Acessibilidade / Reportar erro
Ciência & Educação (Bauru), Volume: 19, Número: 4, Publicado: 2013
  • Editorial

  • Alfabetização científica: questões para reflexão

    Teixeira, Francimar Martins

    Resumo em Português:

    O presente texto apresenta uma reflexão sobre os significados atribuídos à expressão alfabetização científica. Nele retomamos a origem histórica das expressões letramento e alfabetização, seus respectivos significados na área de linguagem e os desdobramentos desses significados para o ensino da língua portuguesa no contexto escolar. Em seguida, analisamos as implicações da apropriação do conceito de alfabetização no âmbito do ensino das ciências, e apresentamos proposta delimitando os usos do termo alfabetização científica, além de esclarecimentos sobre em que ele consiste. Argumentamos que alfabetização científica diz respeito a tudo aquilo que envolve a escrita e a leitura de texto científico, como a construção de entendimento e a análise das informações. Advogamos que a alfabetização científica está atrelada à alfabetização na própria língua, e que o ensino de ciências deve ser concebido à luz de objetivos educacionais mais amplos que o aprendizado de ciências per si (conhecimentos e procedimentos).

    Resumo em Inglês:

    This paper presents reflections on the meanings assigned to scientific literacy expressions. We return to the historical origins of literacy and literacy expressions, their meanings in the language and the meanings of these developments for the teaching of Portuguese language in the school context. Then we analyze the implications of the appropriation of the concept of literacy in the teaching of science and present a proposal outlining the uses of the term scientific literacy, as well as clarification of what it consists of. We argue that scientific literacy concerns everything involving the writing and reading of scientific texts, such as the construction of understanding and information analysis. The argument is presented that scientific literacy is linked to literacy in their own language and that the teaching of science must be conceived in the light of broader educational goals than just learning science (knowledge and procedures).
  • As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar

    Silva, José Alves da

    Resumo em Português:

    Discutimos a identidade do Ensino Fundamental II a partir de consultas a documentos oficiais e a algumas pesquisas sobre o tema, e apontamos a tarefa da alfabetização - ainda que com enfoque diferente daquele empreendido no Ensino Fundamental I - como um possível elemento definidor dessa identidade. Como o conceito de alfabetização não é consensual, utilizamos a proposição do domínio dos signos e dos códigos proposto pelo semiólogo e filósofo francês Roland Barthes, o qual prevê forte dose de emoção e subjetivação nesta tarefa; além de levarmos em consideração as características da sociedade pós-industrial que afetam a todos nós, sobretudo os nossos alunos. Com isso, realizamos um exercício teórico acerca de como o Ensino de Ciências, em suas especificidades, pode contribuir tanto para a própria sedimentação dessa identidade, quanto para a ação alfabetizadora nesse nível de ensino.

    Resumo em Inglês:

    We discuss the identity of Elementary School II from official documents and researches on the subject and point out the task of literacy - though with a different approach from that undertaken in Elementary School I - as a possible defining element of that identity. As the concept of literacy is not consensual, we use the proposition in the domain of signs and codes proposed by the French philosopher and semiotician Roland Barthes, which provides a strong dose of emotion and subjectivity into this task, besides taking into consideration the characteristics of post-industrial society that affect all of us, especially our students. And so on, we conducted a theoretical exercise about how science teaching, in its specialist areas, can contribute to this identity, and enhance literacy at a basic educational level.
  • Metas de realização e autoconceitos de estudantes de ciências em contexto de ensino com pesquisa

    Casanova, Marcello Paul; Alves, José Moysés

    Resumo em Português:

    Objetivamos verificar se a frequência, participação e aprendizagem em um projeto de pesquisa estariam relacionados com transformações nas metas de realização e autoconceitos de estudantes de ciências. Realizamos a pesquisa em uma escola pública, numa turma de trinta estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes investigaram os saberes de moradores do município de Benfica-PA, a respeito de plantas medicinais e suas relações com a degradação ambiental. Inicialmente, cerca de 75% da turma apresentou meta aprender e 45% apresentou autoconceito positivo. Ocorreram poucas mudanças nas metas e autoconceitos. A maioria dos estudantes teve frequência alta ou regular. Cerca de metade da turma apresentou participação baixa e aprendizagem insuficiente. O autoconceito positivo esteve associado à meta aprender e a melhores níveis de participação e aprendizagem. Tais resultados são corroborados pela literatura. Entretanto, a compreensão de outros resultados que obtivemos demanda um enfoque interpretativo diferente.

