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CoDAS, Volume: 31, Número: 1, Publicado: 2019
  • Transtorno Factício e a Equipe Interdisciplinar: identificação de sinais e fatores de risco Carta Aos Editores

    Pereira, Aline Vianna; Molina-Bastos, Cynthia Goulart; Gonçalves, Marcelo Rodrigues; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de
  • Erros ortográficos e habilidades de consciência fonológica em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico Artigos Originais

    Donicht, Gabriele; Ceron, Marizete Ilha; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar e correlacionar os erros ortográficos presentes nas produções escritas ao desempenho em habilidades de consciência fonológica de crianças em diferentes anos escolares, com desenvolvimento fonológico típico e atípico. Método A amostra foi composta por 50 crianças divididas em dois grupos: com desenvolvimento fonológico típico (GDFT) e com desenvolvimento fonológico atípico (GDFA); estudantes dos anos iniciais (1ª a 5ª séries) de escolarização e idades entre 6:0 e 10:0 anos. As crianças foram submetidas às avaliações fonoaudiológicas e audiológica. Os dados foram tabulados e as análises estatísticas foram realizadas por meio do Coeficiente de Correlação de Spearman. Resultados Em relação ao número de erros ortográficos na escrita, estes foram semelhantes no GDFT e no GDFA, com exceção para os erros contextuais-arbitrários que foram em maior número para o GDFA. Ainda se observou que o número de erros ortográficos de escrita diminuiu com o aumento da escolarização. No que se refere ao desempenho médio em consciência fonológica, o GDFT teve um desempenho melhor que o GDFA em consciência silábica e fonêmica. As crianças de 4ª e 5ª séries apresentaram melhor desempenho em consciência fonológica que as de 1ª a 3ª séries. Conclusão A correlação foi inversamente proporcional entre o desempenho em consciência fonológica e o número de erros ortográficos (aqueles que alteram a estrutura silábica) para ambos os grupos, demonstrando que quanto mais erros deste tipo, menor o desempenho em consciência fonológica silábica, fonêmica e total.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify and correlate the spelling errors present in the written productions to the performance in phonological awareness skills of children in different school years, with typical and atypical phonological development. Methods The sample consisted of 50 children divided into two groups: with typical phonological development (TPD) and with atypical phonological development (APD); students from the early years (1st to 5th grades) of schooling and ages between 6:0 and 10:0 years old. The children were submitted to speech-language and audiological evaluations. Data were tabulated and statistical analyzes were performed using the Spearman Correlation Coefficient. Results In relation to the number of spelling errors in writing, these were similar in the TPD and APD groups, except for the contextual-arbitrary errors that were greater for the APD. Still, it was observed that the number of written spelling errors decreased with the increase in schooling. Concerning the average performance in phonological awareness, the TPD performed better than the APD in syllabic and phonemic awareness. The children of 4th and 5th grades presented better performance in phonological awareness than those in grades 1st to 3rd. Conclusion The correlation was inversely proportional between the phonological awareness performance and the number of spelling errors (those that alter the syllabic structure) for both groups, demonstrating that the more errors of this type, the lower the performance in syllabic, phonemic and total phonological awareness.
  • Oferta de fonoaudiologia e atenção primária em saúde no Brasil: uma análise baseada no desenvolvimento socioeconômico Original Articles

    Rech, Rafaela Soares; Hugo, Fernando Neves; Schmidt, Jeanne Gabriele; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de; Hilgert, Juliana Balbinot

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever a presença de fonoaudiólogos na atenção primária à saúde (APS) no Brasil e sua associação com desigualdades socioeconômicas. Método Estudo transversal com 17.157 serviços de APS em todos os estados brasileiros. Com base no Questionário de Avaliação Externa do NASF utilizou-se o subitem “fonoaudiólogo” para a resposta à pergunta “Que profissionais do NASF apóiam seu serviço de APS?”, além disso utilizou-se dados contextuais (população regional, número de fonoaudiólogos registrados, número de faculdades de fonoaudiologia, IDH da cidade e Índice Gini). Resultados De todos os serviços de APS apoiados pelo NASF, 50,8% (871.317.157) tem o fonoaudiólogo como parte da equipe. A região Sudeste do Brasil tem a maior prevalência de fonoaudiólogo na equipe (57,4%; 5.575). A região Sul tem a menor prevalência (28,9%; 625). A presença do suporte fonoaudiológico é diretamente proporcional ao estrato IDH e ao índice de Gini (médio e alto). Conclusão Existe uma importante limitação na oferta dos serviços fonoaudiológicos públicos no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To describe the presence of speech-language therapists (SLT) in the primary health care (PHC) in Brazil and its association with socioeconomic inequalities. Methods Cross-sectional study with 17,157 PHC services in all Brazilian states. Based on the NASF External Assessment Questionnaire sub-item “speech-language therapist”, which was used to answer the question “What NASF professionals support your PHC service?”, in addition to contextual data (regional population, number of registered SLP, speech therapy college courses, city HDI and Gini Index). Results From all the PHC services supported by NASF, 50.8% (8713/17,157) has SLPs as part of the team. Brazil’s Southeast region has the higher prevalence of SLP at the team (57.4%; 5,575). South Region has the lower prevalence (28.9%; 625). The presence of SLP support is directly proportional to HDI stratum and Gini Index (average and high). Conclusion There is an important limitation of public care to treat communication and swallowing disorders in Brazil.
  • Acoustic Voice Quality Index - AVQI para o português brasileiro: análise de diferentes materiais de fala Artigos Originais

