Frenette et al.(1313 Frenette M, Frank K, Deng Z. School closures and the online preparedness of children during the COVID-19 pandemic. Economic Insights; Ottawa; 15 apr. 2020.)
|
Indivíduos abaixo dos 18 anos de idade |
Dificuldades de acesso à internet; número de dispositivos disponíveis reduzido; gaps de aprendizagem; tempo de aula reduzido |
Young e Donovan(1414 Young J, Donovan W. Shifting special needs students to online learning in the COVID-19 spring: challenges for students, families, and teachers. Boston: Pioneer Institute for Public Policy Research; 2020.)
|
Estudantes com necessidades educacionais especiais |
Estudantes com transtornos mais graves podem ter dificuldades quanto ao atendimento de suas necessidades; agravamento de dificuldades devido ao ambiente familiar; dificuldades em auto-regulação durante a aula; maior uso de tecnologias assistenciais |
Russell(1515 Russell V. Language anxiety and the online learner. Foreign Lang Ann. 2020;53(2):338-52. http://dx.doi.org/10.1111/flan.12461. http://dx.doi.org/10.1111/flan.12461...
)
|
Estudantes do ensino infantil à graduação |
Desvantagens de estudantes de baixo nível socioeconômico e de áreas rurais; gaps na aprendizagem; ansiedade frente ao novo formato de ensino-aprendizagem |
Sevilla Vallejo e Ceballos Marón(1616 Sevilla Vallejo S, Ceballos Marón NA. Theoretical and applied study of the psychological and educational effects of lockdown in primary school students in Argentina. Soc Sci Humanit Open. 2020;2(1):100039. http://dx.doi.org/10.1016/j.ssaho.2020.100039. PMid:34173486. http://dx.doi.org/10.1016/j.ssaho.2020.1...
)
|
Estudantes do ensino primário |
Evitar a realização de atividades escolares; dificuldades de compreender as atividades; dificuldades de leitura (vocabulário e compreensão do texto) |
Jæger e Blaabaek(1717 Jæger MM, Blaabaek EH. Inequality in learning opportunities during COVID-19: evidence from library takeout. Res Soc Stratif Mobil. 2020;68:100524. http://dx.doi.org/10.1016/j.rssm.2020.100524. PMid:32834345. http://dx.doi.org/10.1016/j.rssm.2020.10...
)
|
Estudantes de 0 a 16 anos |
Famílias de baixo nível socioeconômico tendem a pegar menos livros na biblioteca |
Fitzgerald et al.(1818 Fitzgerald DA, Nunn K, Isaacs D. Consequences of physical distancing emanating from the COVID-19 pandemic: an australian perspective. Paediatr Respir Rev. 2020;35:25-30. http://dx.doi.org/10.1016/j.prrv.2020.06.005. PMid:32690355. http://dx.doi.org/10.1016/j.prrv.2020.06...
)
|
Estudantes do ensino fundamental I |
Uso do ensino remoto; prováveis prejuízos quanto à literacia e numeracia |
The WHO-UNICEF-Lancet Commissioners(1919 Clark H, Coll-Seck AM, Banerjee A, Peterson S, Dalglish SL, Ameratunga S, et al. After COVID-19, a future for the world’s children. Lancet. 2020;396(10247):298-300. http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(20)31481-1. PMid:32622373. http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(20)...
)
|
Estudantes em situações de vulnerabilidade |
Gaps de aprendizagem; abandono escolar em decorrência dos índices de gravidez infantil |
Burzynska e Contreras(2020 Burzynska K, Contreras G. Gendered effects of school closures during the COVID-19 pandemic. Lancet. 2020;395(10242):1968. http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(20)31377-5. PMid:32539938. http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(20)...
)
|
Estudantes do sexo feminino |
Abandono escolar em decorrência de gravidez precoce, exploração sexual e casamento forçado; menor tempo dedicado aos estudos devido a trabalhos domésticos |
Armitage e Nellums(2121 Armitage R, Nellums L. Considering inequalities in the school closure response to COVID-19. THe Lancet Global Health. 2020;8(5):e644. http://dx.doi.org/10.1016/S2214-109X(20)30116-9. PMid:32222161. http://dx.doi.org/10.1016/S2214-109X(20)...
)
|
Estudantes do ensino infantil |
Agravamento das desigualdades de acesso educacional; abandono escolar devido a trabalho infantil, violência contra a criança e gravidez precoce |
Khattab et al.(2222 Khattab N, Abbas A, Abbas AR, Memon SF. Children returning to schools following COVID-19: a balance of probabilities: letter to the editor. Int J Surg. 2020;79:202-3. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijsu.2020.05.084. PMid:32505646. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijsu.2020.05...
)
|
Estudantes do ensino infantil |
Prejuízo para as crianças “em risco”; desigualdades de acesso a internet e dispositivos tecnológicos; |
Van Lancker e Parolin(2323 Van Lancker W, Parolin Z. COVID-19, school closures, and child poverty: a social crisis in the making. Lancet Public Health. 2020;5(5):e243-4. http://dx.doi.org/10.1016/S2468-2667(20)30084-0. PMid:32275858. http://dx.doi.org/10.1016/S2468-2667(20)...
)
|
Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica |
Insegurança alimentar, o que leva a prejuízos acadêmicos; desigualdades de acesso entre baixa e alta classe socioeconômica; ambiente doméstico não adequado para atender às aulas |
Spaull(2424 Spaull N. COVID-19 and schooling in South Africa: who should go back to school first. Prospects. 2020. In press. http://dx.doi.org/10.1007/s11125-020-09470-5. http://dx.doi.org/10.1007/s11125-020-094...
)
|
Estudantes sul-africanos |
Dificuldades de acesso à tecnologia e materiais educacionais |
Tran et al.(2525 Tran T, Hoang A-D, Nguyen Y-C, Nguyen L-C, Ta N-T, Pham Q-H, et al. Toward sustainable learning during school suspension: socioeconomic, occupational aspirations, and learning behavior of vietnamese students during COVID-19. Sustainability. 2020;12(10):4195. http://dx.doi.org/10.3390/su12104195. http://dx.doi.org/10.3390/su12104195...
)
|
Estudantes do ensino fundamental |
Estudantes de escola pública dedicam menos tempo ao estudo durante a pandemia |
Khattar et al.(2626 Khattar A, Jain PR, Quadri SMK. Effects of the disastrous pandemic COVID-19 on learning styles, activities and mental health of young indian students: a machine learning approach. In: International Conference on Intelligente Computing and Control Systems; 2020; Madurai, India. Proceedings. New York: IEEE; 2020 p. 1190-5. http://dx.doi.org/10.1109/ICICCS48265.2020.9120955. http://dx.doi.org/10.1109/ICICCS48265.20...
)
|
Estudantes indianos |
Dificuldade de se adaptar ao ensino online |