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Habilidades do desenvolvimento de crianças prematuras de baixo peso e muito baixo peso

RESUMO

Objetivo

Comparar o desempenho de crianças nascidas prematuras de baixo peso (BP) e muito baixo peso (MBP) com crianças nascidas a termo na faixa etária de um a três anos, quanto ao desenvolvimento infantil, nos domínios motor grosso; motor fino adaptativo; pessoal-social; e linguagem.

Método

Estudo de coorte transversal. A amostra foi constituída por 150 crianças nascidas prematuras (grupo experimental) e a termo (grupo comparativo), divididas em oito grupos, quanto ao peso (baixo peso: abaixo de 2500 gramas e muito baixo peso: abaixo de 1500 gramas) e faixa etária (de 12 a 24 e de 25 a 36 meses). Os grupos comparativos foram pareados aos experimentais quanto ao gênero, idade cronológica e nível socioeconômico. A avaliação constou da aplicação do protocolo de anamnese, classificação socioeconômica e do Teste de Screening de Desenvolvimento Denver-II (TSDD-II). Foi realizado o cálculo da idade corrigida para as crianças prematuras de idade até 24 meses. Utilizou-se análise estatística descritiva e o Teste “t” Student.

Resultados

Na comparação entre os grupos de prematuros e nascidos a termo, houve diferença estatisticamente significante para todos os domínios avaliados.

Conclusão

O desempenho de crianças nascidas prematuras foi inferior quando comparado ao desempenho de crianças nascidas a termo, nos domínios motor grosso, motor fino adaptativo, pessoal-social e linguagem. Neste estudo, os grupos de prematuros obtiveram desempenho distintos, ou seja, no mesmo grupo existiram desempenhos normativo, na média e abaixo.

Descritores
Prematuro; Desenvolvimento; Linguagem, Desenvolvimento Infantil; Avaliação

ABSTRACT

Purpose

To compare the performance of children born premature with low birth weight (LBW) and very low birth-weight (VLBW) with that of children born at term, within the age range of one to three years, regarding child development in the gross motor, fine motor-adaptive, personal-social and language domains.

Methods

This is a cross-sectional study in a cohort of 150 infants born premature (experimental group) and at term (control group) divided into eight groups with respect to weight (low birth weight: <2500 grams and very low birth weight: <1500 grams) and age range (aged 12 to 24 and 25 to 36 months). The control groups were paired with the experimental groups as for gender, chronological age, and socioeconomic level. Assessment comprised the application of anamnesis protocol, socioeconomic classification, and Denver Developmental Screening Test (DDST-II). Corrected age was calculated for premature children up to 24 months of age. Descriptive statistical analysis and the Student’s t-test were used.

Results

No statistically significant difference was found in the comparison between the groups of infants born premature and at term for all domains evaluated.

Conclusion

The performance of infants born premature was lower than that of infants born at term regarding the gross motor, fine motor-adaptive, personal-social and language domains. In this study, the preterm groups presented different performances, i.e., normative, average, and below average performances were observed within the same group.

Keywords
Premature Infant; Development; Language, Child Development; Assessment

INTRODUÇÃO

A Organização Mundial de Saúde(11 OMS: Organização Mundial da Saúde [Internet]. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID-10. Genebra: OMS; 2015 [citado em 2015 Jan. 14]. Disponível em: www.datasus.gov.br/cid10/v2008/cid10.ht) define como recém-nascidos prematuros os bebês nascidos com idade gestacional (IG) abaixo de 37 semanas; de baixo peso (BP), os nascidos com peso inferior a 2.500 gramas; e de muito baixo peso (MBP), os nascidos com peso inferior a 1500 gramas.

Prematuros de BP e de MBP são considerados de risco biológico para atraso global do desenvolvimento(22 Ross GS, Foran LM, Barbot B, Sossin KM, Perlman JM. Using cluster analysis to provide new insights into development of very low birthweight (VLBW) premature infants. Early Hum Dev. 2016;92:45-9. PMid:26651085.

3 Resch B, Resch E, Maurer U, Mueller W. Periventricular leukomalacia and neurodevelopmental outcome. J Pediatr. 2011;159(6):1049-50. PMid:21962604.

4 Barre N, Morgan A, Doyle LW, Anderson PJ. Language abilities in children who were very preterm and/or very low birth weight: a meta-analysis. J Pediatr. 2011;158(5):766-74. PMid:21146182.

5 Samra HA, McGrath JM, Wehbe M. An integrated review of developmental outcomes and late-preterm birth. J Obstet Gynecol Neonatal Nurs. 2011;40(4):399-411. PMid:21771069.

6 Ballot DE, Potterton J, Chirwa T, Hilburn N, Cooper PA. Developmental outcome of very low birth weight infants in a developing country. BMC Pediatr. 2012;12:11. PMid:22296705.

7 Glass HC, Costarino AT, Stayer AS, Brett CM, Cladis F, Davis PJ. Outcomes for extremely premature infants. Anesth Analg. 2015;120(6):1337-51. PMid:25988638.

8 Kallankari H, Kaukola T, Olsén P, Ojaniemi M, Hallman M. Very preterm birth and fetal growth restriction are associated with specific cognitive deficits in children attending mainstream school. Acta Paediatr. 2015;104(1):84-90. PMid:25272976.

