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CoDAS, Volume: 34, Número: 4, Publicado: 2022
  • Repetição de estímulos âncoras e natureza das amostras vocais no julgamento perceptivo-auditivo realizado por estudantes de fonoaudiologia Artigo Original

    Bispo, Noemi de Oliveira; Yamasaki, Rosiane; Padovani, Marina Martins Pereira; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Verificar o efeito da repetição de estímulos âncoras no julgamento perceptivo auditivo do desvio vocal predominante realizado por estudantes de fonoaudiologia; analisar a relação entre o número de dimensões vocais dos estímulos sonoros e a acurácia; e investigar a relação entre o desvio vocal predominante e a acurácia. Método Participaram da pesquisa 54 estudantes de fonoaudiologia, divididos em: Grupo Com Repetição - GCR com 28 alunos; e Grupo Sem Repetição - GSR, 26 alunos. A amostra vocal consistiu de 220 vozes humanas disfônicas, vogal /ε/. O GCR escutou três estímulos âncoras, uma voz rugosa, uma soprosa e uma tensa, no início da tarefa e a cada 20 vozes. O GSR escutou os estímulos âncoras somente no início da tarefa de avaliação. Estas classificações foram comparadas com respostas referências produzidas por 3 fonoaudiólogas experientes. Analisamos a acurácia e a confiabilidade intra e interavaliadores, a correlação entre número de dimensões vocais e acurácia e a relação entre desvio vocal predominante e acurácia. Resultados Os grupos tiveram desempenhos semelhantes na acurácia do desvio vocal predominante. A confiabilidade intra e interavaliadores foi discretamente maior no GCR. A acurácia dos alunos foi inversamente proporcional ao número de dimensões vocais presentes nos estímulos. O desvio vocal de maior acurácia foi a soprosidade, e a de menor, a tensão. Conclusão A repetição dos estímulos âncoras melhorou a confiabilidade dos estudantes, mas não se mostrou efetiva na acurácia da classificação do desvio vocal predominante. O número de dimensões vocais nos estímulos sonoros interferiu na acurácia dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Verify the effect of anchor repetition in the perceptual auditory judgement of the type of vocal deviation performed by speech-language pathology (SLP) students; analyze the correlation between the amount of different vocal dimensions in the same stimuli and accuracy; investigate the correlation between type of vocal deviation and accuracy. Methods 54 SLP students were divided in two groups: Group with repetition (GwR), 28 students; and, Group with no repetition (GnR), 26 students. The analyzed sample counted with 220 dysphonic human voices, vowel /ε/. The GwR heard three anchor stimuli before the judgement and every 20 voices during the assessment. The GnR heard the anchor only before beginning the judgement. The anchor stimuli counted with one rough, one breathy and one strain voice. These classifications were compared with reference judgements from three expert SLPs. The intra and inter-rater reliability, the correlation between the amount of different vocal dimensions in the same stimuli and type of vocal deviation with accuracy were assessed. Results The accuracy between type of deviation was similar among groups. The GwR presented slightly higher intra and inter-rater reliability. The student’s accuracy was inversely proportional to the amount of different vocal dimensions in the stimuli. Breathiness presented the highest accuracy and strain presented the lowest accuracy. Conclusion The repetition of anchor stimuli improved intra and inter-rater reliability. However, it was not effective in the accuracy of the type of vocal deviation. The amount of different vocal dimensions in the stimuli have influence in the students’ accuracy.
