Acessibilidade / Reportar erro

Comparação entre as avaliações clínica e videofluoroscópica da deglutição em crianças com suspeita de disfagia

Objetivos:

Verificar a acurácia da avaliação clínica da deglutição comparada à videofluoroscopia na detecção de penetração laríngea isolada e aspiração laríngea em crianças com suspeita de disfagia; identificar os sinais e sintomas clínicos associados à presença de penetração laríngea isolada e aspiração laríngea; e determinar a sensibilidade e a especificidade dos sinais e sintomas clínicos identificados.

Métodos:

Análise retrospectiva de dados de avaliações clínicas e videofluoroscópicas realizadas em 55 crianças de 1 mês a 7 anos e 11 meses de idade. Na avaliação clínica foi utilizado o Protocolo de Avaliação Clínica da Disfagia Pediátrica. Foram analisados: sensibilidade, especificidade e valores preditivos positivo e negativo da avaliação clínica. Também foram utilizados os testes exato de Fisher e do χ2 na análise estatística.

Resultados:

A avaliação clínica apresentou, no geral, sensibilidade de 86% e especificidade de 32%. Para penetração laríngea isolada, a avaliação clínica apresentou sensibilidade de 88%. Para aspiração laríngea, a avaliação clínica apresentou sensibilidade de 86%. Contudo, os valores da especificidade foram baixos para ambas as alterações. Não houve associação significativa entre a avaliação clínica e os achados videofluoroscópicos. O engasgo foi o único sinal clínico associado à penetração laríngea isolada com líquido fino e apresentou sensibilidade de 53% e especificidade de 77%.

Conclusões:

A avaliação clínica foi sensível para detectar penetração laríngea isolada e aspiração laríngea em crianças com suspeita de disfagia, porém, apresentou baixa especificidade. O engasgo foi o único sinal clínico associado à penetração laríngea isolada com líquido fino. São necessários mais estudos prospectivos que confirmem esses achados nessa população.

Lactente; Criança Fluoroscopia; Transtornos de Deglutição; Avaliação Sensibilidade e Especificidade


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br