Gutiérrez et al. |
2017 |
Espanha |
Longitudinal Pré-experimental |
5 e 6 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica |
Em relação aos processos de aprendizagem da escrita, os dados indicaram que, embora não haja diferença na aquisição do conhecimento alfabético, o programa de intervenção contribuiu de forma relevante para a melhoria das habilidades do processamento fonológico. |
Choi et al. |
2017 |
EUA |
Transversal |
4 a 19 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
A amostra com alteração em todas as habilidades do processamento fonológico teve maior impacto na leitura, escrita e habilidades de linguagem oral quando comparado à amostra com alteração somente em consciência fonológica. |
lot et al. |
2016 |
Holanda |
Caso-controle |
7 a 10 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
Alterações em habilidades do processamento fonológico apresentaram associação com distúrbios de aprendizagem de matemática e em leitura e ortografia. |
Loucas et al. |
2016 |
Reino Unido |
Caso-controle |
5 a 17 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica |
O comprometimento específico da linguagem associado à alteração de decodificação de leitura estaria relacionado à deficiência na manutenção ativa de representações fonológicas para o processamento fonológico. |
Hakvoort et al. |
2016 |
Holanda |
Caso-controle |
12 |
Consciência Fonológica / Acesso lexical |
Houve associação da habilidade de consciência fonológica e risco familiar para dislexia, porém sem evidências robustas de uma interferência direta da fonologia à leitura. Alterações em percepção de fala categórica no nível comportamental não estariam diretamente associados à dislexia. |
Barbosa et al. |
2015 |
Brasil |
Caso-controle |
8 a 14 |
Consciência Fonológica / Memória operacional fonológica |
Houve predomínio de alterações das habilidades de processamento fonológico no grupo com dislexia, não compatíveis com um desenvolvimento atrasado, mas sim com um desenvolvimento atípico, afetando, consequentemente o desenvolvimento de leitura e escrita, mesmo em crianças mais velhas. |
Groot et al. |
2015 |
Holanda |
Caso-controle |
8 a 13 |
Consciência fonológica / Acesso lexical |
Os grupos somente de TDAH e comórbidos apresentaram desempenho negativo nas habilidades de processamento fonológico ainda maior quando comparado ao grupo composto por participantes somente com dificuldade de leitura. |
Moyeda et al. |
2015 |
México |
Longitudinal Pré-experimental |
6 e 7 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
O estudo apontou diferenças significativas nas habilidades de processamento fonológico antes e após programa de intervenção. |
Kibby et al. |
2014 |
Estados Undos |
Transversal |
8 a 12 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
O processamento fonológico foi um dos principais contribuintes para a capacidade de leitura, independentemente do aspecto da leitura avaliado. Houve forte associação da consciência fonológica como melhor preditora única de cada habilidade de leitura avaliada. |
Batnini et al. |
2014 |
Tunísia |
Transversal |
7 a 9 |
Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
A memória fonológica e o acesso lexical foram bons preditores de capacidade de leitura em árabe, enquanto que, essas habilidades, por si só, foram preditoras exclusivas da capacidade ortográfica em árabe em crianças da terceira série da Tunísia. |
Moura et al. |
2014 |
Portugal |
Caso-controle |
7 a 12 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
Revelaram que a consciência fonológica era o preditor mais importante de todas as medidas de precisão da leitura, enquanto que a velocidade de nomeação estava particularmente relacionada à fluência de leitura de texto. |
McArthur et al. |
2013 |
Austrália |
Caso-controle |
7 a 12 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
O grupo com alteração específica de leitura associado com deficiência específica de linguagem apresentou alterações em todas as habilidades do processamento fonológico. O grupo com deficiência específica de leitura apresentou memória operacional fonológica adequada. O grupo com distúrbio específico de linguagem não apresentou alterações nas habilidades do processamento fonológico. |
Zamo et al. |
2013 |
Brasil |
Caso-controle |
7 a 12 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica |
