Acessibilidade / Reportar erro
CoDAS, Volume: 29, Número: 5, Publicado: 2017
  • Teste de fala comprimida em idosos Artigo Original

    Arceno, Rayana Silva; Scharlach, Renata Coelho

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar o desempenho de idosos no teste de fala comprimida segundo as variáveis orelha, ordem de apresentação e idade, além de analisar a ocorrência de erros. Método O estudo é caracterizado como observacional, descritivo, quantitativo, analítico e do tipo transversal primário, o qual envolveu 22 idosos entre 60 e 80 anos de idade, portadores de audição normal ou com perda neurossensorial de grau leve. Os idosos foram submetidos à aplicação do teste de fala comprimida apenas com dissílabos e com taxa de compressão de 60%, por meio do método de compressão de tempo eletromecânico. Em cada orelha, foi aplicada uma lista de 50 dissílabos, sendo a ordem de início de teste aleatória. Resultados Quanto ao desempenho no teste, verificou-se que não houve diferença estatística entre as orelhas e os idosos apresentaram resultados aquém do encontrado na população adulta. Encontrou-se significância estatística de melhor desempenho para a segunda orelha de início de teste. A maior ocorrência de erros se deu para as palavras que iniciaram com os fonemas /p/ e /d/. A presença de encontro consonantal na palavra também aumentou a ocorrência de erros. Conclusão Os idosos apresentam pior desempenho na habilidade de fechamento auditivo, quando avaliados por meio do teste de fala comprimida, em comparação aos indivíduos adultos. Este resultado sugere que os idosos têm dificuldades para reconhecer a fala quando esta lhe é apresentada numa velocidade aumentada. Sendo assim, estratégias devem ser utilizadas para facilitar o processo comunicativo, independentemente da presença de uma perda auditiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The present study aimed to evaluate the performance of elderly people in the time-compressed speech test according to the variables ears and order of display, and analyze the types of errors presented by the volunteers. Methods This is an observational, descriptive, quantitative, analytical and primary cross-sectional study involving 22 elderly with normal hearing or mild sensorineural hearing loss between the ages of 60 and 80. The elderly were submitted to the time-compressed speech test with compression ratio of 60%, through the electromechanical time compression method. A list of 50 disyllables was applied to each ear and the initial side was chosen at random. Results On what concerns to the performance in the test, the elderly fell short in relation to the adults and there was no statistical difference between the ears. It was found statistical evidence of better performance for the second ear in the test. The most mistaken words were the ones initiated with the phonemes /p/ and /d/. The presence of consonant combination in a word also increased the occurrence of mistakes. Conclusion The elderly have worse performance in the auditory closure ability when assessed by the time-compressed speech test compared to adults. This result suggests that elderly people have difficulty in recognizing speech when this is pronounced in faster rates. Therefore, strategies must be used to facilitate the communicative process, regardless the presence of hearing loss.
  • Implicações do uso do Aparelho de Amplificação Sonora Individual na qualidade de vida de idosos Artigo Original