9 Ortiz-Mantilla S, Choudhury N, Leevers H, Benasich AA. Understanding language and cognitive deficits in very low birth weight children. Dev Psychobiol. 2008;50(2):107-26. PMid:18286580.
-1010 Velikos K, Soubasi V, Michalettou I, Sarafidis K, Nakas C, Papadopoulou V, et al. Bayley-III scales at 12 months of corrected age in preterm infants: Patterns of developmental performance and correlations to environmental and biological influences. Res Dev Disabil. 2015;45-46:110-9. PMid:26232203.). Entretanto, a natureza de tais déficits ainda não está totalmente esclarecida(1111 Jong M, Verhoeven M, Lasham CA, Meijssen CB, van Baar AL. Behaviour and development in 24-month-old moderately preterm toddlers. Arch Dis Child. 2015;100(6):548-53. PMid:25589560.,1212 Kara ÖK, Günel MK, Açikel C, Yiğit Sm Aeslan M. Is there any difference between high-risk infants with different birth weight and gestational age in neurodevelopmental characters? Turk Pediatri Aes. 2015;50(3):151-7. PMid:26568690.), considerando as múltiplas variáveis envolvidas, como resultado das intercorrências pré, peri e pós-natais, IG, peso ao nascimento, manejo nos cuidados intensivos, fatores socioeconômicos e ambientais e o complexo processo subsequente ao desenvolvimento maturacional do cérebro do bebê, interferindo na trajetória típica do desenvolvimento(33 Resch B, Resch E, Maurer U, Mueller W. Periventricular leukomalacia and neurodevelopmental outcome. J Pediatr. 2011;159(6):1049-50. PMid:21962604.

4 Barre N, Morgan A, Doyle LW, Anderson PJ. Language abilities in children who were very preterm and/or very low birth weight: a meta-analysis. J Pediatr. 2011;158(5):766-74. PMid:21146182.
-55 Samra HA, McGrath JM, Wehbe M. An integrated review of developmental outcomes and late-preterm birth. J Obstet Gynecol Neonatal Nurs. 2011;40(4):399-411. PMid:21771069.,1313 Jensen SK, Bouhouch RR, Walson JL, Daelmans B, Bahl R, Darmstadt GL, et al. Enhancing the child survival agenda to promote, protect, and support early child development. Semin Perinatol. 2015;39(5):373-86. PMid:26234921.,1414 van Noort-van der Spek IL, Franken MC, Weisglas-Kuperus N. Language functions in preterm-born children: a systematic review and meta-analysis. Pediatrics. 2012;129(4):745-54. PMid:22430458.).

O desenvolvimento infantil é baseado em domínios de funções relacionados aos aspectos motores, cognitivos e linguísticos, influenciados por fatores biológicos, psicossociais e ambientais(1515 Moura-Ribeiro MVL. Primeiras experiências e consequências no neurodesenvolvimento de crianças. In: Riechi TIJS, Moura-Ribeiro MVL. Desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo. Rio de Janeiro: Revinter; 2012. p. 3-7.).

Crianças que nascem prematuras podem apresentar atraso nos diferentes domínios do desenvolvimento, por exemplo, o motor(22 Ross GS, Foran LM, Barbot B, Sossin KM, Perlman JM. Using cluster analysis to provide new insights into development of very low birthweight (VLBW) premature infants. Early Hum Dev. 2016;92:45-9. PMid:26651085.,33 Resch B, Resch E, Maurer U, Mueller W. Periventricular leukomalacia and neurodevelopmental outcome. J Pediatr. 2011;159(6):1049-50. PMid:21962604.,66 Ballot DE, Potterton J, Chirwa T, Hilburn N, Cooper PA. Developmental outcome of very low birth weight infants in a developing country. BMC Pediatr. 2012;12:11. PMid:22296705.,1010 Velikos K, Soubasi V, Michalettou I, Sarafidis K, Nakas C, Papadopoulou V, et al. Bayley-III scales at 12 months of corrected age in preterm infants: Patterns of developmental performance and correlations to environmental and biological influences. Res Dev Disabil. 2015;45-46:110-9. PMid:26232203.,1616 Formiga CKMR, Vieira MEB, Linhares MBM. Avaliação do desenvolvimento de bebês nascidos pré-termo: a comparação entre idades cronológica e corrigida. Ver Bras Crescimento Desenvolv Hum. 2015;25(2):230-6.

17 Brown HK, Speechley KN, Macnab J, Natale R, Campbell MK. Mild prematurity, proximal social processes and development. Pediatrics. 2014;134(3):814-24. PMid:25113289.

18 Guerra CC, Barros MC, Goulart AL, Fernandes LV, Kopelman BI, Santos AM. Premature infants with birth weights of 1500-1999 g exhibit considerable delays in several developmental areas. Acta Paediatr. 2014;103(1):e1-6. PMid:24117765.

19 Páez-Pineda OD, Valencia-Valencia D, Ortiz-Calderon MV. Evaluating language acquisition using the Early Language Milestone (ELM) and Munich Developmental Scales. Rev Salud Publica. 2014;16(3):453-61. PMid:25521959.