    Englert, Marina; Lima, Livia; Constantini, Ana Carolina; Latoszek, Ben Barsties v.; Maryn, Youri; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a melhor amostra de fala para validação do AVQI para o português-brasileiro; identificar o contexto de fala com melhor correlação perceptivo-acústica e que possui maior acurácia diagnóstica com o AVQI. Método Gravações de 50 sujeitos (disfônicos e vocalmente saudáveis), incluindo: vogal/a/; meses do ano; números (1 a 20) e repetição das frases do CAPE-V. As amostras de fala foram editadas para conter três diferentes durações mais vogal: D1-fala completa; D2-fala com 3s de segmentos sonoros; D3-fala com ponto de corte pré-determinado. Três avaliadores realizaram a análise perceptivoauditiva (APA) das amostras combinadas em 3 contextos seguidos da vogal e deram um único escore do desvio vocal (G:0 a 3). Verificou-se qual estímulo de fala possuía melhor correlação perceptivo-acústica considerando o Gmédio; analisou-se qual estímulo possuía melhor acurácia diagnóstica considerando como presença ou ausência G<0,5 e G<0,68. Resultados A correlação perceptivo-acústica variou de r = 0,482 a r = 0,634 (Correlação de Spearman); números apresentou os valores mais elevados. O AVQI foi altamente específico e pouco sensível. Considerando G<0,5, a melhor sensibilidade e valor da curva ROC foi para frases em D3 (0,578;0,72). Considerando G<0,68, houve boa acurácia diagnóstica para números de 1 a 10 e maior sensibilidade para números de 1 a 20. Conclusão Melhor correlação perceptivo-acústica foi para números, 1 a 10. As frases do CAPE-V produziram melhor acurácia diagnóstica com G<0,5, números apresentou elevada acurácia diagnóstica com G<0,68. Números é bastante usual na clínica brasileira, logo, sugere-se seu uso para validação e análises do AVQI.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study aimed to verify the best speech material for the AVQI for Brazilian Portuguese language and identify the best validity results between the auditory perceptual judgment (APJ) and the AVQI score on different speech materials. Methods We recorded voice samples of 50 individuals (dysphonic and vocally healthy) of several continuous speech (cs) variants (i.e., months of the year, numbers 1 to 20, and CAPE-V sentences) and attached the vowel /a/ in each case. The recorded samples were edited to three different durations of cs variants plus vowel: D1-total speech material; D2-customized speech material without voiceless parts; D3-pre-defined cut-off point speech material. These samples were submitted to three voice experts who judged the overall voice quality; and the AVQI analysis. AVQI’s precision and concurrent validity were evaluated considering a Gmean threshold of G<0.5 and G<0.68. Results The concurrent validity of AVQI and APJ ranged from r = 0.482 to r = 0.634. Numbers presented higher values for all durations. For G<0.5, the best sensitivity and area under the ROC curve was for CAPE-V sentences at D3 (57.8%; 72%). For G<0.68, numbers 1 to 10 had the best diagnostic accuracy and numbers 1 to 20 had the best sensitivity. Conclusion Numbers from 1 to 10 had the best correlation results between APJ and AVQI. For G<0.5, sentences had the best diagnostic accuracy; while for G<0.68, numbers had the best diagnostic accuracy. Numbers are commonly used in the Brazilian clinic routine. According to the validity results and daily clinical practice in Brazil, we suggest the use of numbers as cs for concatenated voice samples of voice quality assessments.
  • Alterações auditivas na esclerose sistêmica Artigo Original

    Silva, Marília Mendes; Araújo, Roberto Paulo Correia de; Araujo, Fernando Antonio Glasner da Rocha; Valente, Julia de Souza; Corona, Ana Paula

