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Comunicação social e habilidades pragmáticas em crianças com transtornos do espectro do autismo e distúrbio do desenvolvimento da linguagem

RESUMO

Objetivo

investigar as habilidades pragmáticas e de comunicação social de crianças com Desenvolvimento Típico de Linguagem (DTL), Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Distúrbio do Desenvolvimento da Linguagem (DDL).

Método

Participaram 40 pais e 29 professores de 40 crianças com idades entre 3 e 6 anos. Dez crianças tinham DDL, 10 tinham TEA e 20 tinham DTL. Todos os participantes responderam ao questionário “Assessment of Pragmatic Language and Social Communication”(APLSC – Avaliação de linguagem pragmática e comunicação social) – relatórios de pais e profissionais – versão beta. Os dados foram submetidos a análise estatística.

Resultados

O instrumento de avaliação foi útil na identificação das diferenças no desempenho de crianças com diferentes perfis de comunicação social.

Conclusão

Crianças com TEA apresentaram dificuldades pragmáticas e sociais mais significativos do que as crianças com DDL. Entretanto, tanto as crianças com DDL quanto as com TEA apresentaram mais dificuldades comunicativas e sociais do que as crianças com DTL.

Descritores
Testes de Linguagem; Linguagem Infantil; Desenvolvimento Infantil; Fonoaudiologia; Comunicação Social; Competência Cultural; Comunicação

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