20 Lamônica DA, Carlino FC, Alvarenga KF. Avaliação da função auditiva receptiva, expressiva e visual em crianças prematuras. Pró-Fono Revista de Atualização Científica. 2010;22(1):19-24. PMid:20339803.
-2121 Duan Y, Sun FQ, Li YQ, Que SS, Yang SY, Xu WJ, et al. Prognosis of psychomotor and mental development in premature infants by early cranial ultrasound. Ital J Pediatr. 2015;41(9):30-7. PMid:25886733.), o adaptativo(2222 Howe TH, Sheu CF, Hsu YW, Wang TN, Wang LW. Predicting neurodevelopmental outcomes at preschool age for children with very low birth weight. Res Dev Disabil. 2016;48:231-41. PMid:26630614.), a cognição(22 Ross GS, Foran LM, Barbot B, Sossin KM, Perlman JM. Using cluster analysis to provide new insights into development of very low birthweight (VLBW) premature infants. Early Hum Dev. 2016;92:45-9. PMid:26651085.,55 Samra HA, McGrath JM, Wehbe M. An integrated review of developmental outcomes and late-preterm birth. J Obstet Gynecol Neonatal Nurs. 2011;40(4):399-411. PMid:21771069.,66 Ballot DE, Potterton J, Chirwa T, Hilburn N, Cooper PA. Developmental outcome of very low birth weight infants in a developing country. BMC Pediatr. 2012;12:11. PMid:22296705.,88 Kallankari H, Kaukola T, Olsén P, Ojaniemi M, Hallman M. Very preterm birth and fetal growth restriction are associated with specific cognitive deficits in children attending mainstream school. Acta Paediatr. 2015;104(1):84-90. PMid:25272976.,1010 Velikos K, Soubasi V, Michalettou I, Sarafidis K, Nakas C, Papadopoulou V, et al. Bayley-III scales at 12 months of corrected age in preterm infants: Patterns of developmental performance and correlations to environmental and biological influences. Res Dev Disabil. 2015;45-46:110-9. PMid:26232203.,1818 Guerra CC, Barros MC, Goulart AL, Fernandes LV, Kopelman BI, Santos AM. Premature infants with birth weights of 1500-1999 g exhibit considerable delays in several developmental areas. Acta Paediatr. 2014;103(1):e1-6. PMid:24117765.,1919 Páez-Pineda OD, Valencia-Valencia D, Ortiz-Calderon MV. Evaluating language acquisition using the Early Language Milestone (ELM) and Munich Developmental Scales. Rev Salud Publica. 2014;16(3):453-61. PMid:25521959.) e a linguagem(22 Ross GS, Foran LM, Barbot B, Sossin KM, Perlman JM. Using cluster analysis to provide new insights into development of very low birthweight (VLBW) premature infants. Early Hum Dev. 2016;92:45-9. PMid:26651085.,44 Barre N, Morgan A, Doyle LW, Anderson PJ. Language abilities in children who were very preterm and/or very low birth weight: a meta-analysis. J Pediatr. 2011;158(5):766-74. PMid:21146182.,66 Ballot DE, Potterton J, Chirwa T, Hilburn N, Cooper PA. Developmental outcome of very low birth weight infants in a developing country. BMC Pediatr. 2012;12:11. PMid:22296705.,99 Ortiz-Mantilla S, Choudhury N, Leevers H, Benasich AA. Understanding language and cognitive deficits in very low birth weight children. Dev Psychobiol. 2008;50(2):107-26. PMid:18286580.,1414 van Noort-van der Spek IL, Franken MC, Weisglas-Kuperus N. Language functions in preterm-born children: a systematic review and meta-analysis. Pediatrics. 2012;129(4):745-54. PMid:22430458.,1818 Guerra CC, Barros MC, Goulart AL, Fernandes LV, Kopelman BI, Santos AM. Premature infants with birth weights of 1500-1999 g exhibit considerable delays in several developmental areas. Acta Paediatr. 2014;103(1):e1-6. PMid:24117765.

19 Páez-Pineda OD, Valencia-Valencia D, Ortiz-Calderon MV. Evaluating language acquisition using the Early Language Milestone (ELM) and Munich Developmental Scales. Rev Salud Publica. 2014;16(3):453-61. PMid:25521959.
-2020 Lamônica DA, Carlino FC, Alvarenga KF. Avaliação da função auditiva receptiva, expressiva e visual em crianças prematuras. Pró-Fono Revista de Atualização Científica. 2010;22(1):19-24. PMid:20339803.), mesmo que os déficits nestas áreas sejam mais sutis(22 Ross GS, Foran LM, Barbot B, Sossin KM, Perlman JM. Using cluster analysis to provide new insights into development of very low birthweight (VLBW) premature infants. Early Hum Dev. 2016;92:45-9. PMid:26651085.). Estes domínios são interdependentes, ou seja, cada um deles influencia e é influenciado pelos demais.

O comportamento motor favorece as experiências da criança para agir e interagir, proporcionando oportunidades concretas para viabilizar seu repertório e favorecer o desenvolvimento das áreas perceptivas, cognitivas, linguísticas, adaptativas e sociais. Para Amaral et al.(2323 Gerber A. Problemas de aprendizagem relacionados à linguagem – sua natureza e tratamento. Porto Alegre: Artes Médicas; 1996.), a ação gera e elicia a cognição, por meio das práxis, que têm por base uma planificação mental que regula, controla, integra, elabora e executa a intenção da criança. Desta forma, o desenvolvimento ocorre por ações integradas do organismo às disposições psicomotoras trazendo influências para o processo maturacional e, consequentemente, para o processamento das informações, com reflexos importantes para todas as áreas do desenvolvimento infantil(2424 Lamônica DAC, Picolini MM. Habilidades do desenvolvimento de prematuros. Rev CEFAC. 2009;11(2):145-53.).

O comportamento adaptativo é considerado como a capacidade integrada de habilidades cognitivas e motoras, bem como a regulação emocional que reflete o desempenho funcional(2222 Howe TH, Sheu CF, Hsu YW, Wang TN, Wang LW. Predicting neurodevelopmental outcomes at preschool age for children with very low birth weight. Res Dev Disabil. 2016;48:231-41. PMid:26630614.).

O desenvolvimento da linguagem em prematuros pode ocorrer em ritmo mais lento, com interferência no desempenho lexical, morfossintático e pragmático, mesmo na ausência de lesão neurológica(44 Barre N, Morgan A, Doyle LW, Anderson PJ. Language abilities in children who were very preterm and/or very low birth weight: a meta-analysis. J Pediatr. 2011;158(5):766-74. PMid:21146182.,55 Samra HA, McGrath JM, Wehbe M. An integrated review of developmental outcomes and late-preterm birth. J Obstet Gynecol Neonatal Nurs. 2011;40(4):399-411. PMid:21771069.,99 Ortiz-Mantilla S, Choudhury N, Leevers H, Benasich AA. Understanding language and cognitive deficits in very low birth weight children. Dev Psychobiol. 2008;50(2):107-26. PMid:18286580.,1414 van Noort-van der Spek IL, Franken MC, Weisglas-Kuperus N. Language functions in preterm-born children: a systematic review and meta-analysis. Pediatrics. 2012;129(4):745-54. PMid:22430458.,1919 Páez-Pineda OD, Valencia-Valencia D, Ortiz-Calderon MV. Evaluating language acquisition using the Early Language Milestone (ELM) and Munich Developmental Scales. Rev Salud Publica. 2014;16(3):453-61. PMid:25521959.,2424 Lamônica DAC, Picolini MM. Habilidades do desenvolvimento de prematuros. Rev CEFAC. 2009;11(2):145-53.), como resultado dos inúmeros fatores interferentes neste processo.

