Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos Nietzsche, Volume: 44, Número: 2, Publicado: 2023
  • Cadernos Nietzsche e a Internacionalização da pesquisa Editorial

    Lima, Márcio José Silveira
  • Os preconceitos do “último homem” - Sobre a nova determinação da humanidade em Aurora Dossiê: Novas Leituras Francesas

    Simonin, David

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste artigo é procurar o protótipo do último homem em Aurora (1881) e apresentar, à luz da crítica da moral, como ela é realizada nessa obra. Em particular, no terceiro livro dessa obra se encontra uma apresentação precisa do último homem. Entre os traços da humanidade moderna e de seus preconceitos, é sobretudo a aporia de um certo tipo de homem que Nietzsche sublinha, antes de ele, anos depois, viesse a exortar a chegada do além-do-homem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this essay is to seek out the prototype of the last man in Dawn, Thoughts on the Presumptions of Morality (1881) and to present them in the light of the critique of prejudices as it is carried out in this work. In the third book, in particular, one can find an exact representation of the last man. Under the features of modern humanity and its prejudices, it is first and foremost the aporia of a certain type of man that Nietzsche highlights before appealing to the arrival of the superman a few years later.
  • Da paixão do conhecimento ao eterno retorno Dossiê: Novas Leituras Francesas

    Fillon, Alexandre

    Resumo em Português:

    Resumo: O primeiro fragmento em que Nietzsche menciona o seu pensamento do eterno retorno é conhecido por sua grande obscuridade. Propomo-nos neste artigo a contribuir com a gênese filosófica desse pensamento, localizando-o no contexto da filosofia experimental a partir de Aurora e identificando os liames entre esse fragmento e os textos que o precedem a partir de 1880. O pensamento do eterno retorno parece então se apoiar sobre uma outra representação da realidade, resultante do que Nietzsche chama “a paixão do conhecimento”, noção que ele reivindica constantemente e que inaugura a filosofia da afirmação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The first fragment in which Nietzsche refers to the eternal recurrence is known for its obscurity. In this paper, we intend to contribute to the philosophical genesis of this thought, by contextualizing it in the experimental philosophy since Dawn and by determining the links between this fragment and the previous texts since 1880. Therefore, the idea of eternal recurrence appears to be based on a different representation of reality, resulting from what Nietzsche calls “the passion of knowledge”, a crucial notion that introduces his philosophy of affirmation.
  • “Cada qual é o mais distante de si mesmo” Dossiê: Novas Leituras Francesas

    Quérini, Nicolas

    Resumo em Português:

    Resumo: Gostaríamos de questionar a recuperação e inversão da fórmula de Terêncio "eu sou o mais próximo de mim", nos termos de Nietzsche: "Jeder ist sich selbst der Fernste (cada qual é o mais distante de si mesmo), que encontramos no primeiro parágrafo do Prefácio à Genealogia da Moral. Propomos aqui um comentário a este parágrafo que é acompanhado por uma interpretação desta fórmula, com base no contexto em que aparece. Gostaríamos, assim, de questionar o modo como Nietzsche articula essa fórmula com a dificuldade do autoconhecimento, sobre a qual insiste o início da Genealogia. Nietzsche nos diz imediatamente que esse ideal délfico nunca foi alcançado porque a empresa na realidade nunca foi realmente tentada. Será então que o início da Genealogia realmente busca impedir todo autoconhecimento (porque tudo seria possível conhecer, menos a si mesmo), ou não há outra forma mais interessante de ouvir essa fórmula de que estamos mais distantes de nós mesmos? Gostaríamos de mostrar duas coisas a esse respeito: em primeiro lugar, que o autoconhecimento não é proibido aqui por Nietzsche, mas que ele nos convida a pensá-lo de maneira diferente e, em segundo lugar, que a fórmula segundo a qual "cada qual é o mais distante de si mesmo” também pode ser entendida como uma injunção para manter o eu sempre à distância. As duas dimensões estão então ligadas, pois sustentamos que o autoconhecimento no sentido clássico pode e deve ser positivamente substituído em Nietzsche por uma interpretação de si e que essa interpretação nunca deve ser pensada precisamente como um empreendimento voltado para a apreensão de si .de uma vez por todas, o que equivaleria a reificá-lo, tirando-o do devir.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this essay, we would like to question the recovery and inversion of Terence's formula "I am the closest to myself", in Nietzsche's terms: "Jeder ist sich selbst der Fernst (Each one is to himself the farthest)", found in the first paragraph of the Preface to the Genealogy of Morals. Taking into account the context in which it appears, we propose below a commentary of this paragraph alongside an interpretation of this formula. We would like to question the way Nietzsche relates this formula to the difficulty of acquiring self-knowledge, on which the beginning of the Genealogy of Morals insists. Does this sentence according to which "Each one is to himself the farthest" mean that a knowledge of oneself by oneself would be a futile exercise and that others would necessarily know us better than ourselves, such that the detour by otherness would constitute an obligatory passage for self-knowledge? But Nietzsche tells us from the outset that this Delphic ideal has never been achieved because the exercise has never been really attempted in the first place. Is it then that the beginning of the Genealogy of Morals indeed tries to prevent any self-knowledge (because it would be possible to know everything but the self), or, is there not another more interesting way to understand this formula according to which we are the most distant to ourselves? We would like to show two things in this regard: firstly, that Nietzsche does not prohibit self-knowledge here, but invites us to think about it differently; and secondly, that the formula according to which "everyone is the furthest away from himself" can also be understood as an injunction to keep the self always at a distance. The two dimensions are then linked, since we maintain that self-knowledge in the classical sense can and must be positively replaced in Nietzsche by an interpretation of the self, and that this interpretation must never be thought of as an undertaking to grasp the self once and for all, which would amount to reifying it by taking it out of becoming.
  • Repensar o "indivíduo soberano" de Nietzsche Dossiê: Novas Leituras Francesas