    Carniel, Camila Zorzetto; Sousa, Juliana Cristina Ferreira de; Silva, Carla Dias da; Fortunato-Queiroz, Carla Aparecida de Urzedo; Hyppolito, Miguel Ângelo; Santos, Patricia Leila dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar, por meio de questionários padronizados, a qualidade de vida de idosos com deficiência auditiva diagnosticada que utilizam ou não a prótese auditiva (AASI) e de idosos sem queixa auditiva. Método Trata-se de um estudo transversal, com amostra não probabilística, distribuída em três grupos divididos da seguinte forma: 30 idosos com perda auditiva diagnosticada e com indicação para uso do aparelho de amplificação sonora individual (AASI), mas que ainda não faziam uso da prótese; 30 idosos com deficiência auditiva que usavam o AASI; e 30 idosos sem queixa auditiva. Os participantes completaram um questionário que investigava dados sociodemográficos e familiares, o Hearing Handicap Inventory for the Elderly Screening Version (HHIE-S) e o World Health Organization Quality of Life - versão breve (WHOQOL-Breve). Além das análises descritivas dos dados, foram realizados testes para comparação dos três grupos, aplicando-se a análise de variância (ANOVA) e o teste post hoc de Bonferroni. Resultados Os três grupos se diferenciaram significativamente em todos os domínios de qualidade de vida. O grupo de idosos com perda auditiva diagnosticada e com indicação para uso do AASI apresentou menores escores que o grupo de idosos com deficiência auditiva que usavam o AASI e que o grupo de referência. O grupo com AASI apresentou os melhores resultados de qualidade de vida. Conclusão A perda auditiva afeta a qualidade de vida do idoso. O uso efetivo da prótese auditiva é benéfico a esta população, melhorando suas condições de vida e saúde.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate through standardized questionnaires the quality of life of elderly people with hearing loss diagnosed with and without the use of hearing aids (HA) and elderly without hearing complaints. Methods This is a cross-sectional study with non probabilistic sample, divided into three groups divided as follows: 30 elderly people with diagnosed hearing loss and indication for use of individual sound amplification devices (hearing aids), but have not yet made use of the prosthesis; 30 individuals with hearing impairment who used hearing aids and 30 elderly without hearing complaints. Participants completed a questionnaire investigating sociodemographic and family data, the Hearing Handicap Inventory for the Elderly Screening Version (HHIE-S) and the World Health Organization Quality of Life - Short version (WHOQOL-BREF). In addition to the descriptive analysis of the data were performed tests to compare the three groups by applying analysis of variance (ANOVA) and the Bonferroni post hoc test. Results The three groups differed significantly in all domains of quality of life. The group of the elderly people with hearing loss diagnosed and with indication for the use of hearing aids presented lower scores and the group of the elderly with hearing disabilities that used the hearing aid and that the reference group. The AASI group presented the best quality of life results. Conclusion The hearing loss affects the quality of life of the elderly. The effective use of hearing aid is beneficial to this population, improving their living and health conditions.
  • Efeitos de um programa de linguagem no funcionamento social de crianças do Ensino Fundamental Artigo Original

    Stivanin, Luciene; Carnio, Maria Silvia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo o objetivo deste estudo foi descrever um programa de estimulação de linguagem, incluindo capacitação docente e atividades práticas em sala de aula, e investigar o efeito deste sobre o funcionamento social e problemas comportamentais de escolares do Ensino Fundamental. Método participaram 136 crianças de seis salas de uma escola pública e seus professores. O grupo pesquisa recebeu o programa de estimulação de linguagem: 16 horas de capacitação docente e 9 encontros em sala de aula com atividades para os escolares. As atividades envolveram reflexão e prática com a estrutura narrativa. Os professores preencheram questionários sobre as habilidades sociais e problemas de comportamento de seus alunos, pré e pós-programa. Resultados houve diferença estatisticamente significante entre pré e pós-programa dos grupos pesquisa em assertividade/desenvoltura social (1º e 5º anos) e cooperação/afetividade (1º e 3º anos). Nos grupos pesquisa, diferente dos escolares do 1º e do 5º anos, crianças do 3º ano apresentaram maior evolução em suas habilidades de autocontrole, o que pode estar relacionado à menor frequência de problemas externalizantes neste grupo. Conclusão o programa de linguagem proporcionou efeitos positivos nas habilidades de assertividade/desenvoltura social e cooperação/afetividade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose the purpose of this study was to describe a language stimulation program, including teacher training and practical activities in the classroom, and investigate the effectiveness of this action on the social functioning and behavioral problems of elementary school children. Methods 136 children from six classrooms of a public school and their teachers participated in this research. Of these, half were given the language stimulation program: 16 hours of training for teachers and 9 meetings in the classroom with activities for students. The activities involved instruction for the use of language reflection and practice with the narrative structure. Teachers filled out questionnaires about the social skills and behavior problems of their students before and after the program. Results there was no statistically significant difference between the research groups pre- and post- program in terms of assertiveness/ social resourcefulness (1st and 5th grades) and cooperation/affection (1st and 3rd grades). In the research groups, children of the 3rd grade, different from the 1st and the 5th grade, showed more evolution in their self-control abilities, which may be related to the lower frequency of externalizing problems in this group. Conclusion the language program had positive effects on social assertiveness/resourcefulness skills and social cooperation/affection.
  • Portal dos idosos: desenvolvimento e avaliação de um website com informações sobre o processo de envelhecimento e as principais alterações fonoaudiológicas que acometem os idosos Artigo Original