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever as queixas e alterações auditivas em indivíduos com esclerose sistêmica (ES), bem como verificar a evolução do quadro audiológico. Método Trata-se de estudo seccional, com uma fase prospectiva, realizado no período de 2012 e 2015, com pacientes com diagnóstico médico de ES. Foram coletados dados sociodemográficos, ano de início da doença, ano de diagnóstico e subtipo da enfermidade. Posteriormente, foram realizadas a anamnese audiológica, para identificação de queixas e sintomas e para a investigação de realização de audiometria pregressa ao estudo, e, em seguida, a avaliação audiológica básica. Resultados Participaram do estudo 50 indivíduos. Tontura e zumbido foram os sintomas mais frequentes. A perda auditiva foi identificada em 23 (46%) indivíduos, sendo a maioria do tipo sensorioneural, de grau e configurações variáveis. A análise dos limares auditivos obtidos na avaliação audiológica realizada em 2012 e, posteriormente, em 2015 indicou desencadeamento ou progressão da perda auditiva, com piora de 10dB na maioria das frequências avaliadas, sendo mais expressiva nas frequências agudas. Conclusão Elevada frequência de queixas e alterações auditivas em indivíduos com ES e desencadeamento e/ou progressão da perda auditiva naqueles que realizaram avaliação audiológica sequencial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Describe hearing complaints and alterations in individuals with systemic sclerosis (SS) and to verify the development of audiological manifestations. Methods This is a cross-sectional study with a prospective phase, conducted in the period from 2012 to 2015, with patients with medical diagnosis of SS. Sociodemographic data, year of disease onset, year of diagnosis and disease subtype were collected. Later, audiological anamnesis was performed to identify complaints and symptoms and to investigate the performance of audiometry before the study and, after that, a basic audiological evaluation was conducted. Results Fifty individuals participated in the study. Dizziness and tinnitus were the most frequent symptoms. Hearing loss was identified in 23 (46%) individuals; most of them were of sensorineural type, of variable degrees and configurations. The analysis of hearing thresholds obtained in the audiological evaluation performed in 2012 and, later, in 2015, indicated onset or progression of hearing loss, with aggravation of 10dB in most frequencies evaluated, being more expressive in acute frequencies. Conclusion High rate of hearing complaints and alterations in individuals with SS and onset and/or progression of hearing loss in those who underwent serial audiological evaluation were observed.
  • Atenção ao idoso: percepções e práticas dos Agentes Comunitários de Saúde em uma capital do sul do Brasil Artigo Original

    Paiva, Karina Mary de; Hillesheim, Danúbia; Haas, Patrícia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar as percepções e práticas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) relacionadas às questões fonoaudiológicas, visando integralidade da atenção ao idoso. Método Trata-se de um estudo transversal, descritivo e com realização de inquérito com ACS do município de Florianópolis. Foram abordadas questões referentes às orientações realizadas pelos ACS durante as visitas domiciliares voltadas à promoção da saúde do idoso, que envolviam aspectos fonoaudiológicos (audição, disfagia e voz). Os resultados foram analisados através do programa STATA 11.0. Resultados Participaram desta pesquisa 187 ACS. Dos participantes, 88,24% afirmaram nunca ter recebido capacitação de um profissional da fonoaudiologia. A grande maioria (84,41%) orienta os idosos quanto a questões auditivas, seguidas da disfagia (57,84%) e voz (56,99%). Quanto à capacitação do Programa Capital Idoso, apenas 46,77% referiram ter recebido. Foi encontrada associação entre os ACS do Distrito Sanitário (DS) Norte e maiores relatos quanto a orientações gerais sobre aspectos fonoaudiológicos e maior percepção relacionada a questões auditivas. Conclusão É necessário investir constantemente na formação dos ACS, bem como na capacitação deles por um fonoaudiólogo. A formação destes é de suma importância para o desenvolvimento de um trabalho cada vez mais resolutivo junto à comunidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the perceptions and practices of Community Health Agents (CHAs) related to speech and language pathology issues, aiming at completeness of attention to the elderly. Methods The present work is a transversal and descriptive study, in which questionaries made to the CHAs in the city of Florianópolis were employed. The approach consisted in analysing recommendations given by the CHAs during house attendances for Elderly Health Promotion. Guidance on aspects such as hearing impairment, dysphagia and speech disorders were embraced. The results were analysed with STATA 11.0 program. Results 187 CHAs participated in this study. 88.24% claimed that never received adequate training from a speech therapist. The great majority (84.41%) give guidance to elderly people on hearing impairment, followed by dysphagia (57.84%) and speech disorders (56.99%). Concerning the training provided by Capital Idoso Program, only 46.77% declared to receive. Furthermore, it was found an association linking the Northern Sanitary District’s CHAs to a better perception over hearing impairment and a growing number of reports related to general guidance over the analysed aspects. Conclusion It becomes necessary to provide adequate orientation for CHAs, as well as training by qualified speech therapists. This tutoring represents a matter of great importance in order to achieve a more effective work along with the community.
  • Associação entre anquiloglossia e amamentação Original Article

    Campanha, Silvia Márcia Andrade; Martinelli, Roberta Lopes de Castro; Palhares, Durval Batista

