Acessibilidade / Reportar erro

Impacto dos distúrbios da fala na qualidade de vida: proposta de questionário

OBJETIVO:

Elaborar um questionário para analisar o impacto dos distúrbios da fala na qualidade de vida e verificar a sua confiabilidade.

MÉTODOS:

Foi realizada revisão de literatura sobre instrumentos que avaliavam a qualidade de vida, sobretudo nas alterações de comunicação. Foi elaborado questionário com 18 questões fechadas, sendo uma relativa ao comprometimento de fala, outra à qualidade de vida e as demais 16 questões abrangeram os domínios físico, emocional e social. O questionário foi aplicado em 24 sujeitos de ambos os gêneros com idades entre 12 e 50 anos, sendo 12 indivíduos (grupo caso) com distúrbio de fala de origem fonética e 12 (grupo controle) sem comprometimento de comunicação oral, pareados por idade e gênero. Para análise da confiabilidade do questionário, foi analisada a consistência interna dos itens que o compõem por meio do coeficiente Alfa de Cronbach.

RESULTADOS:

A consistência interna das 16 questões referentes aos domínios foi de á=0,93; para o domínio físico á=0,71, para o emocional á=0,77 e para o social á=0,85.

CONCLUSÃO:

O questionário apresentou boa confiabilidade para a identificação do impacto do distúrbio da fala na qualidade de vida dos indivíduos.

Qualidade de vida; Distúrbios da fala; Questionários; Avaliação; Fonoaudiologia


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br