A compreensão dos fatores de risco bem como a identificação precoce dos fatores de prognóstico para o neurodesenvolvimento podem auxiliar na elaboração de estratégias para prevenção(1717 Brown HK, Speechley KN, Macnab J, Natale R, Campbell MK. Mild prematurity, proximal social processes and development. Pediatrics. 2014;134(3):814-24. PMid:25113289.,2222 Howe TH, Sheu CF, Hsu YW, Wang TN, Wang LW. Predicting neurodevelopmental outcomes at preschool age for children with very low birth weight. Res Dev Disabil. 2016;48:231-41. PMid:26630614.). Assim, há a necessidade de programas de rastreamento do desenvolvimento de prematuros, mesmo daqueles sem evidências de lesão neurológica(22 Ross GS, Foran LM, Barbot B, Sossin KM, Perlman JM. Using cluster analysis to provide new insights into development of very low birthweight (VLBW) premature infants. Early Hum Dev. 2016;92:45-9. PMid:26651085.

3 Resch B, Resch E, Maurer U, Mueller W. Periventricular leukomalacia and neurodevelopmental outcome. J Pediatr. 2011;159(6):1049-50. PMid:21962604.

4 Barre N, Morgan A, Doyle LW, Anderson PJ. Language abilities in children who were very preterm and/or very low birth weight: a meta-analysis. J Pediatr. 2011;158(5):766-74. PMid:21146182.
-55 Samra HA, McGrath JM, Wehbe M. An integrated review of developmental outcomes and late-preterm birth. J Obstet Gynecol Neonatal Nurs. 2011;40(4):399-411. PMid:21771069.,1515 Moura-Ribeiro MVL. Primeiras experiências e consequências no neurodesenvolvimento de crianças. In: Riechi TIJS, Moura-Ribeiro MVL. Desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo. Rio de Janeiro: Revinter; 2012. p. 3-7.,2525 Pramana IA, Neumann RP. Follow up care of the preterm infant. Ther Umsch. 2013;70(11):648-52. PMid:24168798.).

Diante do exposto, o objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de crianças nascidas prematuras de BP e MBP com crianças nascidas a termo na faixa etária de um a três anos, quanto ao desenvolvimento infantil, nos domínios motor grosso; motor fino adaptativo; pessoal-social; e linguagem.

MÉTODO

Cumpriram-se os princípios éticos (Protocolos 2011/035 e CAAE: 15646414.1.0000.5417). Os representantes legais assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Trata-se de um estudo de coorte transversal. A casuística foi composta por 150 crianças prematuras e nascidas a termo, divididas em oito grupos: GE-I (20 prematuros, nascidos de BP) e GC-I (20 comparativos); GE-II (19 prematuros, nascidos de MBP) e GC-II (19 comparativos), estando os quatro grupos na faixa etária entre um e dois anos. No GE-III (20 prematuros, nascidos de BP) e GC-III (20 comparativos); GE-IV (16 prematuros de MBP) e GC-IV (16 comparativos), estando os quatros grupos na faixa etária entre dois e três anos.

Todas as crianças dos grupos comparativos eram nascidas a termo, com peso superior a 2500 gramas, com desenvolvimento normativo e foram pareados aos seus respectivos grupos experimentais quanto à idade cronológica (em meses), nível socioeconômico e gênero.

Os critérios de inclusão adotados para os grupos experimentais foram: ser prematuro, ter idade cronológica de 12 a 24 meses (GE-I e GE-II) e de 25 a 36 meses (GE-III e GE-IV); não apresentar evidências de lesão neurológica (hemorragia intraventricular ou leucomalácia periventricular), displasia broncopulmonar e retinopatia da prematuridade; ter resultados normais nas triagens neonatais auditiva, visual e do metabolismo (Teste do Pezinho).

Para os grupos comparativos, os seguintes critérios de inclusão foram considerados: ter nascido a termo, idade cronológica de 12 a 24 meses (GC-I e GC-II) e de 25 a 36 meses (GC-III e GC-IV); peso ao nascimento superior a 2500 gramas; não apresentar atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, e ter resultados normais em triagens neonatais auditiva, visual e do metabolismo.

A avaliação constou da aplicação do protocolo de anamnese, da classificação socioeconômica(2626 ABEP: Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa [Internet]. Critério de Classificação Socioeconômica Brasil. São Paulo: ABEP; 2012. [citado em 2015 Jan. 2015]. Disponível em: www.abep.org) e do Teste de Screening de Desenvolvimento Denver-II (TSDD-II)(2727 Frankenburg WK, Doods J, Archer P, Bresnick B, Maschka P, Edelman N, et al. Denver II training manual. Denver: Denver Developmental Materials; 1992.). Foi realizado o cálculo da idade corrigida para as crianças prematuras de idade de 12 a 24 meses.

Caracterização da casuística

O Quadro 1 apresenta a caracterização da casuística quanto ao gênero (%), Idade cronológica (em meses), a idade gestacional (semanas), o peso (em gramas), a classificação socioeconômica e escolaridade dos participantes.

Quadro 1
Caracterização da casuística

Os resultados estatísticos foram obtidos por meio de estatística descritiva e Teste “t” Student. Nível de significância de 5% (p≤0,05).

RESULTADOS

A média, valor máximo e mínimo, desvio padrão e valor de p, obtidos no TSDD-II, na comparação entre os grupos, estão descritos na Tabela 1 (habilidade motora grossa), na Tabela 2 (habilidade motora fino adaptativa), na Tabela 3 (habilidade pessoal-social) e na Tabela 4 (habilidade de linguagem).

