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Impacto do distúrbio específico de linguagem e do tipo de escola nos diferentes subsistemas da linguagem

RESUMO

Objetivo

Este estudo teve o objetivo de explorar os efeitos do tipo de escola e do distúrbio específico de linguagem (DEL) sobre diferentes habilidades de linguagem, tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo.

Método

204 crianças brasileiras de 4 a 6 anos participaram da pesquisa. As crianças foram recrutadas para formar três grupos: 1) 63 crianças em desenvolvimento típico de linguagem, estudantes de escola particular (DTPar); 2) 102 crianças em desenvolvimento típico de linguagem, estudantes de escola pública (DTPub); e 39 crianças com diagnóstico de DEL, estudantes de escola pública (DELPub). Todas as crianças foram avaliadas em provas de vocabulário expressivo, morfologia de número e compreensão morfossintática.

Resultados

Todos os subsistemas da linguagem foram susceptíveis tanto a questões ambientais (efeito tipo de escola) quanto orgânicas (efeito DEL). As relações entre as medidas de linguagem foram exatamente as mesmas para todos os grupos, indicando que o aumento do vocabulário ocorreu em função da idade, e se mostrou associado ao desenvolvimento das habilidades morfológicas e de compreensão morfossintática. As crianças com DEL apresentaram erros atípicos na prova de compreensão aos 4 anos, mas passaram a apresentar um padrão de erros semelhante ao do desenvolvimento típico com o aumento da idade.

Conclusão

O efeito tipo de escola foi marcado por diferenças quantitativas, enquanto o efeito DEL foi marcado por diferenças predominantemente quantitativas, mas também qualitativas.

Descritores:
Fatores Socioeconômicos; Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem; Testes de Linguagem; Vocabulário; Compreensão

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