    Favoretto, Natalia Caroline; Carleto, Natalia Gutierrez; Arakawa, Aline Megumi; Alcalde, Murilo Priori; Bastos, José Roberto Magalhães; Caldana, Magali de Lourdes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo o estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar um website com informações na área de Fonoaudiologia com enfoque no processo de envelhecimento. Método foi elaborado um website contendo informações com linguagem simples, objetivo claro e conteúdo conciso, baseado em evidências científicas. Utilizou-se o índice de Flesch para verificar a legibilidade do material, encontrando-se, em 50% do conteúdo, o correspondente a “fácil” e, em 50% do conteúdo, o correspondente a “difícil”. A elaboração do website seguiu as etapas: análise e planejamento, modelagem, implementação e avaliação. Foram convidados avaliadores que fizeram parte das categorias: idoso, cuidador de idoso e fonoaudiólogo. A amostra foi composta por 10 idosos, 8 cuidadores de idosos e 10 fonoaudiólogos. A análise estatística foi realizada por meio do teste Kruskal-Wallis e Coeficiente de Correlação de Spearman. Resultados o conteúdo do website foi avaliado como “adequado” e a qualidade técnica do website apresentou-se como “excelente”. Conclusão conclui-se que o website pode ser considerado um material acessível, que compõe uma fonte de consulta e de complementação de informações sobre a temática, além de uma importante ferramenta para efetivar o processo de transmissão de informação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This research aimed to develop and evaluate a website with information on Speech-language therapy area with focus on the aging process. A website containing information with simple language, clear purpose and concise content was designed based on scientific evidence. Methods The Flesch Index was used to check the material readability, with 50% of the content corresponding to “easy” and 50% of the content corresponding to “difficult”. The website development followed the steps: analysis and planning, modeling, implementation and evaluation. Evaluators invited to participate were part of the following categories: elderly people, caregivers and speech-language therapists. The sample consisted of 10 elderly, 8 caregivers and 10 speech-language therapists. Most individuals (89.28%) were females, who often accessed the Internet (78.57%) and had different educational levels. Results Statistical analyses were performed using the Kruskal-Wallis test and Spearman correlation coefficient. The website's content was classified as “adequate” and the website’s technical quality as “excellent”. There was no statistically significant difference between the categories and subscales or the overall score. Conclusion The website can be considered an accessible material, and a source of consultation and complementation of information about the theme, as well as an important tool for effecting the information transmission process.
  • Perfil da fala de pacientes submetidos à palatoplastia primária Artigo Original