Tabela 1
Resultados do TSDD-II na habilidade motora grossa dos grupos experimentais e comparativos
Tabela 2
Resultados do TSDD-II na habilidade motor fino adaptativo dos grupos experimentais e comparativos
Tabela 3
Resultados do TSDD-II na habilidade pessoal-social dos grupos experimentais e comparativos
Tabela 4
Resultados do TSDD-II na habilidade linguagem dos grupos experimentais e comparativos

Na comparação entre os grupos de prematuros e seus respectivos grupos comparativos, houve diferença estatisticamente significante para todas as habilidades: motora grossa, motora fina adaptativa, pessoal-social e linguagem. Os grupos experimentais não se comportaram de modo homogêneo.

DISCUSSÃO

Crianças nascidas prematuras de BP e MBP podem apresentar atraso do desenvolvimento(33 Resch B, Resch E, Maurer U, Mueller W. Periventricular leukomalacia and neurodevelopmental outcome. J Pediatr. 2011;159(6):1049-50. PMid:21962604.,55 Samra HA, McGrath JM, Wehbe M. An integrated review of developmental outcomes and late-preterm birth. J Obstet Gynecol Neonatal Nurs. 2011;40(4):399-411. PMid:21771069.

6 Ballot DE, Potterton J, Chirwa T, Hilburn N, Cooper PA. Developmental outcome of very low birth weight infants in a developing country. BMC Pediatr. 2012;12:11. PMid:22296705.
-77 Glass HC, Costarino AT, Stayer AS, Brett CM, Cladis F, Davis PJ. Outcomes for extremely premature infants. Anesth Analg. 2015;120(6):1337-51. PMid:25988638.,1010 Velikos K, Soubasi V, Michalettou I, Sarafidis K, Nakas C, Papadopoulou V, et al. Bayley-III scales at 12 months of corrected age in preterm infants: Patterns of developmental performance and correlations to environmental and biological influences. Res Dev Disabil. 2015;45-46:110-9. PMid:26232203.,1717 Brown HK, Speechley KN, Macnab J, Natale R, Campbell MK. Mild prematurity, proximal social processes and development. Pediatrics. 2014;134(3):814-24. PMid:25113289.,1818 Guerra CC, Barros MC, Goulart AL, Fernandes LV, Kopelman BI, Santos AM. Premature infants with birth weights of 1500-1999 g exhibit considerable delays in several developmental areas. Acta Paediatr. 2014;103(1):e1-6. PMid:24117765.), mesmo na ausência de lesões cerebrais.

As crianças dos grupos experimentais se comportaram estatisticamente diferentes dos grupos comparativos, o que pode indicar que o desenvolvimento para estas crianças está ocorrendo mais lentamente. A literatura também aponta para esta questão(33 Resch B, Resch E, Maurer U, Mueller W. Periventricular leukomalacia and neurodevelopmental outcome. J Pediatr. 2011;159(6):1049-50. PMid:21962604.,55 Samra HA, McGrath JM, Wehbe M. An integrated review of developmental outcomes and late-preterm birth. J Obstet Gynecol Neonatal Nurs. 2011;40(4):399-411. PMid:21771069.

6 Ballot DE, Potterton J, Chirwa T, Hilburn N, Cooper PA. Developmental outcome of very low birth weight infants in a developing country. BMC Pediatr. 2012;12:11. PMid:22296705.
-77 Glass HC, Costarino AT, Stayer AS, Brett CM, Cladis F, Davis PJ. Outcomes for extremely premature infants. Anesth Analg. 2015;120(6):1337-51. PMid:25988638.,2121 Duan Y, Sun FQ, Li YQ, Que SS, Yang SY, Xu WJ, et al. Prognosis of psychomotor and mental development in premature infants by early cranial ultrasound. Ital J Pediatr. 2015;41(9):30-7. PMid:25886733.).

O peso e a IG têm sido reportados como variáveis relevantes para atraso e/ou sequelas motoras(22 Ross GS, Foran LM, Barbot B, Sossin KM, Perlman JM. Using cluster analysis to provide new insights into development of very low birthweight (VLBW) premature infants. Early Hum Dev. 2016;92:45-9. PMid:26651085.,55 Samra HA, McGrath JM, Wehbe M. An integrated review of developmental outcomes and late-preterm birth. J Obstet Gynecol Neonatal Nurs. 2011;40(4):399-411. PMid:21771069.,1818 Guerra CC, Barros MC, Goulart AL, Fernandes LV, Kopelman BI, Santos AM. Premature infants with birth weights of 1500-1999 g exhibit considerable delays in several developmental areas. Acta Paediatr. 2014;103(1):e1-6. PMid:24117765.).

A sequência de aquisição das habilidades motoras é invariável, na primeira infância, mas o ritmo de aquisição difere de criança para criança. Fato que permite a reflexão de que o início do desenvolvimento motor, mesmo na ausência de lesões e/ou malformações estruturais nos centros motores, pode ser afetado, como consequência de agravos ocorridos por ocasião da prematuridade. O desempenho motor ocorre por um sistema auto-organizado que congrega a tarefa, o ambiente e o indivíduo, influenciado pela maturação e plasticidade neurológica(1414 van Noort-van der Spek IL, Franken MC, Weisglas-Kuperus N. Language functions in preterm-born children: a systematic review and meta-analysis. Pediatrics. 2012;129(4):745-54. PMid:22430458.).

Há uma prevalência decrescente de deficiências motoras graves em crianças nascidas prematuras, devido aos avanços na medicina pré-natal e neonatal. Entretanto, deficiências sutis do neurodesenvolvimento podem permanecer, como problemas dominantes para estas crianças, em fase pré-escolar(2222 Howe TH, Sheu CF, Hsu YW, Wang TN, Wang LW. Predicting neurodevelopmental outcomes at preschool age for children with very low birth weight. Res Dev Disabil. 2016;48:231-41. PMid:26630614.).

