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O stress afeta cirurgiões durante o aprendizado tanto quanto na sua carreira profissional?

OBJETIVO: Comparar os níveis de stress que afetam os residentes de cirurgia durante a avaliação inicial simulada nos cursos Advanced Trauma Life Support versus a avaliação do trauma do paciente na sala de emergência. MÉTODO: Dezoito residentes em cirurgia foram avaliados em condições basais no curso de Advanced Trauma Life Support e na sala de emergência. Foram medidas a freqüência cardíaca, pressões arterial sistólica e diastólica. ESTATÍSTICAS: Teste t do Estudante. Significantemente p<0.05. RESULTADOS: No início da avaliação no Advanced Trauma Life Support, a freqüência cardíaca e pressão arterial sistólica foram mais altas do que (e pressão arterial diastólica foi similar a) os valores basais respectivos; no começo da avaliação na sala de emergência foram observadas respostas similares. No fim da avaliação no Advanced Trauma Life Support e na sala de emergência, os valores de freqüência cardíaca, pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica foram maiores do que no começo, exceto que a pressão arterial diastólica não variou significantemente durante a avaliação inicial na sala de emergência. Comparando os dois procedimentos, observa-se que o Advanced Trauma Life Support produziu elevações significativamente maiores de freqüência cardíaca e pressão sistólica tanto no inicio quanto no final dos respectivos procedimentos. Esses resultados sugerem que a avaliação inicial simulada no curso Advanced Trauma Life Support é mais estressante para o cirurgião do que no cuidado inicial de pacientes com trauma na sala de emergência.

Advanced Trauma Life Support; Stress; Trauma; Cuidado Inicial


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