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar associação entre anquiloglossia e amamentação. Método Estudo transversal, realizado em 130 recém-nascidos, em um Hospital Universitário. Foram incluídos recém-nascidos entre um a cinco dias de vida, com Apgar score ≥ 8, em aleitamento materno exclusivo. Participaram da pesquisa apenas recém-nascidos de termo e saudáveis. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Pesquisa com Seres Humanos. A coleta de dados foi realizada pela pesquisadora e por três fonoaudiólogas da equipe, devidamente treinadas e calibradas. Os protocolos aplicados foram: avaliação anatomofuncional do Protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês, o Protocolo de Observação da Mamada da UNICEF e coleta das queixas maternas referentes a dificuldade ou não para amamentar. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística, sendo aplicado o teste Qui-quadrado e teste exato de Fisher, adotando nível de significância de 5%. Resultados Quando correlacionados os dados, a análise estatística demonstrou associação entre anquiloglossia e os itens da categoria de sucção do Protocolo de Observação da Mamada. Encontrou-se também associação entre queixa de dificuldade para amamentar e anquiloglossia. Conclusão Nos primeiros dias de vida, a anquiloglossia está associada com queixa da mãe para amamentar e com a dificuldade de sucção do recém-nascido.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the association between ankyloglossia and breastfeeding. Methods A cross-sectional study was undertaken on 130 newborn infants in exclusive breastfeeding with Apgar score ≥ 8 within the first five days of life. The research was approved by the Ethics Committee on Human Research. The data collection was performed by the researcher and by three trained speech therapists of the team. The protocols applied were the Neonatal Tongue Screening Test from the Lingual Frenulum Protocol for Infants, the UNICEF Breastfeeding Observation Aid, and the collection of maternal complaints related to the difficulty in breastfeeding was also considered. The data were submitted to statistical analysis – chi-square test and Fisher’s exact test, with a significance level of 5%. Results When correlating the data, the statistical analysis revealed an association between ankyloglossia and the items of suckling category of the Breastfeeding Observation Aid. The association between complaint of difficulty in breastfeeding and ankyloglossia was also seen. Conclusion On the first days of life, ankyloglossia is associated with the mother’s breastfeeding complaint and with the newborn’s sucking difficulty.
  • Processamento auditivo (central) em escolares das séries iniciais de alfabetização Artigo Original

    Sartori, Adriana Aparecida Tahara Kemp; Delecrode, Camila Ribas; Cardoso, Ana Claúdia Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Caracterizar e comparar os testes comportamentais do processamento auditivo central de escolares das séries iniciais nas etapas, teste e reteste; e correlacionar as variáveis idade e gênero com os resultados destes testes. Método Estudo coorte, analítico, observacional, longitudinal e prospectivo; desenvolvido em uma escola da rede pública. Compuseram a amostra 36 escolares, subdivididos em dois grupos considerando a escolaridade: G1- 13 crianças do primeiro ano e G2- 23 crianças do segundo ano. Adotaram-se como critérios de inclusão: avaliação audiológica dentro dos padrões de normalidade e estar matriculado no primeiro ou segundo ano do ensino fundamental; e, como critérios de exclusão, presença de alterações neurológicas, cognitivas e comportamentais. A avaliação audiológica e a aplicação dos testes comportamentais do processamento auditivo central ocorreram em dois momentos distintos, com um intervalo de seis meses, denominados etapas teste e reteste. Resultados O teste com maior prevalência de alteração, em ambas as etapas e grupos, foi o Dicótico de Dígitos. Cabe ressaltar que nenhum escolar do G1 e alguns do G2 compreenderam o RGDT na etapa teste e que, mesmo após seis meses, esta dificuldade se manteve nos dois grupos. Na etapa reteste, notou-se melhora significante no desempenho dos escolares de ambos os grupos. Observou-se também, correlação entre a variável idade e o teste dicótico de dígitos na orelha esquerda, em ambas etapas. Conclusão Houve uma alta incidência de alteração nos testes e; se observou melhora no desempenho na etapa reteste, principalmente nos testes de localização sonora, dicótico de dígitos e RGDT.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To characterize and compare behavioral tests of central auditory processing of schoolers of initial grades in two stages, test and retest; and correlate the variables age and gender with the results of these tests. Methods Cohort, analytical, observational, longitudinal and prospective study; developed in a public school. The sample included 36 schoolers, divided into two groups considering the schooling: G1- Thirteen children of first grade and G2- Twenty-three children of second grade. The inclusion criteria were audiological assessment within normality patterns and being enrolled in the first or second year of elementary school and, as exclusion criteria, presence of neurological, cognitive and behavioral disorders. The audiological assessment and application of the behavioral tests of central auditory processing occurred in two different moments, with an interval of six months, called test and retest. Results The test with the highest prevalence of change, in both steps and groups, was Dichotic Digits. It is noteworthy that no schoolers from G1 and some from G2 understood RGDT at the test stage and that even after six months this difficulty remained in both groups. In the retest stage, a significant improvement was noticed in the schoolers’ performance of both groups. It was still noticed a correlation between the age variable and dichotic digits test in the left ear in both stages. Conclusion There was a high incidence of alteration in the tests and, a performance improvement was noticed in the retest stage, mainly in the tests of sound localization, dichotic digits and RGDT.
  • Relação entre fluência de leitura oral e compreensão de leitura Artigo Original

