Acessibilidade / Reportar erro

Estudo dos efeitos de longo prazo da compressão de frequências por meio de testes comportamentais verbais em adultos

OBJETIVO:

Verificar o efeito do uso de longo prazo de próteses auditivas com compressão de frequências em testes comportamentais verbais e atividades diárias.

MÉTODOS:

Trinta e dois adultos, com idade entre 30 e 60 anos, com perda auditiva neurossensorial de grau moderado a severo em altas frequências com configuração descendente foram distribuídos em dois grupos: 16 com próteses auditivas com o algoritmo de compressão de frequências ativado e 16 não ativado. Foram submetidos a testes de detecção de sons consonantais, reconhecimento de monossílabos no silêncio, identificação de monossílabos com fricativos e questionário Abbreviated Profile of Hearing Aid Benefit (APHAB) em cinco momentos ao longo de 12 meses.

RESULTADOS:

A detecção de sons consonantais, o reconhecimento de monossílabos no silêncio e a identificação de monossílabos com fricativos melhoraram significantemente com a compressão de frequências ativada. Os participantes apresentaram melhora das pontuações do APHAB independentemente de estarem adaptados ou não à compressão de frequências.

CONCLUSÃO:

A compressão de frequências propicia a melhora antecipada da audibilidade, detecção de sons consonantais de altas frequências e o reconhecimento de monossílabos.

Adulto; Auxiliares de Audição; Perda Auditiva; Percepção da Fala; Reabilitação


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br