    Resumo em Inglês:

    We aimed to verify if attendance, participation and learning in a research project would be related to changes in achievement goals and self-concepts of science students. We conducted the investigation in a public school with a class of 30 students in 9th grade of elementary school. Students investigated the knowledge of residents from Benfica-PA, regarding medicinal plants and their relationships with environmental degradation. Initially, about 75% of the class had learning goals and 45% showed a positive self-concept. There were few changes in self-concepts and targets. Most students had a high or regular frequency. About half the class had low participation and insufficient learning. Positive self-concepts were associated with the learning goal and the highest levels of participation and learning. Although some of the results confirm the literature, they also point to difficulties in motivating students, even in a context of teaching with research.
  • Análise de uma proposta colaborativa de formação continuada de professores de ciências na perspectiva do desenvolvimento profissional docente

    Urzetta, Fabiana Cardoso; Cunha, Ana Maria de Oliveira

    Resumo em Português:

    Este artigo relata resultados de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na qual se buscou compreender a possibilidade de desenvolvimento profissional, por meio da análise de uma proposta coletiva de formação continuada de professores de Ciências, que se configurou em uma ação de caráter colaborativo entre universidade e escola. Analisou-se, ainda, o potencial do envolvimento entre professores da Educação Básica e pesquisadores da Universidade, na transformação da prática docente. A opção metodológica situou-se nos domínios da abordagem qualitativa, na sua modalidade de Estudo de Caso do tipo etnográfico. A análise dos dados apontou que a profissão docente e o seu desenvolvimento profissional constituem elemento fundamental para assegurar a qualidade do processo ensino-aprendizagem, e a necessidade de que o desenvolvimento profissional seja concebido como um processo coletivo e colaborativo, consistindo em possibilitar, aos professores, a construção de novas teorias e práticas pedagógicas.

    Resumo em Inglês:

    This article reports results of a research Master's Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlandia, which aimed to understand the possibility of professional development through the analysis of a continuing education conference for science teachers, which was set up collaboratively between university and school. It also analyzed the potential involvement of teachers of Basic Education and University researchers in the transformation of teaching practice. The methodology had a qualitative approach, and used ethnographic case studies. The data analysis indicated that for the teaching profession, professional development is key to delivering a quality teachinglearning process and the need for professional development can be conceived as a collective and collaborative process, allowing teachers to construct new theories and pedagogical practices.
  • Morcegos: percepção dos alunos do Ensino Fundamental 3º e 4º ciclos e práticas de Educação Ambiental

    Silva, Sérgio Gomes da; Manfrinato, Márcia Helena Vargas; Anacleto, Teresa Cristina da Silveira

    Resumo em Português:

    Os morcegos estão comumente inseridos no contexto da área urbana, seja se abrigando em construções ou se alimentando em árvores frutíferas ou capturando insetos. Mas os aspectos negativos e errôneos sobre esse grupo dificultam estratégias de conservação. Por esse motivo, esse estudo analisou a percepção de alunos do Ensino Fundamental sobre os morcegos, inserindo atividades de Educação Ambiental através do teatro e palestra, e análises, ao longo do tempo, com a aplicação de questionários. Os resultados demonstraram que informações distorcidas fazem parte do contexto individual de alguns alunos, e, mesmo após inserção da Educação Ambiental, alguns alunos não mudam seus conceitos individuais. Diferentemente, vários alunos mudaram seus conceitos negativos por corretas informações, e demonstraram-se sensibilizados pelos morcegos.