O desempenho na avaliação neuropsicológica das crianças com dificuldades de leitura foi estatisticamente inferior em tarefas que avaliaram orientação, memória de trabalho (componentes fonológico e executivo central), consciência fonológica, leitura e escrita, habilidades visoconstrutivas, habilidades aritméticas e funções executivas independentemente dos fatores idade, resultado de quociente de inteligência (QI) não verbal e sintomatologia de desatenção e hiperatividade. |
Park et al. |
2013 |
EUA |
Transversal |
6 a 15 |
Consciência fonológica / Acesso lexical |
Os grupos diferiram apenas na tarefa de correspondência visual da velocidade de processamento. O grupo de crianças mais velhas apresentou desempenho significativamente mais lento das habilidades de processamento fonológico em comparação ao grupo mais jovem. |
Pinheiro et al. |
2012 |
Brasil |
Longitudinal Pré-experimental |
7 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
Após processo de intervenção foi observado expressivo progresso no desenvolvimento da memória operacional fonológica e nas tarefas de consciência fonológica. Em contrapartida não foi observado evolução das crianças nas tarefas de acesso lexical. |
Vandewalle et al. |
2012 |
Bélgica |
Caso-controle |
6 a 8 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
Crianças com comprometimento específico de linguagem e alfabetização típica, mesmo ao longo do tempo continuaram tendo dificuldades em tarefas complexas de consciência fonológica e memória operacional fonológica. Crianças com comprometimento específico de linguagem e alterações em consciência fonológica e nomeação rápida no jardim de infância estavam em alto risco de desenvolver problemas de alfabetização em uma ortografia transparente. |
Tenório et al. |
2012 |
Brasil |
Transversal |
5 a 8 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
Os escolares mais avançados apresentaram melhor desempenho em escrita, leitura, aritmética e consciência fonológica. Contrariamente, os desempenhos em acesso lexical e memória fonológica não diferenciaram os anos escolares. Houve correlações positivas entre o desempenho escolar e o processamento fonológico em ambos os anos escolares. |
Anthony et al. |
2011 |
EUA |
Caso-controle |
3,6 a 5,6 |
Consciência fonológica / Acesso lexical |
Crianças com alteração do processamento fonológico relacionado à representação apresentaram dificuldades de consciência e leitura fonológicas que também foram demonstradas por crianças com distúrbio de fala. |
Zeguers et a. |
2011 |
Holanda |
Caso-controle |
7 a 11 |
Memória operacional Fonológica/ Acesso lexical |
Houve correlação positiva entre a dificuldade no reconhecimento visual e auditivo das palavras e alterações nas habilidades do processamento fonológico. |
Tanaka et al. |
2011 |
EUA |
Caso-controle |
7 a 16 |
Consciência fonológica / Acesso lexical |
O grupo disléxico com elevado quociente de inteligência (QI) exibiu padrões semelhantes de ativação reduzida em áreas cerebrais, como regiões parietotemporais esquerdas e occipitotemporais. Esses resultados convergiram com evidências comportamentais que indicaram que, independentemente do quociente de inteligência (QI), a dificuldade de leitura estaria relacionada às habilidades do processamento fonológico. |
Perez et al. |
2011 |
Bélgica |
Coorte |
6 e 7 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
Verificou-se que a consciência fonológica e a memória operacional fonológica funcionaram como preditores independentes de habilidades de leitura, mesmo após controlar o conhecimento inicial das letras. Por outro lado, não foi observada associação entre a tarefa RAN, a velocidade de acesso à forma fonológica de palavras e a capacidade de leitura posterior. |
Frijters et al. |
2011 |
Canadá |
Ensaio Clínico Randomizado |
6,6 a 8,6 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
A memória fonológica, cognitiva e visual tiveram valor preditivo na explicação da resposta à intervenção entre crianças com dificuldades de leitura. Esses efeitos foram demonstrados independentemente das contribuições de múltiplos componentes de intervenção, consciência fonológica e habilidade de nomeação rápida. |
Justi et al. |
2011 |
Brasil |
Transversal |
8 a 10 |
Consciência fonológica / Acesso lexical |
Houve contribuição robusta e independente da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida para a precisão e fluência de leitura e da escrita. |
Araújo el al. |
2010 |
Portugal |
Caso-controle |
9 |
Consciência fonológica / Acesso lexical |
Houve diferenças significativas entre os grupos em todas as tarefas. Os escolares com dislexia apresentaram desempenho abaixo do grupo controle em todas as tarefas fonológicas avaliadas. |