    Menegueti, Katia Ignacio; Mangilli, Laura Davison; Alonso, Nivaldo; Andrade, Claudia Regina Furquim de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo caracterizar o perfil e a fala de pacientes submetidos à palatoplastia primária em um hospital escola de São Paulo, levando-se em consideração a idade do paciente no momento da cirurgia (precoce até os 2 anos de idade e tardio após 2 anos). Método 97 indivíduos, de ambos os gêneros, com diagnóstico de fissura de palato associada ou não à de lábio, divididos em dois grupos: 1) grupo precoce (GP), composto por 43 indivíduos operados até o segundo ano de vida; 2) grupo tardio (GT), composto por 54 indivíduos operados após o segundo ano. Os participantes foram submetidos à avaliação clínica fonoaudiológica. Os parâmetros avaliados e considerados para o estudo foram: classificação da ressonância, presença de ronco nasal audível, ocorrência de fraca pressão intraoral, ocorrência de emissão nasal, classificação da inteligibilidade de fala e presença de distúrbios articulatórios compensatórios (DACs). Uma porcentagem randomicamente selecionada de participantes (30%) foi reavaliada por mais duas fonoaudiólogas e a comparação entre os juízes indicou alta concordância. Resultados (nível de significância de 5%): os grupos não se diferenciaram em relação à classificação da ressonância (p=0,067), grau de hipernasalidade (p=0,113), presença de ronco nasal (p=0,179), ocorrência de fraca pressão intraoral (p=0,152), ocorrência de emissão nasal (p=0,369) e classificação da inteligibilidade de fala (p=0,113). Em relação à presença de DACs, os grupos se diferenciaram (p=0,020), com maior ocorrência de fonemas alterados no GT. Conclusão foi possível caracterizar o perfil geral e de fala dos pacientes submetidos à palatoplastia primária do referido hospital escola. Concluiu-se que a realização da cirurgia precocemente traz melhores resultados em relação à fala.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To characterize the profile and speech characteristics of patients undergoing primary palatoplasty in a Brazilian university hospital, considering the time of intervention (early, before two years of age; late, after two years of age). Methods Participants were 97 patients of both genders with cleft palate and/or cleft and lip palate, assigned to the Speech-language Pathology Department, who had been submitted to primary palatoplasty and presented no prior history of speech-language therapy. Patients were divided into two groups: early intervention group (EIG) – 43 patients undergoing primary palatoplasty before 2 years of age and late intervention group (LIG) – 54 patients undergoing primary palatoplasty after 2 years of age. All patients underwent speech-language pathology assessment. The following parameters were assessed: resonance classification, presence of nasal turbulence, presence of weak intraoral air pressure, presence of audible nasal air emission, speech understandability, and compensatory articulation disorder (CAD). Results At statistical significance level of 5% (p≤0.05), no significant difference was observed between the groups in the following parameters: resonance classification (p=0.067); level of hypernasality (p=0.113), presence of nasal turbulence (p=0.179); presence of weak intraoral air pressure (p=0.152); presence of nasal air emission (p=0.369), and speech understandability (p=0.113). The groups differed with respect to presence of compensatory articulation disorders (p=0.020), with the LIG presenting higher occurrence of altered phonemes. Conclusion It was possible to assess the general profile and speech characteristics of the study participants. Patients submitted to early primary palatoplasty present better speech profile.
  • Avaliação da atenção primária em saúde por usuários com e sem deficiência Artigo Original

    Almeida, Maria Helena Morgani de; Pacheco, Samanta; Krebs, Stephanie; Oliveira, Amanda Manso; Samelli, Alessandra; Molini-Avejonas, Daniela Regina; Toldrá, Rosé Colom; Oliver, Fátima Corrêa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar atributos essenciais (acesso de primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação da atenção) e derivados (orientação familiar e comunitária) da Atenção Primária em Saúde (APS) na percepção de usuários com e sem deficiência. Método Estudo transversal observacional utilizando o questionário Primary Care Assesment Tool em usuários autodeclarados com e sem deficiência de cinco unidades básicas de saúde de um município no qual 55% da população depende do SUS. Foram atribuídos escores para as respostas dadas a cada atributo de atenção primária à saúde avaliado. Resultados Participaram 93 usuários (67 com e 26 sem deficiência). Não houve diferença estatisticamente significante para nenhum dos atributos na comparação entre pessoas com e sem deficiência. Para o grupo como um todo, obtiveram-se escores acima do critério de corte: Grau de afiliação, Acesso de primeiro contato (utilização), Longitudinalidade e Coordenação da atenção (sistema de informação). Receberam pior avaliação: Acesso de primeiro contato (acessibilidade), Coordenação da atenção (integralidade do cuidado), Integralidade (serviços disponíveis e prestados) e Orientação familiar e comunitária. Os usuários reconhecem que as equipes identificam problemas de locomoção e movimentação, mas que existem falhas no reconhecimento de problemas para ouvir, falar e enxergar; e na orientação das pessoas que necessitam de auxílio e das que prestam cuidados. Conclusão Os usuários com e sem deficiência avaliaram de forma semelhante a atenção que recebem e indicaram fragilidades no reconhecimento de demandas específicas. Há necessidade de mudanças (estruturais e do processo de trabalho) para assegurar acessibilidade, integralidade do cuidado e orientação familiar e comunitária e, assim, melhor qualificar a APS.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate the core (First Contact, Longitudinality, Comprehensiveness, and Coordination of Services) and derivative (Family Orientation, Community Orientation) attributes of primary health care (PHC) from the perspective of users with and without disabilities. Methods Observational, cross-sectional study using the Primary Care Assessment Tool (PCAT) with users with and without disabilities of five basic health units (BHU) in a municipality where 55% of the population depends on the Brazilian Unified Health System (SUS). Scores were assigned to the responses given to each of the PHC attributes evaluated. Results Study participants were 93 (67 physically disabled and 26 without disabilities) PHC users. No statistically significant differences were observed for any attribute on the comparison between the populations. For both groups, the attributes Degree of Affiliation, First Contact - Utilization, Longitudinality, and Coordination of Services - Information System received satisfactory (above cutoff) scores, whereas the attributes First Contact - Accessibility, Coordination of Services - Care Integration, Comprehensiveness, Family Orientation, and Community Orientation received unsatisfactory (below cutoff) scores. Users reported that the health teams are able to satisfactorily identify mobility issues, but there are failures in the recognition of problems of hearing, voice/speech and vision, and in the orientation of services available and services provided. Conclusion Users with and without disabilities evaluated the health care received similarly, indicating fragilities on the recognition of specific demands. Structural and work process changes should be conducted to ensure Accessibility, Comprehensiveness, and Family and Community Orientation, and thus increase the quality of PHC.
  • O cuidado ao idoso do ponto de vista fonoaudiológico na rede assistencial em saúde de Florianópolis: uma ação de vigilância em saúde Artigo Original