    Martins, Maíra Anelli; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Relacionar o desempenho na fluência de leitura oral com a compreensão de leitura de escolares do Ensino Fundamental I. Método Participaram deste estudo 97 escolares, distribuídos em três grupos: Grupo I (GI): composto por 32 escolares do 3º ano; Grupo II (GII): composto por 28 escolares do 4º ano; e Grupo III (GIII): composto por 37 escolares do 5º ano. A leitura oral de um texto foi gravada e analisada, observando-se as pausas realizadas pelos escolares, percebidas auditivamente por juízes, medidas a velocidade de leitura, por meio do número de palavras lidas corretamente, e realizada também a avaliação da compreensão de leitura. Resultados Para os escolares do Grupo I e III, o desempenho na compreensão foi relacionado com os escores de palavras lidas corretamente por minuto, o que não ocorreu com os escolares do Grupo II. O GII e GIII apresentaram relações negativas não significantes entre o número de pausas e a compreensão. Conclusão Os dados demonstraram que a taxa de leitura oral tem relação com a compreensão de leitura, entretanto, o número de pausas não demonstrou diferenças significantes em relação à compreensão de leitura para a maior parte dos anos escolares analisados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Relate oral reading fluency performance to reading comprehension in students of the Elementary School. Methods The study included 97 students, distributed in three groups: Group I (GI): composed by 32 students from 3rd grade level; Group II (GII): composed by 28 students from 4th grade level and Group III (GIII): composed by 37 students from 5th grade level. The oral reading of a text was recorded and analyzed observing the pauses made by the students, auditory perceived by judges, speed reading measured by the number of words correctly read and reading comprehension assessment. Results Students of Group I and III presented relation between reading comprehension and number of words correctly read per minute, which did not occur with the students from Group II. The GII and GIII showed negative relation, not significant between the number of pauses and reading comprehension. Conclusion The data showed that oral reading rate is related to the reading comprehension, however, the number of pauses showed no significant differences between reading comprehension for most grade level analyzed.
  • Avaliação da compreensão leitora: efeito da ordem de aplicação das tarefas Original Article

    Jordão, Natália; Kida, Adriana de Souza Batista; Aquino, Danielle Dutenhefner de; Costa, Mariana de Oliveira; Avila, Clara Regina Brandão de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Estudar a influência da resposta a questões sobre o desempenho na tarefa de reconto após leitura realizada por escolares com e sem dificuldades de leitura. Método Foram agrupados 40 escolares do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental segundo a presença (Grupo Pesquisa-GP) ou ausência (Grupo Controle-GC) de alteração na compreensão leitora: GP-r e GC-r - 20 escolares (10 de cada grupo) que responderam a questões abertas e depois recontaram oralmente o texto lido. A análise quantificou no reconto: total de ideias centrais, detalhe e inferências; enlaces e classificou o padrão de compreensão leitora (3-0) do melhor para o pior desempenho. As questões abertas computaram um ponto para cada acerto. Resultados Questões abertas favoreceram apenas o desempenho de bons leitores no reconto. Melhor desempenho foi identificado para GC-r quando considerados os enlaces de segundo nível (U=50.50, p=0.155); total de enlaces (U=23.00, p=0.038) e de padrão do reconto (U=24.50, p=0.039). Estratégias de monitoramento de leitura são laboriosas e tendem a ser menos utilizadas por escolares com dificuldades de leitura. Isso porque essas estratégias competem diretamente com as habilidades de baixa ordem na leitura (decodificação e processamento da microestrutura). Conclusão O desempenho de escolares sem queixas em tarefa de reconto após leitura melhorou quando precedida por respostas a questões abertas, possivelmente por causa das estratégias de automonitoramento da compreensão, que permitiram melhor entendimento das relações entre as ideias retidas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the influence of order of reading tasks application on the reading comprehension performance by students with and without reading difficulties. Methods 40 students (4th and 5th grade) were classified according to the presence (Research Group-RG) or absence (Control Group-CG) of reading difficulties. RG-r and CG-r – 20 students (10 for each group) who retold the read text and responded to open-ended questions; RG-q and CG-q – 20 students (10 for each group) who responded to open-ended questions and then retold the read text. The analysis quantified the main idea, details and inferences retold, causal links and retelling reference standard (3-0) was also established from the best to the worst performance. Open-ended questions received one point for each correct answer. Results Open-ended questions influenced only the retelling performance of good readers. A better performance of CG-q was noted for the number of second level links retold (U=50.50, p=0.155), total of links retold (U=23,00, p=0.038) and retelling reference standard (U=24.50, p=0.039). Reading-monitoring strategies are laborious and tend to be less used by students with reading difficulties. This is because these compete directly with low-level skills (decoding and microstructure processing), losing efficiency or being abandoned in the very course of reading. Conclusion There was improvement on the retelling performance of students without reading difficulties when this task was preceded by the open-ended questions, possibly because of the use of monitoring strategies that allowed a better understanding of the link between the retained ideas, improving links and retelling reference standard.
  • Percepção de cuidadores de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo quanto ao perfil comunicativo de seus filhos após um programa de orientação fonoaudiológica Artigo Original

