para esse cálculo, algumas propriedades e conceitos inéditos, incluindo um teorema de transferência que, de forma simplificada, estabelece as condições sob as quais um teorema do cálculo clássico é, também, um teorema do cálculo paraconsistente. Concluiímos com algumas considerações acerca do ensino do cálculo com ênfase na abordagem infinitesimal.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we go through the historical, logical and mathematical paths which join infinitesimal calculus to the non-standard analysis of Abraham Robinson, and this to paraconsistent differential calculus - a calculus proposed by Newton da Costa, supported by paraconsistent logic and paraconsistent set theory. We present for this calculus, some unpublished concepts and properties, including a transfer theorem establishing the conditions under which a given formula is a theorem of classical calculus if, and only if, there is an "interpretation" of the same which is a theorem of paraconsistent calculus. We conclude the paper with some considerations about the teaching of Calculus with emphasis on use of infinitesimal approach.
  • A influência do discurso do professor na motivação e na interação social em sala de aula

    Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga; Monteiro, Isabel Cristina de Castro; Gaspar, Alberto; Villani, Alberto

    Resumo em Português:

    Estudos têm mostrado a importância das interações sociais desencadeadas em sala de aula como fundamentais para a aprendizagem dos alunos. Contudo, o professor deve ser capaz de motivar os estudantes para se envolverem mais ativamente com as atividades de ensino propostas. Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre as interações sociais desenvolvidas no contexto de uma sala de aula do Ensino Médio, que explicou os princípios da conservação da energia mecânica com uma aula experimental de demonstração. O principal objetivo era entender como o discurso do professor pode contribuir para o bom nível de motivação do aluno durante uma aula. As entrevistas com professor e alunos e todo o processo de interação durante as atividades foram gravados, transcritos e analisados . Os resultados ressaltam a importância da abordagem discursiva dos professores para manter o processo de motivação entre os alunos.

    Resumo em Inglês:

    Studies have shown the importance of social interactions triggered in the classroom as key to student learning. However, the teacher should be able to motivate students to engage more actively with proposals for activities. This article presents the results of an investigation into the social interactions developed in the context of a classroom of high school which explained the principles of conservation of mechanical energy with a trial demonstration. The main objective was to understand how the discourse of the teacher can contribute to the proper level of motivation of the student during a lesson. Interviews with teachers and students and the whole process of interaction during the activities were recorded, transcribed and analyzed. The results underscore the importance of the discursive approach of teachers to maintain the process of motivation among students.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br