    Mafra, Gabriela Maciel; Vianna, Karina Mary de Paiva

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar aspectos relacionados ao cuidado na atenção à saúde do idoso, como forma de efetivar ações de vigilância em saúde. Método Estudo quantitativo transversal com idosos participantes de grupos de promoção da saúde em Centros de Saúde de Florianópolis, SC, que apresentam Hipertensão Arterial (HA) e/ou Diabetes Mellitus (DM). Foram conduzidos inquéritos que permitiram verificar aspectos relacionados ao cuidado integral à saúde, desde cadastro na Estratégia de Saúde Família, diagnóstico, conhecimento de ações voltadas a estes agravos, assim como conhecimento quanto aos riscos e complicações. Foi realizada uma análise estatística descritiva quanto ao perfil e percepção dos idosos no que se refere à integralidade do cuidado. Resultados Foram entrevistados 58 idosos, destes, 94,83% referiram HA, 44,83%, DM e 39,66% relataram ambas as comorbidades. Pequena parcela dos participantes conhece ações promovidas pelos centros de saúde relacionadas à HA e ao DM, configurando pouca participação de idosos nessas atividades. Com relação ao conhecimento quanto aos riscos da falta de controle destas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), observa-se conhecimento, ainda que limitado. Conclusão O desconhecimento da população quanto às ações na atenção primária, assim como a baixa adesão, deve compor a agenda de planejamento em saúde da atenção primária. Da mesma forma, propostas educativas incorporando ações de promoção e prevenção da saúde representam efetivação do cuidado integral ao idoso, contribuindo para as ações de vigilância em saúde.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate aspects of health care provided to the elderly, as a way to undertake health surveillance initiatives. Methods Cross-sectional quantitative study with elderly people who participate in health promotion groups in health centers at Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. Surveys were conducted on aspects relative to comprehensive health care provision, namely, records of the Family Health Strategy, diagnosis, awareness of initiatives to treat non-communicable diseases, as well as awareness of related risks and complications. A descriptive statistical analysis was performed of the profile and perception of elderly patients about comprehensive health care. Results Were interviewed 58 elderly patients; 94.83% of them reported having Arterial Hypertension (AH); 44.83%, Diabetes Mellitus (DM) and 39.66% reported having both comorbidities. Only a small part of the participants was aware of initiatives promoted by health centers for treatment of AH and DM; thus, there is little participation of the elderly in such initiatives. It was found that these patients still have limited awareness of the risks of not treating chronic Non-Communicable Diseases (NCDs). Conclusion The population’s lack of awareness of primary health care initiatives and low adherence must be addressed by primary health care policies. Importantly, awareness-raising proposals that seek to integrate health promotion and disease prevention may bring comprehensive health care provision to the elderly, thus strengthening health surveillance initiatives.
  • Estudo do teste de fala comprimida em crianças Artigo Original