    Balestro, Juliana Izidro; Fernandes, Fernanda Dreux Miranda

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar a percepção de cuidadores de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo quanto ao perfil funcional da comunicação de seus filhos em três momentos, antes e após as orientações. Método Cuidadores de 62 crianças com diagnóstico de TEA participaram deste estudo, divididos em três grupos de intervenções. Todas as intervenções incluíram um programa com cinco sessões de orientação mensais pré-estabelecidas para fornecer informações sobre o desenvolvimento da comunicação e incentivar atividades práticas de comunicação na vida diária. No G1, os cuidadores receberam o programa de orientação em grupo e as crianças receberam terapia fonoaudiológica individual. No G2, os cuidadores receberam as mesmas orientações do programa, mas individualmente, e seus filhos receberam terapia individual. O G3, composto por cuidadores de crianças que aguardavam atendimento fonoaudiológico em lista de espera, recebeu orientação em grupo. Todos os cuidadores responderam ao Perfil de Comunicação Funcional-Checklist (PFC-C) em três momentos: marco zero, cinco e oito meses. Resultados No PFC-C os pais relataram aumento na ocorrência dos meios gestual, vocal e verbal em todos os grupos, para expressar as funções comunicativas interpessoais, exceto no G2. Nas funções comunicativas não interpessoais, houve diminuição da ocorrência do meio comunicativo gestual, aumento do meio verbal, sem diferença estatística entre os grupos. Quanto ao meio vocal, não houve diferença ao longo do tempo. Conclusão As orientações de comunicação para cuidadores de crianças com TEA contribuíram para a compreensão do processo comunicativo em diferentes situações, por meio da detecção de diferenças em sua percepção quanto à funcionalidade da comunicação de seus filhos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the perception of caregivers of children with Autism Spectrum Disorder regarding the functional profile of their children's communication in three moments, before and after the guidelines. Methods Caregivers of 62 children diagnosed with ASD (AUTISM SPECTRUM DISORDER) participated in this study, divided into three groups of interventions. All interventions included a program with five pre-set monthly orientation sessions to provide information on the development of communication and encourage practical communication activities in daily life. In G1 (group 1), the caregivers received the group orientation program, and the children received individual speech therapy. In G2 (group 2), caregivers received the same program orientations but individually, and their children received different treatment. G3 (group 3), composed of caregivers of children waiting for speech-language pathology on the waiting list, received group guidance. All caregivers answered the Functional Communication Checklist (PFC-C) in three moments: baseline, five and eight months. Results In the PFC-C the parents reported an increase in the occurrence of gestural, vocal and verbal means in all groups, to express interpersonal communicative functions, except in G2. In non-interpersonal communicative functions, there was a decrease in the occurrence of the gestural communicative environment, an increase in the verbal climate, with no statistical difference between the groups. As for the vocal climate, there was no difference over time. Conclusion Communication guidelines for caregivers of children with ASD (AUTISM SPECTRUM DISORDER) (Autism Spectrum Disorder) contributed to the understanding of the communicative process in different situations, by detecting differences in their perception of the communication functionality of their children.
  • Ampliação e validação do protocolo de avaliação miofuncional orofacial para indivíduos com fissura labiopalatina Artigo Original

    Graziani, Andréia Fernandes; Fukushiro, Ana Paula; Marchesan, Irene Queiroz; Berretin-Félix, Giédre; Genaro, Katia Flores

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Realizar a ampliação, validação de conteúdo, critério e construto de um protocolo de avaliação miofuncional orofacial para indivíduos com fissura labiopalatina e definir parâmetros de avaliação para a utilização do instrumento. Método A ampliação do instrumento foi realizada com base no protocolo MBGR; os itens, subitens e possibilidades de respostas do instrumento ampliado foram analisados quanto à clareza por sete examinadores para a validação do conteúdo. Parâmetros de avaliação para a utilização do instrumento foram estabelecidos a fim de minimizar a subjetividade. Quatro examinadores compararam os aspectos do protocolo aos de outro instrumento para a validação de critério, e a validação de construto foi realizada comparando os resultados pré e pós-tratamento cirúrgico do avanço da maxila. Aplicou-se o Índice de Validação do Conteúdo e os testes Kappa, Correlação de Spearman e Wilcoxon para as validações. Resultados Foram acrescentados os aspectos da avaliação da mobilidade, tonicidade e sensibilidade ao protocolo; na validação do conteúdo, 72% dos itens foram classificados como muito claro e 28%, como claro; construiu-se um manual com parâmetros de avaliação para todos os itens e subitens do protocolo. A concordância interexaminadores apresentou-se moderada. Na comparação dos protocolos, para a validação de critério, foi observada boa relação entre eles. Para a validação do construto, o protocolo demonstrou ser capaz de identificar resultado de tratamento após a realização do tratamento. Conclusão O protocolo foi ampliado e considerado validado em sua totalidade: conteúdo, critério e construto, e estabelecidos parâmetros de avaliação para a sua utilização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To perform the expansion, validation of the content, criterion and construct of an orofacial myofunctional assessment protocol for individuals with cleft lip and palate; and to define evaluation parameters for the instrument use. Methods The expansion of the instrument was performed based on the MBGR protocol; the items, sub items and possibilities of answers of the amplified instrument were analyzed for their clarity by seven examiners for the content validation.. Assessment parameters were developed for the use of the instrument in order to minimize the subjectivity. Four examiners compared the aspects of the protocol to those of another instrument for the criterion validation, and the construct validation was performed comparing the results of pre and post orthognathic surgery treatment. The Content Validation Index and the Kappa, Spearman and Wilcoxon Correlation tests were applied for the validations. Results The mobility, tonicity and sensitivity aspects of the evaluation were added to the protocol and at content validation, 72% of the items were classified as very clear and 28% as clear. A manual with assessment parameters for all items and sub items of the protocol was constructed. The inter-examiner agreement was moderate. In the comparison of the protocols, for the validation of the criterion, a good relation among them was observed. For the validation of the construct the protocol was able to identify outcome after the treatment. Conclusion The protocol was expanded and considered validated in its entirety: content, criterion and construct, and evaluation parameters for its use were established.
  • Validity and features of spontaneous speech in acute aphasia as evaluated with the Brief Aphasia Evaluation: is fluent aphasia more severe than nonfluent aphasia? Original Article

