Acessibilidade / Reportar erro

Identificação de grupos de risco para disfagia orofaríngea em pacientes internados em um hospital universitário

Objetivo:

Identificar os grupos de risco para disfagia orofaríngea em pacientes internados em um hospital universitário.

Métodos:

O estudo foi transversal do tipo exploratório com análise quantitativa dos resultados. A população pesquisada foi formada por 32 pacientes internados nas clínicas médicas do hospital. Foram coletados dados da história do paciente e realizada a triagem universal de deglutição, avaliação funcional da alimentação para observação de sinais e sintomas de disfagia e avaliação do estado nutricional por dados antropométricos e exames laboratoriais.

Resultados:

Da amostra total, a maioria dos pacientes era homens acima de 60 anos. As comorbidades mais associadas a pacientes com sintomas e sinais de disfagia foram doença pulmonar obstrutiva crônica, hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca congestiva, diabetes melitus e infarto agudo do miocárdio. A consistência alimentar em que foi observada a maior presença de sinal clínico de aspiração foi o pudim, e o sinal predominante, a voz molhada.

Conclusão:

Há grande incidência de risco para disfagia orofaríngea nos pacientes internados e um índice ainda maior de pacientes internados em comprometimento nutricional ou já desnutridos. Pacientes internados com doenças respiratórias, doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência cardíaca congestiva e pacientes com xerostomia foram apontados como grupo de risco para disfagia orofaríngea.

Transtornos de deglutição; Desnutrição; Triagem; Fonoaudiologia


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br