No comportamento motor fino adaptativo(2727 Frankenburg WK, Doods J, Archer P, Bresnick B, Maschka P, Edelman N, et al. Denver II training manual. Denver: Denver Developmental Materials; 1992.), averígua-se a capacidade da criança quanto à organização dos estímulos, à percepção de relações e à decomposição do todo em partes, dentre outros. Na habilidade pessoal-social, verificam-se as reações pessoais em relação ao ambiente social que a criança vivencia, quanto à realização das tarefas cotidianas envolvendo a organização dos estímulos, o manuseio, o traquejo social e a compreensão do contexto. Nestas habilidades, os grupos experimentais também se comportaram estatisticamente diferente dos grupos comparativos.

Estima-se que 40% a 70% das crianças nascidas prematuras são identificadas com tendo deficiências menores, tais como: problemas motores leves e comportamentos adaptativos pobres durante os anos pré-escolares e escolares(2222 Howe TH, Sheu CF, Hsu YW, Wang TN, Wang LW. Predicting neurodevelopmental outcomes at preschool age for children with very low birth weight. Res Dev Disabil. 2016;48:231-41. PMid:26630614.). Escolares nascidos com prematuridade extrema, sem qualquer problema neurológico significativo ou prejuízo no desenvolvimento tiveram piores desempenhos em competências sensório-motoras e visoespaciais, bem como na atenção e funcionamento executivo, em comparação com crianças nascidas a termo(88 Kallankari H, Kaukola T, Olsén P, Ojaniemi M, Hallman M. Very preterm birth and fetal growth restriction are associated with specific cognitive deficits in children attending mainstream school. Acta Paediatr. 2015;104(1):84-90. PMid:25272976.).

Os grupos experimentais também se comportaram estatisticamente diferentes dos grupos comparativos na área de linguagem, com prejuízos marcantes para os grupos de crianças prematuras.

Alguns estudos apresentaram que prematuros pontuam significantemente menos em testes de linguagem em comparação com as crianças nascidas a termo(22 Ross GS, Foran LM, Barbot B, Sossin KM, Perlman JM. Using cluster analysis to provide new insights into development of very low birthweight (VLBW) premature infants. Early Hum Dev. 2016;92:45-9. PMid:26651085.,44 Barre N, Morgan A, Doyle LW, Anderson PJ. Language abilities in children who were very preterm and/or very low birth weight: a meta-analysis. J Pediatr. 2011;158(5):766-74. PMid:21146182.,99 Ortiz-Mantilla S, Choudhury N, Leevers H, Benasich AA. Understanding language and cognitive deficits in very low birth weight children. Dev Psychobiol. 2008;50(2):107-26. PMid:18286580.,1313 Jensen SK, Bouhouch RR, Walson JL, Daelmans B, Bahl R, Darmstadt GL, et al. Enhancing the child survival agenda to promote, protect, and support early child development. Semin Perinatol. 2015;39(5):373-86. PMid:26234921.,1818 Guerra CC, Barros MC, Goulart AL, Fernandes LV, Kopelman BI, Santos AM. Premature infants with birth weights of 1500-1999 g exhibit considerable delays in several developmental areas. Acta Paediatr. 2014;103(1):e1-6. PMid:24117765.,2020 Lamônica DA, Carlino FC, Alvarenga KF. Avaliação da função auditiva receptiva, expressiva e visual em crianças prematuras. Pró-Fono Revista de Atualização Científica. 2010;22(1):19-24. PMid:20339803.,2222 Howe TH, Sheu CF, Hsu YW, Wang TN, Wang LW. Predicting neurodevelopmental outcomes at preschool age for children with very low birth weight. Res Dev Disabil. 2016;48:231-41. PMid:26630614.,2424 Lamônica DAC, Picolini MM. Habilidades do desenvolvimento de prematuros. Rev CEFAC. 2009;11(2):145-53.) e que há correlação entre IG e peso ao nascimento e alteração do desenvolvimento da linguagem(22 Ross GS, Foran LM, Barbot B, Sossin KM, Perlman JM. Using cluster analysis to provide new insights into development of very low birthweight (VLBW) premature infants. Early Hum Dev. 2016;92:45-9. PMid:26651085.,44 Barre N, Morgan A, Doyle LW, Anderson PJ. Language abilities in children who were very preterm and/or very low birth weight: a meta-analysis. J Pediatr. 2011;158(5):766-74. PMid:21146182.,99 Ortiz-Mantilla S, Choudhury N, Leevers H, Benasich AA. Understanding language and cognitive deficits in very low birth weight children. Dev Psychobiol. 2008;50(2):107-26. PMid:18286580.). Um estudo não encontrou diferenças no desempenho de prematuros e nascidos a termo quanto ao desenvolvimento da linguagem, da cognição e motor (1212 Kara ÖK, Günel MK, Açikel C, Yiğit Sm Aeslan M. Is there any difference between high-risk infants with different birth weight and gestational age in neurodevelopmental characters? Turk Pediatri Aes. 2015;50(3):151-7. PMid:26568690.). Um aspecto digno de nota é que os estudos que abordaram o desenvolvimento das habilidades de linguagem em prematuros enfatizaram que, embora o atraso do desenvolvimento da linguagem seja uma condição frequente, há variabilidade, mesmo na ausência de deficiências e interferência do status socioeconômico(1212 Kara ÖK, Günel MK, Açikel C, Yiğit Sm Aeslan M. Is there any difference between high-risk infants with different birth weight and gestational age in neurodevelopmental characters? Turk Pediatri Aes. 2015;50(3):151-7. PMid:26568690.,1414 van Noort-van der Spek IL, Franken MC, Weisglas-Kuperus N. Language functions in preterm-born children: a systematic review and meta-analysis. Pediatrics. 2012;129(4):745-54. PMid:22430458.,2828 Månsson J, Fellman V, Stjerngvist K. Extremely preterm birth affects boys more and socio-economic and neonatal variables pose sex-specific risks. Acta Paediatr. 2015;104(5):514-21. PMid:25620552.).