  • Suplementação com açaí (Euterpe Oleracea Martius) para o tratamento do zumbido crônico: efeitos na percepção, níveis de ansiedade e biomarcadores de metabolismo oxidativo Artigo Original

    Oppitz, Sheila Jacques; Garcia, Michele Vargas; Bruno, Rúbia Soares; Zemolin, Cleide Monteiro; Baptista, Bruna Olegário; Turra, Bárbara Osmarin; Barbisan, Fernanda; Cruz, Ivana Beatrice Mânica da; Silveira, Aron Ferreira da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar os efeitos da suplementação antioxidante com extrato de açaí no incômodo com o zumbido crônico e a relação com os níveis de ansiedade e metabolismo oxidativo, não excluindo a sobreposição de enfermidades. Método Ensaio clínico, randomizado, controlado por placebo. Participaram 30 indivíduos, com média de 50,5 anos, 14 do sexo masculino e 16 do feminino, com limiares auditivos normais ou perda auditiva sensorioneural até grau leve bilateralmente, divididos em dois grupos: Grupo Placebo (sem ativo) e Grupo Açaí (100mg de extrato de açaí). Aplicaram-se os seguintes procedimentos antes e após três meses dos tratamentos: Tinnitus Handicap Inventory (THI), Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e amostras de sangue para avaliação de biomarcadores de estresse oxidativo (Peroxidação Lipídica e Carbonilação de proteínas). Resultados Houve redução do incômodo do zumbido para o grupo açaí, verificado por meio do THI (p=0,006). Diferenças significativas foram constatadas na pontuação dos sintomas comuns para os quadros de ansiedade no grupo placebo (p=0,016) porém, o mesmo não foi observado para os biomarcadores de metabolismo oxidativo, apesar de haver uma diminuição dos valores pós-tratamento para os grupos. Conclusão A suplementação antioxidante oral, com extrato de açaí, manifestou efeitos favoráveis no zumbido, reduzindo o desconforto com o sintoma, independente da etiologia de base, podendo ser considerada uma modalidade de tratamento. Entretanto, o efeito dessa suplementação nos sintomas de ansiedade e em biomarcadores de estresse oxidativo precisa de maior investigação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the effects of antioxidant supplementation with açaí extract on the discomfort with chronic tinnitus and the relationship with the levels of anxiety and oxidative metabolism, not excluding the overlap of diseases. Methods Randomized, placebo-controlled clinical trial. 30 individuals participated, with an average of 50.5 years, 14 males and 16 females, with normal hearing thresholds or sensorineural hearing loss up to mild degree, divided into two groups: Placebo Group (without active) and, Açaí Group (100mg of açaí extract). The following procedures were applied before and after three months of treatments: Tinnitus Handicap Inventory (THI), Beck's Anxiety Inventory (BAI) and blood samples for evaluation of oxidative stress biomarkers (Lipid Peroxidation and Protein Carbonylation). Results There was a reduction in the discomfort of tinnitus for the açaí group verified through THI (p = 0.006). Significant differences were found in the score of common symptoms for anxiety disorders in the placebo group (p = 0.016), however, the same was not observed for oxidative metabolism biomarkers, although there was a decrease in post-treatment values for all groups. Conclusion Oral antioxidant supplementation, with açaí extract, showed favorable effects on tinnitus, reducing discomfort with the symptom, regardless of the underlying etiology, and can be considered a treatment modality. However, the effect of this supplementation on anxiety symptoms and oxidative stress biomarkers needs further investigation.
