Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos do Método Canguru no desenvolvimento das habilidades orais e na aquisição da alimentação oral exclusiva em recém-nascidos pré-termo

RESUMO

Objetivo

verificar os efeitos da internação em Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), segunda etapa do Método Canguru, no desenvolvimento das habilidades de alimentação oral em recém nascidos pré-termo (RNPT).

Método

estudo observacional analítico do tipo longitudinal prospectivo, realizado em um hospital público no Sul do Brasil, com acompanhamento até a alta hospitalar. A amostra foi constituída por 20 RNPT internados na UCINCa e 26 RNPT na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), que foram avaliados periodicamente por meio dos níveis de habilidade oral, em mamadeira, conforme os critérios de proficiência e taxa de transferência de leite. Os desfechos considerados foram progressão do nível de habilidade oral, dias de transição para obtenção da via oral plena, dias de internação hospitalar.

Resultados

o tempo de transição para obtenção da via oral exclusiva foi menor nos RNPT da UCINCa (4,5 dias versus 10 dias) quando comparados aos da UCINCo (p=0,041). Na terceira avaliação de habilidade oral, a totalidade de RNPT da UCINCa atingiu o nível 4, já os participantes da UCINCo somente alcançaram esse nível na quinta avaliação. A mediana dos dias de internação foi de quatro dias menor nos participantes da UCINCa (p=0,098).

Conclusão

a internação na UCINCa favoreceu uma aceleração no processo de maturação das habilidades orais, influenciando positivamente na transição alimentar oral do RNPT, na comparação com os RNPT internados na UCINCo.

Descritores:
Método Canguru; Recém-Nascido; Prematuro; Comportamento de Sucção; Terapia Intensiva Neonatal

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br