Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da compreensão leitora: efeito da ordem de aplicação das tarefas

RESUMO

Objetivo

Estudar a influência da resposta a questões sobre o desempenho na tarefa de reconto após leitura realizada por escolares com e sem dificuldades de leitura.

Método

Foram agrupados 40 escolares do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental segundo a presença (Grupo Pesquisa-GP) ou ausência (Grupo Controle-GC) de alteração na compreensão leitora: GP-r e GC-r - 20 escolares (10 de cada grupo) que responderam a questões abertas e depois recontaram oralmente o texto lido. A análise quantificou no reconto: total de ideias centrais, detalhe e inferências; enlaces e classificou o padrão de compreensão leitora (3-0) do melhor para o pior desempenho. As questões abertas computaram um ponto para cada acerto.

Resultados

Questões abertas favoreceram apenas o desempenho de bons leitores no reconto. Melhor desempenho foi identificado para GC-r quando considerados os enlaces de segundo nível (U=50.50, p=0.155); total de enlaces (U=23.00, p=0.038) e de padrão do reconto (U=24.50, p=0.039). Estratégias de monitoramento de leitura são laboriosas e tendem a ser menos utilizadas por escolares com dificuldades de leitura. Isso porque essas estratégias competem diretamente com as habilidades de baixa ordem na leitura (decodificação e processamento da microestrutura).

Conclusão

O desempenho de escolares sem queixas em tarefa de reconto após leitura melhorou quando precedida por respostas a questões abertas, possivelmente por causa das estratégias de automonitoramento da compreensão, que permitiram melhor entendimento das relações entre as ideias retidas.

Descritores
Leitura; Compreensão; Avaliação; Fonoaudiologia; Aprendizagem

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br