Acessibilidade / Reportar erro

Estimulação elétrica no tratamento da hipossalivação induzida pela radioterapia

RESUMO

Objetivo

Analisar os efeitos da eletroestimulação sobre o fluxo salivar de pacientes com hipossalivação induzida por radioterapia em região de cabeça e pescoço.

Estratégia de pesquisa

Utilizaram-se as bases de dados Medline (via Pubmed), Cochrane Library, Scopus e Lilacs.

Critérios de seleção

Foram selecionados os ensaios clínicos que avaliaram objetivamente o fluxo salivar, publicados nos últimos 10 anos em português, inglês ou espanhol.

Análise dos dados

Para avaliação metodológica dos estudos, foi utilizada a escala PEDro.

Resultados

A estratégia de busca resultou em 21 publicações, sendo que 17 foram excluídas, selecionando-se assim 4 artigos. Os estudos incluídos contaram com um total de 212 participantes, sendo que todos demonstraram aumento do fluxo salivar, tanto por meio do método de eletroacupuntura quanto pela estimulação aplicada diretamente sobre as glândulas salivares. A pontuação obtida por meio da escala PEDro foi baixa, evidenciando qualidade metodológica baixa e com consideráveis riscos de viés.

Conclusão

os estudos incluídos demonstram o potencial clínico da TENS no aumento do fluxo salivar de pacientes com câncer de cabeça e pescoço tratados com RT.

Descritores
Xerostomia; Neoplasias de Cabeça e Pescoço; Radioterapia; Fonoaudiologia; Oncologia

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br