  • Qualidade de vida em voz e sintomas emocionais pré e pós-tireoidectomia Artigo Original

    Oliveira, Gustavo Batista de; Oliveira, Thais Jejesky de; Santos, Marco Homero de Sá; Rocha, Ricardo Mai; Guimarães, Michelle Ferreira; Azevedo, Elma Heitmann Mares

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Correlacionar a qualidade de vida em voz e sintomas de ansiedade e depressão pré e pós-tireoidectomia. Método Estudo observacional, longitudinal, prospectivo e quantitativo. Participaram 20 pacientes, com média de idade de 54 anos, submetidos à tireoidectomia, ao exame visual laríngeo e aos questionários Qualidade de Vida em Voz e Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão nos momentos: pré-operatório, 1 semana e 3 meses pós-tireoidectomia, com maior prevalência do sexo feminino (85%; n=17) e de tireoidectomia parcial (70%; n=14). Resultados Não houve diferença estatística quanto à qualidade de vida em voz entre os momentos, porém observaram-se menores escores no pré-operatório, com destaque para o domínio físico. Houve traço leve de ansiedade no pré-operatório com redução após 1 semana e aumento pós três meses. Houve correlação negativa moderada entre o domínio físico do QVV e a subescala de ansiedade e o escore total da HADS pós 1 semana e entre o domínio total do QVV com o escore total da HADS pós 1 semana, correlação negativa fraca entre o domínio total do QVV e a subescala de ansiedade da HADS pós 1 semana e o escore total da HADS pós 3 meses. Conclusão Os pacientes avaliados neste estudo autopercebem sua qualidade de vida relacionada à voz como positiva. Traços leves de ansiedade foram identificados, com redução no pós-operatório uma semana e aumento pós três meses. A autopercepção de melhor qualidade de vida em voz no pós-operatório relaciona-se, de forma fraca, com a redução dos níveis de ansiedade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To correlate voice-related quality of life, anxiety, and depression symptoms pre- and post-thyroidectomy. Methods Observational, longitudinal, prospective, and quantitative study. Twenty patients participated in the study, with a mean age of 54 years, who underwent thyroidectomy, laryngeal visual examination, and the Voice-Related Quality of Life and Hospital Anxiety and Depression Scale questionnaires at different times: preoperative, 1 week and 3 months post-thyroidectomy, with a higher prevalence of females (85%; n=17) and partial thyroidectomy (70%; n=14). Results There was no statistical difference in voice quality of life between the moments, but lower preoperative scores were observed, especially in the physical domain. We observed a slight trace of anxiety in the preoperative period, with a reduction after 1 week and an increase after 3 months. There was a moderate negative correlation between the physical domain of QVV and the anxiety subscale and the total HADS score after 1 week and between the total domain of QVV with the total HADS score after 1 week, weak negative correlation between the total domain of QVV and the HADS anxiety subscale after 1 week and the total HADS score after 3 months. Conclusion The patients evaluated in this study self-perceived their voice-related quality of life as positive. Mild anxiety traits were identified, with a reduction after one week postoperatively and an increase after three months. The self-perception of better voice-related quality of life in the postoperative period is weakly related to the reduction of anxiety levels.
  • Leitura de palavras e pseudopalavras em adultos jovens: um estudo de rastreamento ocular Artigo Original

    Marchezini, Fernanda; Claessens, Peter Maurice Erna; Carthery-Goulart, Maria Teresa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar e caracterizar o comportamento oculomotor durante a leitura de pseudopalavras e palavras do português brasileiro caracterizadas quanto à frequência, extensão e regularidade e verificar sua relação com o desempenho em testes neuropsicológicos. Método 21 alunos universitários com média de idade de 20,9 anos realizaram a Tarefa de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TLPP) da Bateria Anele, além de testes de fluência verbal e de memória operacional fonológica. Foram estudados os padrões de duração da primeira fixação do olhar no estímulo, duração total das fixações no estímulo e a taxa de refixações (taxa de retornos ao estímulo). Resultados A duração da primeira fixação e a duração total das fixações foram significativamente menores para palavras em relação às pseudopalavras, bem como a duração total das fixações foi menor para palavras frequentes e curtas. Também foram encontradas interações significativas entre o desempenho na fluência verbal e a duração da primeira fixação. Conclusão Nossos resultados demonstram a aplicabilidade do rastreador ocular para avaliar a leitura no nível da palavra no Português Brasileiro. O rastreador ocular pode ser um instrumento adicional na investigação de transtornos de leitura do desenvolvimento e adquiridos, podendo auxiliar na detecção de dificuldades de leitura a partir da análise de diferenças do comportamento oculomotor entre leitores fluentes e não-fluentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate and characterize the oculomotor behavior during the reading of words and pseudowords in Brazilian Portuguese organized by frequency, length and regularity and verify its association with performance on neuropsychological tests. Methods 21 university students, with a mean age of 20.9 years, were submitted to a word and pseudoword reading task (TLPP) from the Anele Battery, in addition to verbal fluency and phonological working memory tests. The patterns of first fixation duration, gaze duration and rate of refixation were studied. Results The first fixation duration and the gaze duration were significantly lower for words if compared to pseudowords and the gaze duration was also lower for high-frequency and short words. Significant interactions were also found between verbal fluency performance and the first fixation duration. Conclusion Our results demonstrate the applicability of eye tracking to study reading patterns at the word-level in Brazilian Portuguese. The eye tracker can be an additional tool in the investigation of acquired and developmental reading disorders and can assist in the detection of reading difficulties based on comparisons of the oculomotor behavior between fluent and non-fluent readers.
