Acessibilidade / Reportar erro

Análise não linear pela reconstrução do espaço de fase de vozes saudáveis de idosos

RESUMO

Objetivo

Verificar medidas acústicas das vozes de idosos pela análise não linear e realizar a comparação entre os sexos.

Método

Participaram 29 idosos, falantes do Português Brasileiro, vocalmente saudáveis: 14 homens e 15 mulheres. Todas as vozes foram julgadas como vocalmente saudáveis por três fonoaudiólogas treinadas, por meio de avaliação perceptivo-auditiva. A análise acústica não linear foi realizada pela análise da Reconstrução de Espaço de Fase utilizando o programa Análise de Voz.

Resultados

Foi observado diferença significativa no parâmetro irregularidade (p=0,001) e espaçamento (p=0,005) entre os sexos, com resultados piores no grupo masculino. Enquanto 93% das vozes masculinas apresentaram graus 2 ou 3 de irregularidade, estes graus foram observados em 53% das vozes femininas. Em 78,6% das vozes masculinas foi observado espaçamento de médio a grande, fato observado somente em 26,7% das mulheres.

Conclusão

Os resultados da análise não linear, por meio da REF, com a utilização do protocolo CIE, em vozes de idosos, mostraram o melhor resultado quanto ao número de curvas (quatro ou mais). Em relação à irregularidade do traçado, nos homens, a maioria apresentou graus 2 e 3 e nas mulheres, a metade apresentou grau 1. Relativo ao espaçamento, 78,6% das vozes masculinas foi observado espaçamento de médio a grande, fato observado somente em 26,7% das mulheres. Houve diferença entre os sexos nos achados vocais de idosos pelo protocolo CIE com a análise de Reconstrução de Espaço de Fase, apontado piores resultados na irregularidade e espaçamento na população masculina, o que sugere maior aperiodicidade vocal em homens idosos.

Descritores:
Voz; Qualidade da Voz; Acústica; Idoso; Dinâmica não Linear

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br