Os indivíduos, nascidos prematuros, de BP e de MBP, apesar da alta probabilidade de alterações no desenvolvimento, não constituem um grupo homogêneo. Fica claro que a relação da prematuridade e peso ao nascimento com o comprometimento no desenvolvimento global não pode ser entendida como uma relação direta de causa e efeito, mas, ao contrário, demonstra a necessidade de se identificar os mecanismos protetores, capazes de minimizar e até neutralizar os efeitos potenciais do risco ao desenvolvimento(1414 van Noort-van der Spek IL, Franken MC, Weisglas-Kuperus N. Language functions in preterm-born children: a systematic review and meta-analysis. Pediatrics. 2012;129(4):745-54. PMid:22430458.). Apesar de os participantes não terem evidências de lesão neurológica, uma fragilidade deste estudo é não ter correlacionados outros fatores de risco como os fatores de risco para a prematuridade.

O status socioeconômico, o nível cultural e as condições ambientais têm efeitos sobre os domínios do desenvolvimento, principalmente quanto ao desempenho cognitivo e de linguagem(44 Barre N, Morgan A, Doyle LW, Anderson PJ. Language abilities in children who were very preterm and/or very low birth weight: a meta-analysis. J Pediatr. 2011;158(5):766-74. PMid:21146182.,55 Samra HA, McGrath JM, Wehbe M. An integrated review of developmental outcomes and late-preterm birth. J Obstet Gynecol Neonatal Nurs. 2011;40(4):399-411. PMid:21771069.,1313 Jensen SK, Bouhouch RR, Walson JL, Daelmans B, Bahl R, Darmstadt GL, et al. Enhancing the child survival agenda to promote, protect, and support early child development. Semin Perinatol. 2015;39(5):373-86. PMid:26234921.,2121 Duan Y, Sun FQ, Li YQ, Que SS, Yang SY, Xu WJ, et al. Prognosis of psychomotor and mental development in premature infants by early cranial ultrasound. Ital J Pediatr. 2015;41(9):30-7. PMid:25886733.,2424 Lamônica DAC, Picolini MM. Habilidades do desenvolvimento de prematuros. Rev CEFAC. 2009;11(2):145-53.,2828 Månsson J, Fellman V, Stjerngvist K. Extremely preterm birth affects boys more and socio-economic and neonatal variables pose sex-specific risks. Acta Paediatr. 2015;104(5):514-21. PMid:25620552.) e podem constituir fatores de risco para atrasos do desenvolvimento. O pareamento dos grupos incluiu crianças de nível socioeconômico semelhantes. Neste estudo, os participantes foram pareados quanto ao nível socioeconômico que levou em conta os bens materiais e escolaridade das mães(2626 ABEP: Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa [Internet]. Critério de Classificação Socioeconômica Brasil. São Paulo: ABEP; 2012. [citado em 2015 Jan. 2015]. Disponível em: www.abep.org).

Uma diferença importante entre os grupos refere-se à participação em atividades escolares ou creches. Infere-se que isto pode ter influenciado os resultados. Na pré-escola, são realizadas muitas atividades de controle manual, organização de estímulos, percepção de relações, interações sociais, dentre outras. De fato, a base para habilidades motoras globais e finas, das relações sociais e comunicativas são estabelecidas no período pré-escolar, no qual a criança aumenta consideravelmente seu repertório motor e adquire os modelos de coordenação do movimento e de interações sociais e comunicativas essenciais para sua independência(88 Kallankari H, Kaukola T, Olsén P, Ojaniemi M, Hallman M. Very preterm birth and fetal growth restriction are associated with specific cognitive deficits in children attending mainstream school. Acta Paediatr. 2015;104(1):84-90. PMid:25272976.,1111 Jong M, Verhoeven M, Lasham CA, Meijssen CB, van Baar AL. Behaviour and development in 24-month-old moderately preterm toddlers. Arch Dis Child. 2015;100(6):548-53. PMid:25589560.). Deve-se considerar que a criança aprende nas interações que estabelece com pessoas, eventos e objetos e que o tempo de exposição em atividades dirigidas e interativas favorecem o desenvolvimento global e o desempenho em tarefas de linguagem(2424 Lamônica DAC, Picolini MM. Habilidades do desenvolvimento de prematuros. Rev CEFAC. 2009;11(2):145-53.).

Outro aspecto importante para ser considerado refere-se à própria condição de nascimento prematuro. Os prematuros são privados de um período crítico de crescimento intrauterino(2929 Douglas-Escobar M, Weiss MD. Biomarkers of brain injury in the premature infant. Front Neurol. 2013;22(3):185-9. PMid:23346073.). Do ponto de vista estrutural, o nascimento prematuro pode interferir, particularmente, nas fases de multiplicação glial, migração neuronal e sua organização, indicando a possibilidade de alteração na organização cerebral(1515 Moura-Ribeiro MVL. Primeiras experiências e consequências no neurodesenvolvimento de crianças. In: Riechi TIJS, Moura-Ribeiro MVL. Desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo. Rio de Janeiro: Revinter; 2012. p. 3-7.,3030 Raybaud C, Ahmad T, Rastegar N, Shroff M, Al Nassar M. The premature brain: developmental and lesional anatomy. Neuroradiology. 2013;2(Suppl 2):23-40. PMid:23832006.). Deste modo, a prematuridade oferece possibilidade de interferir nos processos maturacionais cerebrais levando a interferências anatômicas e estruturais, as quais acarretam déficits funcionais(2929 Douglas-Escobar M, Weiss MD. Biomarkers of brain injury in the premature infant. Front Neurol. 2013;22(3):185-9. PMid:23346073.). Evidências sobre o desenvolvimento cerebral de crianças nascidas prematuras apoiam o argumento de que a imaturidade fisiológica explica os riscos, mas os fatores ambientais e sociais não devem ser negligenciados(1313 Jensen SK, Bouhouch RR, Walson JL, Daelmans B, Bahl R, Darmstadt GL, et al. Enhancing the child survival agenda to promote, protect, and support early child development. Semin Perinatol. 2015;39(5):373-86. PMid:26234921.). A imaturidade cerebral precoce associada ao nascimento prematuro e o peso do bebê podem ser determinantes importantes para o desenvolvimento infantil(1414 van Noort-van der Spek IL, Franken MC, Weisglas-Kuperus N. Language functions in preterm-born children: a systematic review and meta-analysis. Pediatrics. 2012;129(4):745-54. PMid:22430458.,2929 Douglas-Escobar M, Weiss MD. Biomarkers of brain injury in the premature infant. Front Neurol. 2013;22(3):185-9. PMid:23346073.,3030 Raybaud C, Ahmad T, Rastegar N, Shroff M, Al Nassar M. The premature brain: developmental and lesional anatomy. Neuroradiology. 2013;2(Suppl 2):23-40. PMid:23832006.).