  • Análise de um programa de saúde auditiva infantil ambulatorial: da triagem ao encaminhamento para reabilitação Artigo Original

    Botasso, Kátia de Cássia; Lima, Maria Cecília Marconi Pinheiro; Correa, Carlos Roberto Silveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar as etapas de um programa de saúde auditiva, da triagem ao encaminhamento para reabilitação, segundo os indicadores de qualidade de programas de triagem neonatal. Método Trata-se de um estudo de coorte, observacional e retrospectivo, constituído por todos os neonatos inscritos no Sistema de Informação Municipal de Mogi Mirim/SP, de 2010 a 2016. Além dos dados que constam no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, foram analisados idade do neonato no primeiro teste, resultado dos testes, do diagnóstico e encaminhamento para reabilitação. A análise dos dados foi feita segundo os critérios de indicadores de qualidade das diretrizes de atenção à triagem auditiva neonatal, por meio de programa estatístico. Resultados Participaram 7.800 neonatos e com relação à análise dos indicadores de qualidade do programa foram obtidos os seguintes resultados: 1) Etapa da TAN: 97% de cobertura do primeiro teste; 91% dos neonatos com até 30 dias de vida; 2) Etapa do Diagnóstico: 0,24% encaminhados após falharem no segundo teste; 94,73% de adesão; 13,66% concluíram até os três meses de idade e 3) Etapa da Reabilitação: 100% iniciaram terapia fonoaudiológica imediatamente após o diagnóstico; 20% receberam o aparelho de amplificação sonora individual com até um mês do diagnóstico. Conclusão O programa, realizado em nível ambulatorial, atingiu as recomendações das Diretrizes do Ministério da Saúde com relação à cobertura e idade do primeiro exame, idade da triagem até um mês de vida, encaminhamento para diagnóstico e início da intervenção. Tais resultados só puderam ser obtidos com o apoio institucional do município.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the stages of a hearing health program, from screening to referral for rehabilitation, based on the quality indicators for neonatal screening programs. Methods This is a cohort, observational, retrospective study encompassing all newborns included in the Municipal Information System of Mogi Mirim, São Paulo, from 2010 to 2016. Besides the data present in the Information System on Live Newborns, the newborn’s age at the first test, test and diagnosis results, and referrals for rehabilitation were analyzed, based on the quality indicator criteria recommended by the Neonatal Hearing Screening Care Guidelines, with a statistical program. Results A total of 7,800 newborns participated. The following results were obtained in the analysis of the program quality indicators: 1) Neonatal hearing screening stage: 97% coverage in the first test; 91% of newborns by 30 days old; 2) Diagnosis stage: 0.24% referred after failing the second test; 94.73% adherence; 13.66% confirmed diagnosis by 3 months old; 3) Rehabilitation stage: 100% began speech-language-hearing therapy immediately after the diagnosis; 20% received the hearing aid within 1 month from diagnosis. Conclusion The program, conducted in an outpatient setting, met the recommendations of the guidelines presented by the Ministry of Health concerning the coverage and age at first examination, age at screening up to 1 month old, referral for diagnosis, and beginning the intervention. These results were obtained thanks to institutional support from the municipality.