    Vigliecca, Nora Silvana

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Explorar la relación entre los dos componentes del habla espontánea en la Evaluación Breve de la Afasia (EBA) y el resto de la escala, representada por sus tres factores principales: Expresión, Comprensión y Complementario. Método EBA ha demostrado validez y confiabilidad. La evaluación del habla espontánea consta de dos componentes: Grado de Desempeño (puntuación: 0-3) y Tipo de Trastorno (Fluidez (F), Contenido (C), o Mixto (FC)) cuando grado<3. Se estudiaron 67 pacientes con lesión cerebral izquierda y 30 participantes sanos (PS), emparejados demográficamente. Se analizó la correlación entre Grado de Desempeño y los tres factores de EBA y, recodificando 3 como 0 y <3 como 1, la sensibilidad/especificidad del componente para cada factor. Se analizó el efecto de Tipo de Trastorno sobre los tres factores. Resultados 1) Grado de Desempeño: Se observaron correlaciones de 0,84 (Expresión), 0,81 (Comprensión), y 0,76 (Complementario), con una sensibilidad y especificidad ≥ 78% para cualquier factor; 2) Tipo de Trastorno: El desempeño disminuyó significativamente desde FC a C y desde C a F en Expresión (FC<C<F); desde FC a C y desde FC a F también en Comprensión y Complementario; desde los pacientes con cualquier tipo de trastorno a PS. Conclusión Grado de Desempeño fue un indicador relevante de la afasia por su consistencia con dimensiones válidas y comprensivas de trastornos agudos del lenguaje. Se observó una diferencia de grado entre F y C, siendo F un trastorno más leve, vale decir, los problemas de fluidez fueron menos severos que los de evocación o anomia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To explore the relationship between the two components of spontaneous speech in the Brief Aphasia Evaluation (BAE) and the rest of the scale represented by its three main factors: The Expression, Comprehension, and Complementary factors. Methods BAE has proven validity and reliability. The evaluation of spontaneous speech in this scale comprises two components: Performance Rank (score: 0-3) and Type of Disorder (Fluency [F], Content [C], or Mixed [FC]) when rank < 3. Sixty-seven patients with left brain damage and 30 demographically matched healthy participants (HP) were studied. It was analyzed the correlation between Performance Rank and the three BAE factors and, recoding 3 as 0 and < 3 as 1, the sensitivity/specificity of this component for each factor. The effect of Type of Disorder on the three factors was analyzed. Results 1) Performance Rank: Correlations of 0.84 (Expression), 0.81 (Comprehension), and 0.76 (Complementary) were observed, with a sensitivity and specificity ≥ 78% for any factor; 2) Type of Disorder: The performance significantly decreased from FC to C and from C to F in Expression (FC < C < F), from FC to C and from FC to F also in Comprehension and Complementary, from patients with any type of disorder to HP. Conclusion Performance Rank was a relevant indicator of aphasia by its consistency with valid and comprehensive dimensions of acute language impairments. A degree difference between F and C was observed, being F a milder disorder; i.e., fluency problems were less severe than retrieval or anomia ones.
  • Perfil e reabilitação fonoaudiológica de pacientes com câncer de laringe Artigo Original

