Acessibilidade / Reportar erro

Influência dos sintomas visuais na performance posturográfica após acidente vascular cerebral

RESUMO

Objetivo

verificar a ocorrência de sintomas visuais em sujeitos com tontura após Acidente Vascular Cerebral (AVC), comparar os resultados posturográficos e relacionar seus aspectos clínicos com as características do AVC.

Método

Trata-se de um estudo observacional, transversal, com análise quantitativa. Os critérios de inclusão para composição da amostra foi ter tontura após o AVC isquêmico ou hemorrágico e ter pelo menos 18 anos de idade. Foram avaliados 50 sujeitos por meio de anamnese clínica e os testes da Posturografia Dinâmica Foam Laser. Os desvios anteroposteriores foram calculados de acordo com as médias do Teste de Organização Sensorial.

Resultados

Vinte e oito sujeitos apresentaram sintomas visuais após o AVC. O desequilíbrio foi o tipo de tontura prevalente e o AVC isquêmico o mais comum, sobretudo no território carotídeo. Os resultados dos testes foram inferiores ao padrão de referência; houve relação com sujeitos mais velhos e o sistema proprioceptivo, e entre o sistema de preferência visual e a presença dos sintomas visuais, bem como com o AVC da circulação posterior.

Conclusão

Houve alta frequência de sintomas visuais entre os sujeitos com sequelas de AVC com relação significativa com piores valores da preferência visual.

Descritores
Equilíbrio Postural; Acidente Vascular Cerebral; Transtornos da Visão; Tontura; Movimentos Oculares

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br