    Porcher, Frédéric

    Resumo em Português:

    Resumo: O "indivíduo soberano" se apresenta como um hapax no corpus nietzschiano. No entanto, muitos comentadores consideraram-no como uma espécie de compendium da filosofia nietzschiana, como se, por meio dessa figura, Nietzsche defenderia um individualismo extremo, autárquico e mesmo cruel. Em contraste com essas interpretações reducionistas, este artigo reinscreve a noção de indivíduo soberano na longa história da moral. Isso equivale a repensar a individualidade como fruto de uma longa história, e fazer da subjetividade uma instância não mais fundadora, mas derivada. Por fim, esboçamos alguns prolongamentos contemporâneos dessa abordagem nietzschiana da individualidade em Michel Foucault e Judith Butler.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The "sovereign individual" appears as a hapax in the Nietzschean corpus. However, many commentators have seen in it as a kind of compendium of Nietzschean philosophy as if, through this figure, Nietzsche were defending an extreme, autarkic and even ferocious individualism. In contrast to these reductionist interpretations, this article puts the notion of the sovereign individual into the long history of morals. Which means to rethinking individuality as the fruit of a long history, and to making subjectivity not a founding but a derived instance. Finally, we outline some contemporary extensions of this Nietzschean approach to individuality in Michel Foucault and Judith Butler.
  • Nietzsche e a moralidade do corpo Dossiê: Novas Leituras Francesas

    Bertot, Clément

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo mostra que o imoralismo não resume a posição nietzschiana. Nietzsche fez uso das categorias éticas - notadamente as categorias de “dever”, de “justiça” ou de “compaixão” - em sua ótica de propor uma nova filosofia do corpo. Por essa tentativa de fazer uma moralidade proteiforme recair no coração mesmo das trocas orgânicas, Nietzsche reforma a moral sobre bases fisiológicas. Esse gesto visa reconstruir as leis de ação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article demonstrates that immoralism does not sum up the Nietzschean position. Nietzsche made use of ethical categories - notably the categories of “duty”, “virtue”, “justice” or “compassion” - in order to propose a new philosophy of the body. In this attempt to plunge morality back into the heart of organism, Nietzsche reforms morality on physiological grounds. This gesture aims at reconstructing the laws of action.
  • Contra Aristóteles - Por uma narratologia nietzschiana Dossiê: Novas Leituras Francesas

    Sorci, Antonino

    Resumo em Português:

    Resumo: Ao longo dos anos, as pesquisas no domínio dos estudos narratológicos convergiram para uma visão unitária da narratividade, que se funda em uma interpretação consensual da Poética de Aristóteles. O objetivo do nosso artigo é descrever as principais características de um modelo alternativo da narratividade, que sugerimos chamar de “narratologia nietzschiana”. Dedicamos uma atenção especial ao papel da noção de melancolia desempenhado no interior do modelo da experiência estética do Nascimento da Tragédia. Desejamos mostrar que, nessa obra, Nietzsche denuncia a artificialidade da catarse aristotélica, opondo a ela a naturalidade da “melancolia dionisíaca”, que se encontra no âmago da visão do drama ático.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Over the years, research in the field of narratological studies has converged towards a unitary vision of narrativity, which is based on a shared interpretation of Aristotle's Poetics. The object of this article is to describe the main characteristics of an alternative model of narrativity, which I propose to call “Nietzschean narratology”. In particular, I emphasize the role that the notion of melancholy plays within the model of aesthetic experience of The Birth of Tragedy. I wish to show that, in this work, Nietzsche criticizes the artificiality of the Aristotelian catharsis, by opposing to it the naturalness of the “Dionysiac melancholy” which, according to him, vivifies the Attic drama.
  • O Epicuro de Nietzsche: a influência constante e ambígua de Epicuro na construção dos filosofemas nietzschianos Dossiê: Novas Leituras Francesas