    Padilha, Fernanda Yasmin Odila Maestri Miguel; Pinheiro, Maria Madalena Canina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar o desempenho das crianças sem alteração do processamento auditivo central no teste de fala comprimida. Método Trata-se de um estudo do tipo descritivo, observacional, transversal. Participaram do estudo 22 crianças com idade entre 7 e 11 anos, normo-ouvintes, sem transtorno do processamento auditivo central. Para descartar esse transtorno, foram aplicados o questionário Scale of Auditory Behaviors, a avaliação simplificada do processamento auditivo e o teste dicótico de dígitos na etapa de integração binaural. Nas crianças sem alteração, foi aplicado o teste de fala comprimida. Resultados Os indivíduos apresentaram melhor desempenho na lista de monossílabos do que na de dissílabos, apesar de não haver diferença significativa. Não houve influência da ordem de apresentação das listas, das variáveis gênero e orelha no desempenho do teste. Em relação à idade, apenas na lista de dissílabos houve diferença no desempenho. Conclusão Foi possível concluir que a média de acertos das crianças no Teste de Fala Comprimida foi inferior aos achados na literatura nacional em adultos. Houve diferença no desempenho do Teste de Fala Comprimida com a idade apenas na lista de dissílabos. Não houve diferença quanto à ordem de apresentação das listas de aplicação nem em relação ao tipo de estímulo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the performance of children without alteration of central auditory processing in the Time-compressed Speech Test. Methods This is a descriptive, observational, cross-sectional study. Study participants were 22 children aged 7-11 years without central auditory processing disorders. The following instruments were used to assess whether these children presented central auditory processing disorders: Scale of Auditory Behaviors, simplified evaluation of central auditory processing, and Dichotic Test of Digits (binaural integration stage). The Time-compressed Speech Test was applied to the children without auditory changes. Results The participants presented better performance in the list of monosyllabic words than in the list of disyllabic words, but with no statistically significant difference. No influence on test performance was observed with respect to order of presentation of the lists and the variables gender and ear. Regarding age, difference in performance was observed only in the list of disyllabic words. Conclusion The mean score of children in the Time-compressed Speech Test was lower than that of adults reported in the national literature. Difference in test performance was observed only with respect to the age variable for the list of disyllabic words. No difference was observed in the order of presentation of the lists or in the type of stimulus.
  • Relación entre el informe del cuidador sobre el habla espontánea del paciente y la Evaluación Breve de la Afasia Artículo Original

    Vigliecca, Nora Silvana

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Estudiar la relación entre la percepción del cuidador sobre el deterioro en el habla espontánea del paciente, según un ítem de cuatro preguntas administradas mediante entrevista semiestructurada, y el desempeño del paciente en la Evaluación Breve de la Afasia (EBA). Método Se examinaron 102 pacientes diestros, con lesiones cerebrales focales de diferente tipo y localización. EBA es un instrumento válido y confiable para la medida de la afasia. Se correlacionó la percepción del cuidador con el ítem de habla espontánea, la puntuación total y los tres principales factores de EBA: el factor de Expresión, el de Comprensión y el Complementario. Se analizó la precisión (sensibilidad-especificidad) de la percepción del cuidador sobre el habla espontánea del paciente, respecto de la presencia o ausencia de trastorno, según el profesional, en el ítem de habla espontánea de EBA. Resultados La correlación estudiada fue satisfactoria, siendo mayor (superior al 80%) para los siguientes indicadores: el ítem de habla espontánea, el factor de Expresión y la puntuación total de la escala; la correlación fue un poco menor (superior al 70%) para el factor de Comprensión y el Complementario. Comparando dos puntos de corte que evaluaron la precisión en la percepción del cuidador, se observaron resultados satisfactorios en términos de sensibilidad y especificidad (>70%), con cocientes de probabilidad superiores a 3. Usando la mediana como punto de corte, se obtuvieron discriminaciones diagnósticas más satisfactorias. Conclusión Entrevistar al cuidador específicamente sobre el habla espontánea del paciente, en forma abreviada, proporciona información relevante para el diagnóstico de la afasia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To study the relationship between the caregiver’s perception about the patient’s impairment in spontaneous speech, according to an item of four questions administered by semi-structured interview, and the patient’s performance in the Brief Aphasia Evaluation (BAE). Methods 102 right-handed patients with focal brain lesions of different types and location were examined. BAE is a valid and reliable instrument to assess aphasia. The caregiver’s perception was correlated with the item of spontaneous speech, the total score and the three main factors of the BAE: Expression, Comprehension and Complementary factors. The precision (sensitivity/ specificity) about the caregiver's perception of the patient's spontaneous speech was analyzed with reference to the presence or absence of disorder, according to the professional, on the BAE item of spontaneous speech. Results The studied correlation was satisfactory, being greater (higher than 80%) for the following indicators: the item of spontaneous speech, the Expression factor and the total score of the scale; the correlation was a little smaller (higher than 70%) for the Comprehension and Complementary factors. Comparing two cut-off points that evaluated the precision of the caregiver's perception, satisfactory results were observed in terms of sensitivity and specificity (>70%) with likelihood ratios higher than three. By using the median as the cut-off point, more satisfactory diagnostic discriminations were obtained. Conclusion Interviewing the caregiver specifically on the patient's spontaneous speech, in an abbreviated form, provides relevant information for the aphasia diagnosis.
  • Intensive treatment of speech disorders in robin sequence: a case report Case Report