    Resumo em Inglês:

    Bats are common in urban areas, taking shelter in buildings or feeding on fruit trees or capturing insects. But negative and erroneous ideas about this group hinder conservation strategies. Therefore this study examined the perception of elementary school students about bats within environmental education activities through theater and lectures and analysis over time with the use of questionnaires. The results showed that distorted information is part of the individual context of some students and even after the inclusion of environmental education, some students do not change their individual concepts. However many students did change their negative concepts and demonstrated correct information and a sensitivity towards bats.
  • Educação ambiental e diálogo de saberes em região de nascentes do Pantanal: Reserva do Cabaçal, Mato Grosso, Brasil

    Santos, Edna de Laet Ferreira; Medeiros, Heitor Queiroz de; Silva, Carolina Joana da

    Resumo em Português:

    Este artigo é parte das atividades desenvolvidas junto ao mestrado em Ciências Ambientais, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), que pesquisou as ações implementadas no município de Reserva do Cabaçal, desenvolvidas a partir das articulações e atividades de EducaçãoAmbiental do coletivo educador "Movimento pelas Águas de Reserva do Cabaçal", consolidado a partir da parceria entre a UNEMAT, Prefeitura Municipal de Reserva do Cabaçal, WWF-Brasil, organizações da sociedade civil e a população do município, sendo que os dados foram obtidos e analisados por meio de análise documental, pesquisa-ação-participante e da história oral. Os resultados da pesquisa demonstram que o processo de educação ambiental, articulado com atividades de recuperação de área degradada, mostra uma intencionalidade na construção de um processo virtuoso onde o empoderamento da comunidade local foi o foco na implementação dos processos de ensino-aprendizagem em educação ambiental vivenciados nessa região de nascentes do Pantanal Mato-grossense.

    Resumo em Inglês:

    This article describes one of the activities developed in the Environmental Science Masters at the Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). The research was carried out in the city of Reserva do Cabaçal, and developed through the environmental education connections and activities ofthe educational collective "Movimento pelas Águas de Reserva do Cabaçal". This is a partnership between the UNEMAT, Prefeitura Municipal de Reserva do Cabaçal, and WWF - Brazil, representing civil organizations and the city's population. The database was obtained and analyzed through document analysis, participatory - action - research and oral history. The results of the research demonstrated that a process of environmental education connected to the activities of regeneration of a degraded area can construct a virtuous process where the empowerment of the local community was the focus of the implementation of the environmental education teaching and the knowledge building process was experienced by all those involved.
  • O Projeto Estudo do Meio em Ponta Grossa (Paraná, Brasil) e a realização de roteiros turístico-pedagógicos voltados para os aspectos da geodiversidade

    Moreira, Jasmine Cardozo; Pinto, Maricy Cardozo Teixeira

    Resumo em Português:

    O Projeto Estudo do Meio foi um projeto transdisciplinar destinado aos professores do ensino público Fundamental e infantil, realizado entre 2007 e 2012, que teve como objetivo a educação patrimonial, englobando o patrimônio natural. Com o intuito de oferecer, aos professores, a oportunidade de conhecerem e debaterem sobre o meio, foram organizadas saídas de campo para atrativos turísticos. Assim, este artigo teve por objetivo analisar, sob a ótica do professor, a participação neste projeto e o interesse na realização de roteiros turístico-pedagógicos envolvendo aspectos da geodiversidade. A metodologia englobou: a participação nas saídas de campo, pesquisas bibliográficas e aplicação de questionários. Observou-se a importância da formação continuada tendo como objetivo agregar conhecimentos que contribuam para a construção de uma consciência conservacionista dos professores. Concluindo, foi demonstrado que, para 98% dos professores entrevistados, a região apresenta potencial para a realização do Geoturismo e de roteiros turísticos voltados para aspectos da geodiversidade.