O funcionamento da plasticidade neural em resposta ao insulto da prematuridade têm revelado que a plasticidade do cérebro em desenvolvimento pode estar limitada, influenciando o ritmo de aquisições de habilidades, mesmo na ausência de lesões cerebrais(1515 Moura-Ribeiro MVL. Primeiras experiências e consequências no neurodesenvolvimento de crianças. In: Riechi TIJS, Moura-Ribeiro MVL. Desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo. Rio de Janeiro: Revinter; 2012. p. 3-7.,2929 Douglas-Escobar M, Weiss MD. Biomarkers of brain injury in the premature infant. Front Neurol. 2013;22(3):185-9. PMid:23346073.).

Uma questão digna de nota refere-se à formação dos grupos experimentais deste estudo, o que pode ter contribuído para os resultados encontrados. Os grupos experimentais foram formados pelo critério peso ao nascer (BP ou MBP). Não foi considerada a classificação de acordo com a IG (extremo, moderado ou tardio). No GE-I, por exemplo, a IG variou de 30 a 36 semanas, ou seja, crianças nascidas com prematuridade moderada e tardia. No GE-II, a IG variou de 26 a 36 semanas, ou seja, prematuros extremos, moderados e tardios.

Outro aspecto para reflexão refere-se à correção da idade da prematuridade. Apesar da indicação para que a correção da idade, nos prematuros, ocorra até os 24 meses, há controvérsias quanto à sua utilização. Corrigindo a IG até os dois primeiros anos, as sequências do desenvolvimento dos pré-termos tornam-se semelhantes às apresentadas por crianças nascidas a termo(1616 Formiga CKMR, Vieira MEB, Linhares MBM. Avaliação do desenvolvimento de bebês nascidos pré-termo: a comparação entre idades cronológica e corrigida. Ver Bras Crescimento Desenvolv Hum. 2015;25(2):230-6.). A correção da idade para avaliação motora de crianças nascidas prematuras tem sido consenso, mas isto não ocorre para outros domínios do desenvolvimento(2020 Lamônica DA, Carlino FC, Alvarenga KF. Avaliação da função auditiva receptiva, expressiva e visual em crianças prematuras. Pró-Fono Revista de Atualização Científica. 2010;22(1):19-24. PMid:20339803.). Autores informaram que, com a correção da idade, algumas crianças podem apresentar escores normativos, nivelados com as crianças nascidas a termo, e podem ser postergadas medidas preventivas, com prejuízo para estes indivíduos(2020 Lamônica DA, Carlino FC, Alvarenga KF. Avaliação da função auditiva receptiva, expressiva e visual em crianças prematuras. Pró-Fono Revista de Atualização Científica. 2010;22(1):19-24. PMid:20339803.). Os profissionais que atuam com estas crianças devem estar atentos ao desenvolvimento de prematuros, pois problemas do desenvolvimento podem ficar mais evidentes na idade pré-escolar e escolar(88 Kallankari H, Kaukola T, Olsén P, Ojaniemi M, Hallman M. Very preterm birth and fetal growth restriction are associated with specific cognitive deficits in children attending mainstream school. Acta Paediatr. 2015;104(1):84-90. PMid:25272976.,1414 van Noort-van der Spek IL, Franken MC, Weisglas-Kuperus N. Language functions in preterm-born children: a systematic review and meta-analysis. Pediatrics. 2012;129(4):745-54. PMid:22430458.,2222 Howe TH, Sheu CF, Hsu YW, Wang TN, Wang LW. Predicting neurodevelopmental outcomes at preschool age for children with very low birth weight. Res Dev Disabil. 2016;48:231-41. PMid:26630614.).

Como limitação do estudo, pode-se citar o tamanho da casuística, que interfere na generalização dos resultados. Recomenda-se replicação do estudo com amostras maiores.

Futuros estudos deverão acompanhar o desenvolvimento global dos prematuros, de modo longitudinal, de tal forma a contribuir para o conhecimento da aquisição de habilidades do desenvolvimento em crianças nascidas prematuras de baixo peso e muito baixo peso.

CONCLUSÃO

O desempenho de crianças nascidas prematuras foi inferior quando comparado ao desempenho de crianças nascidas a termo, com diferença estatisticamente significante para os domínios avaliados, motor grosso, motor fino adaptativo, pessoal-social e linguagem. Neste estudo, os grupos de prematuros obtiveram desempenho distintos, ou seja, no mesmo grupo existiram desempenhos normativo, na média e abaixo.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP – Processo: 2011/04114-5; 2011/08768-9 e 2013/09017-3. CNPq: 476003/2013-0.

  • Trabalho realizado na Clínica de Fonoaudiologia, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo – USP - Bauru (SP), Brasil.
  • Fonte de financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. Processo: 2011/04114-5; 2011/08768-9 e 2013/09017-3. CNPq: 476003/2013-0.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2017

Histórico

  • Recebido
    02 Mar 2016
  • Aceito
    23 Maio 2016
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