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Efeitos da prematuridade na aquisição da linguagem e na maturação auditiva: revisão sistemática

RESUMO

Objetivo

Verificar quais os prejuízos a prematuridade causa à linguagem e à audição.

Estratégia de pesquisa

Utilizou-se os descritores language/linguagem, hearing/audição, prematurity/prematuridade nas bases de dados LILACS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane e Scielo.

Critérios de seleção

Ensaios randomizados controlados, estudos de intervenção não randomizados e estudos descritivos (transversais, de coorte, projetos de caso-controle).

Análise dos dados

Os artigos foram avaliados independentemente por dois autores, conforme os critérios de seleção. Foram selecionados 26 estudos, sete publicados no Brasil e 19 na literatura internacional.

Resultados

Dezenove estudos fizeram comparação entre nascidos a termo e prematuros. Dois dos estudos fizeram comparações entre prematuros pequenos para idade gestacional e adequados para idade gestacional. Em quatro estudos a amostra era composta de crianças com prematuridade extrema, os demais trabalhos foram realizados em crianças com prematuridade acentuada e moderada. Nestes estudos, foram utilizados, para análise da audição, as Emissões Otoacústicas, o Potencial Evocado de Tronco Encefálico, a timpanometria, o Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável e audiometria de reforço visual. Para avaliação de linguagem, a maioria dos artigos utilizou a Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil. Observou-se na maioria dos estudos revisados a prematuridade relacionando-se direta ou indiretamente à aquisição de habilidades auditivas e de linguagem nos primeiros anos de vida.

Conclusão

Dessa forma, pôde-se constatar que a prematuridade bem como os aspectos relacionados a ela (idade gestacional, baixo peso e intercorrências ao nascer) influenciam a maturação da via auditiva central podendo causar efeitos negativos na aquisição da linguagem.

Descritores
Linguagem; Audição; Prematuridade; Desenvolvimento Infantil; Saúde da Criança

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