    Pinto, Maria Daniela Borro; Pegoraro-Krook, Maria Inês; Andrade, Laura Katarine Félix de; Correa, Ana Paula Carvalho; Rosa-Lugo, Linda Iris; Dutka, Jeniffer de Cássia Rillo

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To describe the speech of a patient with Pierre Robin Sequence (PRS) and severe speech disorders before and after participating in an Intensive Speech Therapy Program (ISTP). Methods The ISTP consisted of two daily sessions of therapy over a 36-week period, resulting in a total of 360 therapy sessions. The sessions included the phases of establishment, generalization, and maintenance. A combination of strategies, such as modified contrast therapy and speech sound perception training, were used to elicit adequate place of articulation. The ISTP addressed correction of place of production of oral consonants and maximization of movement of the pharyngeal walls with a speech bulb reduction program. Therapy targets were addressed at the phonetic level with a gradual increase in the complexity of the productions hierarchically (e.g., syllables, words, phrases, conversation) while simultaneously addressing the velopharyngeal hypodynamism with speech bulb reductions. Results Re-evaluation after the ISTP revealed normal speech resonance and articulation with the speech bulb. Nasoendoscopic assessment indicated consistent velopharyngeal closure for all oral sounds with the speech bulb in place. Conclusion Intensive speech therapy, combined with the use of the speech bulb, yielded positive outcomes in the rehabilitation of a clinical case with severe speech disorders associated with velopharyngeal dysfunction in Pierre Robin Sequence.
  • Adaptação cultural do Questionário Reduzido de Autorregulação: sugestões de aplicação para área de voz Comunicação Breve