    Figueiredo, Isabel Cristina; Vendramini, Silvia Helena Figueiredo; Lourenção, Luciano Garcia; Sasaki, Natália Sperli Geraldes Marin dos Santos; Maniglia, José Vitor; Padovani Junior, João Armando; Raposo, Luiz Sergio; Santos, Maria de Lourdes Sperli Geraldes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo descrever o perfil clínico e sociodemográfico e o desfecho da reabilitação fonoaudiológica de pacientes com câncer de laringe. Método estudo transversal com 204 pessoas atendidas entre 1989 e 2015. A associação entre desfecho da fonoterapia e variáveis de caracterização sociodemográfica e clínicas foi verificada por técnicas univariadas e multivariadas. Resultados prevalência do gênero masculino (95,10%), 60 anos ou mais (53,43%), ensino fundamental (77,37%), setor de serviços (44,12), tabagistas e etilistas (81,63%); estágio T3 (30,4%), ausência de nódulos (72,00%) e de metástase (85,6%). O procedimento terapêutico mais frequente foi a laringectomia total ou parcial (69,61%). Houve associação da escolaridade, estágio da doença, hábitos e procedimento terapêutico com desfecho da fonoterapia (p<0,001). Conclusão fatores sociodemográficos e clínicos podem interferir no prognóstico da reabilitação vocal de pessoas com câncer de laringe. A otimização e diversificação de novos procedimentos terapêuticos são desafios na reabilitação fonoaudiológica destas pessoas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to describe the clinical and sociodemographic profile and analyze the voice rehabilitation outcomes of patients with laryngeal cancer. Methods cross-sectional study with 204 individuals with laryngeal cancer treated between 1989 and 2015. The variables describing the patients’ profile were presented in absolute values (n) and percentage (%). The association between the speech-language therapy outcome and the sociodemographic and clinical characterization variables was verified by means of uni- and multivariate techniques. Results 95.1% of the patients are male; 53.43% are aged 60 or more; 77.37% have elementary education; 44.12% are in the service industry; 81.63% smoke and consume alcohol; 30.4% are stage T3. Absence of nodules was found in 72.00%, and of metastasis, in 85.6% of patients. The most frequent therapeutic procedure was complete or partial laryngectomy (69.61%). There was an association among education, disease stage, habits, and therapeutic outcome with speech-language therapy (p<0.001). Conclusion Several causes can affect the prognosis of vocal rehabilitation in patients with laryngeal cancer. Optimization and diversification of new therapeutic procedures are challenges for these patients’ speech-language rehabilitation.
  • Efeito da levodopa na mecânica coclear e no sistema auditivo eferente de indivíduos com doença de Parkinson Comunicação Breve

    Lopes, Marcia da Silva; Melo, Ailton de Souza; Corona, Ana Paula; Nóbrega, Ana Caline

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar o efeito da levodopa na dinâmica coclear, bem como na via eferente olivococlear medial de indivíduos com doença de Parkinson idiopática (DP). Método Indivíduos com e sem DP, acompanhados em um hospital universitário, realizaram a pesquisa das emissões otoacústicas por produto de distorção (EOAPD) e do efeito inibitório das EOAPD (EIEOA) na presença de ruído contralateral. Foram estabelecidas as medidas de correlação entre os resultados das EOAPD e do EIEOA com estágio Hoehn&Yahr (H&Y), dose diária de levodopa e tempo de diagnóstico da DP. Além disso, as medidas eletroacústicas foram comparadas entre os indivíduos sem DP e com DP, estratificados de acordo com a dose de levodopa administrada diariamente. Resultados Foi identificada correlação fraca e negativa entre a amplitude das EOAPD com a dose diária de levodopa e correlações positivas, de força moderada e fraca, entre o EIEOA com a dose diária de levodopa e o tempo de diagnóstico da DP, respectivamente. A amplitude das EOAPD foi maior nos indivíduos com DP em uso de levodopa ≤ 600 miligramas quando comparada à de indivíduos sem DP e com DP, em uso de dose superior. Já o EIEOA foi menor nos indivíduos em uso de doses ≤ 600 miligramas, quando comparado aos demais grupos. Conclusão Doses diárias de levodopa iguais ou inferiores a 600 mg/dia aumentam as respostas mecanotransdutoras cocleares nas frequências de 2 e 3 kHz, enquanto que a ação dos sistemas eferentes olivococleares é reduzida nesta região.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate the effect of levodopa on cochlear dynamics and on the medial olivocochlear efferent pathway of idiopathic Parkinson's disease (PD) individuals. Methods Individuals with and without PD, followed at a University Hospital, were submitted to Distortion Product Otoacoustic Emissions (DPOAE) and DPOAE Inhibitory Effect (OAEIE) in the presence of contralateral noise. Correlation measures between DPOAE and OAEIE results with Hoehn&Yahr (H&Y) stage, daily dose of levodopa and PD diagnosis period were established. Furthermore, electroacoustic measures were compared between individuals without and those with PD, stratified by dose of levodopa daily administered. Results Weak negative correlation between DPOAE amplitude and daily dose of levodopa was found, as well positive correlations between EIEOA with daily dose of levodopa and time of PD diagnosis, respectively. Higher DPOAE amplitude was found in individuals with PD using daily doses of levodopa ≤ 600 milligrams when compared to individuals without PD and those with PD using higher doses. EIEOA was lower in individuals using doses ≤ 600 milligrams, when compared to the other groups. Conclusion Daily doses of levodopa up to 600 mg / day increase the cochlear mechanical-transducer responses in 2 and 3 kHz frequencies, while the action of olivocochlear efferent systems is reduced in this region.
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