Wayland et al. |
2010 |
EUA |
Caso-controle |
8 a 11 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
Houve forte associação entre nomeação e habilidades de leitura de palavras em leitores experientes, porém essa associação não foi encontrada em leitores menos qualificados. |
Mousinho et al. |
2010 |
Brasil |
Coorte |
7 a 9 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
Houve associação entre as habilidades do processamento fonológico e a compreensão de leitura, sendo que, tais habilidades foram fundamentais para o sucesso da compreensão de textos lidos no início do processo de letramento. |
Diuk et al. |
2009 |
Argentina |
Coorte |
6 e 7 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
Os escolares com bom desenvolvimento de consciência fonológica apresentaram aprendizado dentro do esperado, independentemente da classe social. Porém, o desenvolvimento dessas habilidades foi mais baixo nos escolares em situação de maior vulnerabilidade social. |
Gallego et al. |
2009 |
Espanha |
Caso-controle |
7 a 12 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
O grupo com alteração de leitura apresentou pior desempenho em todas as tarefas fonológicas examinadas. |
Barbosa et al. |
2009 |
Brasil |
Caso-controle |
7 a 8 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica |
O grupo com prejuízo em alfabetização apresentou pior desempenho em todas as habilidades do processamento fonológico e aspectos da linguagem quando comparado ao grupo com alfabetização típica. |
Smedt et al. |
2009 |
Canadá |
Transversal |
9 a 11 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica |
A qualidade das representações fonológicas a longo prazo das crianças media as diferenças individuais na aritmética de um único dígito, sugerindo que representações fonológicas de longo prazo mais distintas estão relacionadas à recuperação de fato aritmético mais eficiente. |
Smythe et al. |
2009 |
Estados Unidos |
Transversal |
7 e 8 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
A relação entre processos fonológicos e aquisição de alfabetização foi inconsistente em todos os idiomas analisados no estudo com diferentes ortografias. |
Mota et al. |
2008 |
Brasil |
Transversal |
7 e 8 |
Consciência fonológica / Memória de trabalho fonológica |
Quanto melhor o processamento dos aspectos morfológicos da língua pelas crianças melhor foi o seu desempenho na escrita. A contribuição do processamento morfológico poderia ser independente da influência do processamento fonológico na aquisição de leitura e escrita. |
Billard et al. |
2008 |
França |
Caso-controle |
7 e 8 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
As dificuldades de leitura foram particularmente comuns em ambientes socioculturais desfavorecidos. Os fatores mais relevantes em pontuação de leitura foram as habilidades melhores desenvolvidas de consciência fonológica e nomeação rápida. |
Christo et al. |
2008 |
EUA |
Transversal |
2 a 5 |
Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
A nomeação rápida configurou-se como o preditor mais forte da leitura de palavras, compreensão de leitura e ortografia quando comparada à memória fonológica. |
Anthony et al. |
2007 |
EUA |
Prospectivo Coorte |
3,6 a 5,6 |
Consciência fonológica / Memória operacional fonológica / Acesso lexical |
Quando comparadas todas as habilidades do processamento fonológico e capacidade cognitiva geral, a consciência fonológica foi a melhor preditora de habilidades de decodificação de crianças pré-escolares mais velhas. A consciência fonológica de crianças pequenas estaria envolvida na aquisição de alfabetização da língua inglesa. |
Savage et al. |
2005 |
Reino Unido |
Transversal |
10 |
Consciência fonológica / Acesso lexical |
|
Capovilla et al. |
2004 |
Brasil |
Transversal |
5 a 9 |
Consciência fonológica / Acesso lexical |
Houve associação significativa entre o desenvolvimento de leitura/escrita e o processamento fonológico. |
Compton et al. |
2001 |
Estados Unidos |
Transversal |
8 a 18 |
Consciência fonológica / Acesso lexical |
A nomeação automática rápida e consciência fonológica tiveram um efeito aditivo sobre as habilidades de linguagem escrita de crianças com dificuldades de leitura, sendo que a primeira afetou o desempenho em tarefas de leitura que exigiam resposta acelerada/fluente, à medida que as alterações em consciência fonológica afetaram o desempenho em tarefas de leitura que enfatizaram a habilidade de processamento fonológico. |