    Resumo em Inglês:

    The Study of the Environment Project is an interdisciplinary project for primary school teachers, developed between 2007 and 2012, which concerns heritage education, encompassing the natural heritage. In order to give teachers the opportunity to meet and discuss about the environment, organized field trips to different tourist attractions were organised. This article aims to analyze the perspective of the teacher, participation in this project and interest in conducting educational tours involving aspects of geodiversity. The methodology involved field trips, bibliographic research and questionnaires. We observed the importance of continuing education with the objective of gaining new knowledge contributing to the construction of conservationist teachers. In conclusion, this study found that for 98% of surveyed teachers the region has potential to carry out the Geotourism and tours focused on aspects of geodiversity.
  • O estudo da etnobotânica das plantas medicinais na escola

    Kovalski, Mara Luciane; Obara, Ana Tiyomi

    Resumo em Português:

    A valorização do conhecimento popular que os alunos trazem sobre as plantas medicinais potencializa o interesse destes sobre os conhecimentos científicos a serem trabalhados sobre o tema. Esta pesquisa teve como objetivo identificar: as concepções, conteúdos, estratégias didáticas e metodologias utilizadas pelas professoras do Ensino Fundamental, de uma escola rural de Maringá - PR, no desenvolvimento de um projeto voltado ao estudo das plantas medicinais. Na coleta dos dados, foram utilizadas as seguintes estratégias: observação participante, gravações orais e questionários. A análise dos dados foi feita mediante análise documental e análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a principal dificuldade observada no projeto foi a falta de domínio do conhecimento científico sobre o tema por parte das professoras. Em contrapartida, a pluralidade de metodologias e estratégias didáticas utilizadas pelas mesmas, organizadas na forma de projeto, indica que é possível romper com o ensino tradicional e viabilizar uma prática participativa e problematizadora.

    Resumo em Inglês:

    Valuing the folklore that students have on medicinal plants empowers their interest in scientific knowledge that can be worked into themes. Current research identifies the notions, contents, didactic strategies and methodologies used by primary schools teachers of a school in the rural area of Maringá PR Brazil in the development of a scientific project on the study of medicinal plants. The following strategies were employed for data collection: participant observations, speech recordings and questionnaires. Data analysis was performed by document and content analyses. Results show that the main problem was the fact that teachers lacked the scientific knowledge on the theme. On the other hand, several of the methodologies and didactic strategies used by the teachers show that it is possible to depart from traditional teaching and make possible participation and questioning.
  • Desafios da divulgação científica em cobertura jornalística de desastre ambiental

    Dal Pian, Luiz Fernando; Alves, Daniel Durante Pereira

    Resumo em Português:

    A atual crise ambiental planetária sinaliza a tendência de que a humanidade deverá conviver, cada vez mais, com as catástrofes ecológicas. Assim como as diversas esferas da sociedade precisam estar preparadas para lidar com essas situações, a mídia deve estar pronta para contribuir na ampliação do debate público e na busca por soluções. Nessas circunstâncias, o grande desafio dos meios de comunicação de massa tem sido abordar os conceitos ligados à ciência ambiental, por se tratar de uma área de conhecimento nova e complexa. Para contribuir com o tema, a pesquisa estudou a cobertura jornalística, realizada pela mídia impressa, de um evento que envolveu a mortandade de peixes num estuário de Natal-RN. A análise de conteúdo jornalístico identificou o tratamento um tanto precário dos conceitos científicos capazes de fundamentar os reais motivos relacionados à mortandade de toneladas de fauna aquática, contribuindo pouco para a formação e educação ambiental dos leitores.

    Resumo em Inglês:

    The current global environmental crisis indicates that humanity will live, increasingly, with ecological catastrophes. Different spheres of society must be prepared to cope with these situations. Particularly, media must be ready to contribute to the expansion of public debate and to search for solutions. In these circumstances, the main challenge of mass media is to broach concepts related to environmental sciences, because it is a new and complex knowledge area. To contribute to the subject, this research studied press media coverage of a large fish kill along an estuary of Natal, in Brazil. Thematic content analysis of newspaper reports identified a somewhat precarious treatment of scientific concepts that could substantiate the actual causes of mortality of tons of aquatic fauna, signaling a poor contribution to environmental education and to the scientific understanding of readers.
  • Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química

    Queiroz, Salete Linhares; Ferreira, Luciana Nobre de Abreu

    Resumo em Português:

    Neste trabalho temos como objetivo a análise de artigos publicados na revista Ciência Hoje, visando auxiliar o professor no seu uso como recurso didático em aulas de química. Os artigos foram analisados com base na Análise de Discurso de linha francesa, considerando os estudos de Zamboni a respeito das características do discurso da divulgação científica, especialmente a identificação dos traços de cientificidade, didaticidade e laicidade. A identificação de tais traços se traduz em um artifício relevante para o professor de química, que poderá escolher textos mais adequados aos objetivos educacionais.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to investigate articles published in Ciência Hoje magazine and to assist teachers to use them in chemistry classes. The articles were analyzed from the perspective of French Discourse Analysis, considering Zamboni studies, according to the concept of popularization of scientific discourse specifically the identification of scientificity, didacticity, and laicity traces. Such identification is an important tool for the chemistry teacher to choose the most suitable articles for educational purposes.
  • ¿Nada en biología tiene sentidosi no es a la luz de la evolución?

    Castro Moreno, Julio Alejandro

    Resumo em Espanhol:

    Se critica la pertinencia de la famosa frase de Dobzhansky "Nada tiene sentido en biología si no es a la luz de la evolución", la cual denominamos como el Dogma Central de la Síntesis Evolutiva (DCSE). En la primera sección se explica el origen del DCSE y se retoman los puntos centrales del artículo en el que Dobzhansky lo propuso. En el segundo apartado se desarrollan tres puntos: se hace una reflexión sobre cómo el trabajo científico de dicho autor pone en aprietos la idea de Mayr acerca de que existen "dos biologías"; se cuestiona en qué medida es factible sostener que la columna vertebral de la biología es la evolución; y se plantean algunas implicaciones del DCSE en la filosofía y en la didáctica de la biología. En las conclusiones se argumenta por qué el DCSE debe ser abandonado de una vez por todas.

    Resumo em Inglês:

    We criticize the relevance of Dobzhansky's famous phrase "Nothing in biology makes sense except in the light of evolution", which we call the Central Dogma of the Evolutionary Synthesis (DCSE by its initials in Spanish). The first section explains the origin of DCSE and takes up the main points of the article in which Dobzhansky proposed it. The second section develops three points: Does a reflection of how Dobzhansky's scientific work contradict Mayr's idea that there are "two biologies"? To what extent it is feasible to argue that the biology's backbone is evolution? And it then discusses some implications of DCSE for biology's philosophy and didactics. The conclusions argue that DCSE should be abandoned once and for all.
  • Historia social de la educación en ciencias e historia social de las ciências: Segunda mitad del siglo XX: una contrastación

    Badillo, Rómulo Gallego; Torres, Adriana Patricia Gallego; Miranda, Royman Pérez; Molina, Roberto Figueroa

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo se desprende de un proyecto de investigación realizada durante 2008 y 2009. Se presentan los resultados finales obtenidos con una entrevista practicada a directivos, profesores y egresados de los programas de formación inicial de profesores de ciencias de siete universidades oficiales de Colombia. Se contrastó la hipótesis de que la historia social de la educación en ciencias de un país, está ligada a la historia social de las ciencias en ese país. Se caracterizó la concepción de ciencia dominante en la segunda mitad del siglo XX en esos programas de formación inicial. Se revisaron los acontecimientos culturales, políticos, económicos, científicos y tecnológicos mundiales más significativos durante ese periodo y sus efectos en el país. Prevaleció una tradición cultural, una historia interna y externa que hicieron que la educación en ciencias continuara siendo la habitual.

    Resumo em Inglês:

    This article emerges from a research project carried out during 2008 and 2009. It presents the final results obtained from an interview applied to administrators, teachers and graduates of education programs for science teachers at seven public universities in Colombia. We compared the hypothesis that the social history of science education in a country is linked to the social history of science in that country. We have characterized the dominant conception of science in the second half of the twentieth century in these education programs. The authors reviewed the most relevant cultural, political, economic, scientific and technological events around the world during this period and their effects on the country. It was found that the prevailing cultural tradition, the internal and external history that made science education, continues to be the same.
  • Argumentos para uma humanização do ensino das ciências

    Maurício, Paulo; Valente, Bianor

    Resumo em Português:

    Identificando a rutura no desenvolvimento da ciência entre o contexto de descoberta e o contexto de justificação, julgamos poder entender melhor a dominação do ensino transmissivo da ciência em contexto escolar e melhor argumentar para a sua superação. Por outro lado, o argumento que aqui defendemos para recuperar, para o contexto de sala de aula, a fortíssima chama cultural que a ciência transporta nos seus conceitos, leis e teorias, bem como no seu próprio processo de desenvolvimento, tem uma tradição enraizada na cultura portuguesa que exploramos.