    Almeida, Anna Alice; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Apresentar a versão traduzida e adaptada linguística e culturalmente para o português brasileiro do Short Self-Regulation Questionnaire (SSRQ) e verificar sua aplicabilidade para pacientes com disfonia. Método O SSRQ é um instrumento para avaliar a capacidade de autorregular o comportamento; possui 31 itens e gera três escores: o índice total da capacidade de autorregulação individual e os escores estabelecimento de objetivos e controle de impulsos. Cada item deve ser graduado por meio de uma escala de Likert de 5 pontos; o escore total varia de 29 a 145 pontos. O instrumento original foi traduzido e adaptado culturalmente para o português brasileiro por duas fonoaudiólogas fluentes em inglês, que combinaram suas traduções e realizaram ajustes linguísticos para compor uma versão única final. Essa versão foi retrotraduzida para o inglês por uma terceira fonoaudióloga com experiência em estudos de validação e sem conhecimento do instrumento original. A tradução e a retrotradução foram comparadas entre si e ao instrumento original em inglês por cinco fonoaudiólogas que chegaram a um consenso para mudanças adicionais. Dessa forma, produziu-se a versão final, chamada Questionário Reduzido de Autorregulação (QRAR), que foi aplicado em 45 indivíduos com e sem disfonia, escolhidos de forma aleatória em uma clínica escola. Resultados Nenhum item teve de ser eliminado, já que os respondentes não encontraram dificuldades em marcar suas respostas. Conclusão O Questionário Reduzido de Autorregulação (QRAR) foi traduzido e adaptado cultural e linguisticamente para o português brasileiro e pode ser aplicado, com êxito, em indivíduos com problemas de voz.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To present the translated and linguistic and culturally adapted version of the Short self-regulation Questionnaire (SSRQ) for the Brazilian Portuguese and to check its applicability to patients with dysphonia. Methods The SSRQ is a tool used to evaluate the ability to self-regulate behavior; it has 31 items and generates three scores: total index of individual self-regulation capacity and partial scores for goal setting and impulse control. Each item should be scored by means of a Likert-type 5–point scale; the total score ranges from 29 to 145 points. The original instrument was translated and culturally adapted to Brazilian Portuguese by two English-speaking speech therapists who combined their translations and made linguistic adjustments to compose a single final version. This version was back-translated by a third speech therapist with experience in validation studies and without knowledge of the original instrument. The translation and the back-translation were compared with each other and with the original English version by five speech therapists that reached a consensus on additional changes. In this way, the final version was produced. This was called “Questionário Reduzido de Autorregulação” (QRAR). The QRAR was applied to 45 randomly chosen subjects with and without dysphonia in a teaching clinic. Results No item had to be eliminated, since the respondents did not find it difficult to indicate their answers. Conclusion The “Questionário Reduzido de Autorregulação” (QRAR) has been successfully translated and culturally and linguistically adapted to Brazilian and Portuguese and can be applied to individuals with voice problems.
  • Apresentação de um Protocolo Assistencial para Pacientes com Distúrbios da Deglutição Comunicação Breve

    Borges, Mariana de Sousa Dutra; Mangilli, Laura Davison; Ferreira, Michelli Cristina; Celeste, Letícia Correa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever o processo de implantação de Protocolo Assistencial para os Distúrbios da Deglutição em unidade hospitalar pública de alta densidade tecnológica no Distrito Federal. Método Trata-se de um estudo descritivo do tipo Relato de Experiência com descrição do processo de implantação de Protocolo Assistencial para os Distúrbios da Deglutição em unidade hospitalar pública de alta densidade tecnológica no Distrito Federal. Resultados A implantação do Protocolo consistiu em três etapas de trabalho: Etapa 1 - busca na literatura sobre os procedimentos que caracterizariam as melhores práticas propedêuticas e terapêuticas; Etapa 2 - discussão com equipe multidisciplinar para ajustes necessários à execução da proposta de implantação de um Protocolo Assistencial para os Distúrbios da Deglutição; e Etapa 3 - proposta final do Protocolo Assistencial para os Distúrbios da Deglutição considerando as particularidades do serviço. Conclusão A proposta final do Protocolo Assistencial para os Distúrbios da Deglutição (PADD) apresenta um método sistematizado pré-definido para acompanhar os pacientes com alteração da deglutição de unidades de saúde de alta densidade tecnológica. O PADD propõe-se a favorecer a detecção precoce do distúrbio, a tomada de decisões terapêuticas uniformes, a utilização de métodos propedêuticos e terapêuticos de baixo custo e a auxiliar gestores no processo de avaliar a qualidade do serviço ofertado através da mensuração de indicadores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To describe the implementation process of a Clinical Practice Protocol for Patients with Swallowing Disorders (CPSD) in a public hospital of high technological density in the Federal District of Brazil. Methods This is an Experience Report study which describes the implementation process of a Clinical Practice Protocol for Patients with Swallowing Disorders in a public hospital of high technological density in the Federal District. Results The protocol was implemented in three stages: Stage 1 - literature search on the procedures that characterize the best propaedeutic and therapeutic practices; Stage 2 - discussion with a multidisciplinary team about the adjustments needed to implement the CPSD; and Stage 3 - Final proposal for the protocol implementation considering the particularities of the service. Conclusion The final proposal of the Clinical Practice Protocol for Patients with Swallowing Disorders (CPSD) provides a predefined, systematic method to monitor patients with swallowing disorders in high technological density health facilities. In addition to being inexpensive, the CPSD fosters decision-making, favors early detection of disorders, and assists managers with evaluating the quality of the service offered.
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br