Acessibilidade / Reportar erro

Habilidades auditivas musicais e temporais em usuários de implante coclear após musicoterapia

RESUMO

Objetivo

Verificar o desempenho das habilidades de percepção musical e das habilidades auditivas temporais de resolução e ordenação pré e pós-musicoterapia em pacientes pós-linguais usuários de implante coclear.

Método

Participaram do estudo 11 indivíduos (média de idade: 47,64 anos) pós-linguais implantados, que foram submetidos a 10 sessões de musicoterapia, sendo uma por semana. Para a avaliação auditiva, foram utilizados o teste Montreal Battery Evaluation of Amusia e o teste de padrão de frequência (TPF). Todos os participantes passaram por um momento placebo antes da musicoterapia e foram avaliados em três momentos distintos.

Resultados

Foi observada melhora significativa nos subtestes das habilidades musicais de contorno e melodia após musicoterapia. Não foi observado efeito placebo e nem diferença do TPF após a musicoterapia.

Conclusão

A musicoterapia foi uma ferramenta útil para melhorar as habilidades auditivas musicais em indivíduos adultos pós-linguais usuários de IC.

Descritores
Audição; Perda Auditiva; Implante Coclear; Musicoterapia; Plasticidade Neuronal; Música

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br