    Lesser, Thomas

    Resumo em Português:

    Resumo: Propomos neste estudo reconstituir, através da obra do pensador alemão, parte da relação que une Nietzsche a Epicuro. Isso nos levará a estudar os temas da díade apolíneo-dionisíaco, do Übermensch1 e, finalmente, o tema da décadence ao qual se liga a figura de Epicuro a partir de um determinado período. Nosso posicionamento teórico consiste em dizer que há um fio condutor do pensamento epicurista na obra nietzschiana, que o torna uma fonte contínua de inspiração para forjar em parte seus principais conceitos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of our study is to demonstrate through an array of three themes that the role of the thought of Epicurus is central throughout the works of Friedrich Nietzsche. In doing so, we are going to study several themes among which the duality between the Apollonian and the Dionysian, the Übermensch and finally décadence (as the word is used in French by Nietzsche) and which Nietzsche associates to Epicurus in his last period. Our theoretical proposal consists of saying that there is a common thread of the Epicurean thought in the Nietzschean works that makes it an important source of inspiration throughout his works in order to build some of his main concepts.
  • Nietzsche e o teatro Dossiê: Novas Leituras Francesas

    Grebert, Fabrice

    Resumo em Português:

    Resumo: São numerosos os trabalhos que abordam a relação entre Nietzsche e a tragédia, assim como entre Nietzsche e a arte. Por outro lado, o vínculo de Nietzsche com o teatro foi muito menos explorado. No entanto, é surpreendente comparar a valorização do teatro em O nascimento da tragédia com a crítica contundente ao teatro no Caso Wagner. Questionamo-nos sobre essa mudança de posição de Nietzsche e o sentido que devemos atribuir a essa crítica, que se tornou veemente contra o teatro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Works on the relationship between Nietzsche and tragedy or between Nietzsche and art are numerous. In contrast, Nietzsche’s relation to the theater has been considered about far less. It is surprising, however, to compare the value of theater in The Birth of Tragedy and the harsh criticism of theater in The Case of Wagner. We question Nietzsche’s radical change of stance on the meaning that must be given to this severe criticism.
  • Carmen, figura nietzschiana do amor trágico Dossiê: Novas Leituras Francesas

    Arnould, Ondine

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo investiga a perspectiva nietzschiana sobre a personagem Carmen na ópera de Bizet e sobre a relação amorosa trágica da qual ela participa. Propomos que a atração suscitada por Carmen é sinceramente vivida por Nietzsche. Nesse sentido, Carmen não se limita de forma alguma a uma figura antiwagneriana, mas ela constitui inteiramente uma figura nietzschiana. Além da investigação dos diversos pontos de vista do filósofo alemão sobre as relações amorosas homem-mulher, estudamos as considerações estéticas que essas perspectivas abrangem. A admiração estética de Nietzsche pela obra de Bizet não deve ser entendida como algo a ser aplicado aos costumes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper studies the Nietzschean perspective on the character Carmen in Bizet's opera and on the tragic love relationship in which she participates. We propose that the attraction aroused by Carmen is sincerely experienced by Nietzsche. Thus, Carmen is by no means limited to an anti-Wagnerian figure, but she is entirely a Nietzschean figure. In addition to researching the German philosopher's different points of view on man-woman love relationships, we study the aesthetic considerations that these perspectives encompass. Nietzsche's aesthetic admiration of Bizet's work should not be understood as something to be applied to customs.
  • A figura de Palestrina na estética musical de Nietzsche Dossiê: Novas Leituras Francesas

    Fradelizi, Christophe

    Resumo em Português:

    Resumo Na estética musical de Nietzsche, o nome de Wagner domina largamente, gradualmente competindo com Bizet. Palestrina é certamente muito mais discreto mas não menos significativo, de Humano, demasiado humano a O caso Wagner. Este artigo mostra o papel desempenhado pelo compositor da Renascença, cuja obra é repleta de religiosidade, na estética musical de Nietzsche. Inicialmente antitético à cultura da ópera, que Nietzsche critica em O Nascimento da Tragédia, também incorpora a perfeição artística, notadamente da tradição coral medieval. Por fim, Palestrina representa para Nietzsche uma alternativa à estética schopenhaueriana e ao wagnerismo triunfante da década de 1880.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In Nietzsche’s musical aesthetics, Wagner’s name dominates, progressively rivalled by Bizet’s. Palestrina is certainly much more discreet but no less significant, from Human, All Too human to The Case of Wagner. This article shows the role played by this Renaissance composer, whose work is marked by religiosity, on Nietzsche’s musical aesthetics. At first antithetical to opera culture, which Nietzsche criticizes in The Birth of Tragedy, he also embodies artistic perfection, especially of the medieval choral tradition. Finally, Palestrina represents for Nietzsche an alternative to the Schopenhauerian aesthetic and the triumphant Wagnerism of the 1880s.
Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br