RESUMO
Dificuldade nas habilidades de alfabetização são frequentemente observadas em crianças com Apraxia da Fala na Infância (AFI). Isso ocorre porque a linguagem oral tem relação direta com a aprendizagem da leitura e da escrita. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho na tarefa de acurácia de uma intervenção integrada de consciência fonoarticulatória, habilidades motoras e letramento de três crianças com AFI. Três meninos com idade entre 5:3 e 5:8 anos, com AFI, receberam 2 horas semanais de sessões de terapia baseadas na alfabetização e habilidades motoras. As crianças foram avaliadas antes e após a terapia e em uma avaliação de manutenção 1 mês após o término do tratamento. As crianças melhoraram na tarefa de precisão, considerando o nível de seus déficits. A melhora foi mantida na avaliação de manutenção. A terapia baseada na alfabetização, considerando a consciência fonológica e as habilidades motoras, pode ajudar as crianças com AFI, mas a gravidade dos problemas de comunicação das crianças deve ser levada em consideração.
Descritores
Apraxia; Fonoaudiologia; Crianças; Alfabetização; Habilidades Motoras