    Resumo em Inglês:

    By identifying the rupture in the development of science between the context of discovery and the context of justification, we believe can better understand the domination of transmissive teaching of science in schools and argue for overcoming it. The argument is to recover for the classroom the very strong cultural flame that science carries in its concepts, laws and theories as well as in its own developmental processes. We explore the tradition rooted in Portuguese culture.
  • Espaços de negros e brancos em livros didáticos de Geografia do estado do Paraná, Brasil

    Santos, Wellington Oliveira dos

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa formas discursivas que operam nos livros didáticos de Geografia do Paraná aprovados para o Programa Nacional do Livro Didático de 2007 (PNLD/2007). O objetivo é discutir formas de hierarquização entre os grupos raciais brancos e negros que podem atuar de modo a manter ou criar relações de dominação entre os grupos raciais, de acordo com o conceito de ideologia proposto por John B. Thompson. Os livros didáticos analisados pouco apresentam personagens negros, e estabelecem o branco como padrão de humanidade e ocupante do território paranaense; ao mesmo tempo em que "racializam" o negro e diminuem a presença da população negra no estado do Paraná. As vinhetas dos livros, relacionadas à construção cientifica do saber, não apresentam personagens negros, o que indica que esses estão distantes de serem considerados capazes de fazer parte da construção do saber científico ocidental do qual a Geografia faz parte.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines discursive forms that operate in the textbooks of Geography of Paraná approved by the Programa Nacional do Livro Didático 2007 (PNLD/2007). The goal is to discuss ways to rank representation of white and black racial groups that acts to maintain or create relationships of domination between racial groups, according the concept of ideology proposed by John B. Thompson. The textbooks analyzed show few black characters, and set the standard of white as humanity and the occupier of the territory of Paraná, at the same time they racialize black characters and decrease the visibility of the black population in the state of Paraná. The vignettes of books related to the construction of scientific knowledge, have no black characters, indicating that these are far from being considered able to be part of the construction of scientific knowledge of which Western geography is a part.
  • Mestrado profissional e o desenvolvimento profissional do professor de matemática

    Pires, Célia Maria Carolino; Igliori, Sonia Barbosa Camargo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é apresentar resultados de pesquisa sobre um curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática, implantado, em 2002, na PUC/SP. Em sua trajetória, transformações ocorreram, mas a divulgação da etapa inicial dessa experiência permanece oportuna para contribuir com a discussão sobre o desenvolvimento profissional de professores, e sobre essa modalidade de pós-graduação stricto sensu. Trata-se do estudo de um caso com a finalidade de ilustrar o debate de um tema, e tem um sentido descritivo. Os dados foram coletados em documentos do processo de criação do curso, em entrevistas com alunos e no levantamento dos temas dos cem primeiros trabalhos de conclusão. As análises dos dados indicam que a formação do professor é um processo que envolve inserções em diferentes domínios de conhecimento, que é importante adotar a concepção do professor como pesquisador, e tornar possível o desenvolvimento da pesquisa articulada ao trabalho docente.

    Resumo em Inglês:

    This article present the results of research conducted on a course for Professional Masters in Mathematics Education, implemented in 2002, in college PUC/SP. In its history, changes occurred, but the timely dissemination of this experience is a way to contribute to the discussion about the professional development of teachers, and this type of postgraduate study. It is a case study in order to illustrate the discussion of a topic, and has a descriptive approach. Data were collected from documents in the course their development, interviews with students, and a survey of the first 100 candidates on conclusion. Analyses of the data indicate that teacher training is a process that involves incursions into different fields of knowledge, it is important to adopt the concept of the teacher as researcher, and make possible the development of research practice that relates to teaching.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br