Acessibilidade / Reportar erro

Alterações das habilidades comunicativas de adolescentes como resultado de um treinamento em comunicação

RESUMO

Objetivo

Analisar o efeito de um treinamento em comunicação desenvolvido para adolescentes nas habilidades comunicativas dos jovens.

Método

Quarenta e um jovens participaram do estudo divididos em dois grupos. Grupo I – treinamento de comunicação por duas semanas; Grupo II – palestra sobre importância da voz. Os participantes tiveram suas habilidades comunicativas avaliadas antes e após as intervenções mediante questionário autoaplicado respondido pelos jovens e seus pais. Ambos os grupos tiveram apresentações orais gravadas antes e após as intervenções, que foram avaliadas por fonoaudiólogos através de questionário, listando características da comunicação. A associação entre variáveis qualitativas foi verificada usando teste exato de Fisher, qui-quadrado de Pearson, teste de McNemar e teste de McNemar-Bowker. Para comparação entre os grupos, foram usados teste t para amostras pareadas e teste t para amostras independentes com nível de significância de 95%.

Resultados

A análise dos questionários mostrou melhora do Grupo I em duas das quatro habilidades avaliadas, não havendo diferença no Grupo II. A avalição dos vídeos mostrou diferença significativa entre os grupos no contato visual e na velocidade da fala.

Conclusão

O estudo mostrou que o método de treinamento de comunicação aplicado aos jovens, melhorou habilidades comunicativas, fornecendo autoconhecimento sobre seus pontos fortes e pontos que podem ser melhorados.

Descritores:
Comunicação; Curso de Comunicação; Adolescentes; Treinamento; Habilidades

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br