Acessibilidade / Reportar erro

Satisfação e qualidade de vida em usuários de implante coclear com longo tempo de privação sensorial

RESUMO

Objetivo

Verificar o nível de satisfação de usuários de IC com longos períodos de privação auditiva, destacando os aspectos positivos e negativos do uso do dispositivo e avaliar a qualidade de vida desses indivíduos.

Método

Trata-se de uma pesquisa analítica, do tipo estudo observacional transversal. O estudo foi realizado com 24 pacientes de um instituto privado de Otorrinolaringologia. Foram aplicados três questionários: Satisfaction with Amplification in Daily Life (SADL), International Outcome Inventory- Implante Coclear (IOI - IC) para avaliar a satisfação com o implante coclear e WHOQOL-bref para avaliar a qualidade de vida. Os resultados nos grupos pré e pós-lingual foram comparados.

Resultados

O maior grau de satisfação foi relatado em relação à imagem pessoal, efeitos positivos e como os usuários se sentem em relação ao seu IC. O menor grau de satisfação ocorreu em relação ao custo-benefício do IC e ao ruído competitivo. Na avaliação do WHOQOL-bref, os maiores escores foram encontrados nos domínios físico, psicológico e relações sociais. Os grupos pré e pós-lingual não apresentaram diferença em relação aos escores alcançados.

Conclusão

Os participantes apresentaram alto nível de satisfação com o uso do implante coclear. Quanto maior o tempo de privação sensorial maior o grau de satisfação com o dispositivo. O uso do dispositivo eletrônico de IC reflete melhora na qualidade de vida do indivíduo.

Descritores
Implante Coclear; Satisfação do Paciente; Qualidade de Vida; Perda Auditiva; Perda Auditiva Neurossensorial

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br