Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho linguístico de prematuros de 2 anos, considerando idade cronológica e idade corrigida

RESUMO

Introdução

O nascimento prematuro acarreta problemas que não se restringem à mortalidade perinatal. Alguns prematuros, mesmo na ausência de lesões cerebrais, apresentam consequências negativas em diversos aspectos do desenvolvimento, como dificuldades em adquirir linguagem.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi verificar o desempenho linguístico de prematuros, na faixa etária de 2 anos, considerando a idade cronológica e a idade corrigida.

Métodos

Participaram do estudo 23 sujeitos prematuros e para verificar as habilidades linguísticas foi aplicado o Test of Early Language Development – TELD-3.

Resultados

Os sujeitos prematuros apresentaram desempenho total alterado no TELD-3 em 39,13% dos casos. Os prematuros também foram analisados considerando o atraso para a idade cronológica e a corrigida e não houve diferença no desempenho para os subtestes receptivo (p = 0,250) e expressivo (p = 1,000).

Conclusão

O grupo de prematuros aos 2 anos de idade constitui população de risco para alterações de linguagem que não podem ser compensadas com a correção da idade.

Descritores:
Linguagem Infantil; Desenvolvimento de Linguagem; Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem; Prematuro

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br