  • Desvio vocal em indivíduos com sinais e sintomas sugestivos de refluxo laringofaríngeo Artigo Original

    Sartori, Ana Julia; Dewes, Régis; Madazio, Glaucya; Moreti, Felipe; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo verificar e comparar o desvio da qualidade vocal, sintomas vocais e índice de sintomas de refluxo em pacientes com diagnóstico clínico sugestivo de refluxo laringofaríngeo (RLF). Método participaram deste estudo prospectivo 100 indivíduos de ambos os sexos, com faixa etária entre 18 e 60 anos que apresentaram sinais de RLF no exame nasofibrolaringológico. Os participantes responderam ao questionário Índice de Sintomas do Refluxo Faringo-Laríngeo (ISRFL) para determinar presença de sintomas de refluxo e a Escala de Sintomas Vocais (ESV). Tiveram suas vozes gravadas para a avaliação perceptivoauditiva. Foram contatadas três fonoaudiólogas com experiência em voz e manteve-se a de maior confiabilidade. Resultados 100 vozes avaliadas, 34 eram adaptadas e 66 desviadas. O tipo de qualidade vocal predominante foi rugoso e o grau de desvio leve. A média dos escores no ESV e ISRFL dos indivíduos com vozes desviadas foi significativamente maior que no grupo de vozes adaptadas em ambos os protocolos (p<0,01). O sintoma relatado com maior frequência e intensidade, em ambas as avaliações, foi pigarro. Houve diferenças estatisticamente significativas quando analisados os pares dos tipos de qualidade vocal: rugosa-adaptada (p=0,0021) e tensa-adaptada (p=0,0075) no ESV, e rugosa-adaptada (p=0,001) no ISRFL. Conclusão indivíduos com vozes desviadas referiram maior ocorrência de sinais e sintomas vocais relacionadas ao RLF mensurados pela ESV e ISRFL. As inúmeras teorias a respeito da doença não tornam possível uma única conclusão sobre o assunto. São necessários novos estudos na área a fim de auxiliar o profissional no diagnóstico e tratamento do paciente com RLF.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Verify and compare vocal deviation in quality, vocal symptoms and reflux symptom index in patients with clinical diagnosis of laryngopharyngeal reflux (LPR). Methods 100 individuals of both genders participated in this prospective study, aged between 18 and 60 years old, who presented signs of LPR in the nasofibrolaryngological exam. Participants answered the Reflux Symptom Index (RSI) questionnaire to determine the reflux index and the Voice Symptom Scale (VoiSS). Their voices were recorded for the auditory-perceptual assessment. Three speech therapists with voice experience were contacted and the most reliable one was maintained. Results 100 examined voices, 34 were classified as adapted and 66 as deviated. The predominant vocal quality type was rough and a slight degree of deviation. The average score on VoiSS and RSI of individuals with deviated voice is significantly higher than the adapted voice group on both protocols (p<0.01). The symptom reported with most frequency and intensity, in both analyses, was throat clearing. There were statistically significant differences once analyzed the vocal quality types by pairs: rough-adapted (p=0.0021) and tense-adapted (p=0.0075) on VoiSS, and rough-adapted (p=0.001) on RSI. Conclusion Individuals with deviated voice reported higher occurrence of LPR related vocal signals and symptoms measured by VoiSS and RSI. The numerous theories about the disease do not make possible a single conclusion on the subject. Further studies are needed in the area to assist the professional in the diagnosis and treatment of the RLF patient.
  • Sensibilidade e especificidade do Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (SSQ5) na triagem auditiva em adultos Original Article

    Assef, Rejane Abdala; Almeida, Katia; Miranda-Gonsalez, Elisiane Crestani de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar a sensibilidade e especificidade de cinco questões do SSQ em português brasileiro para sua aplicação como triagem auditiva em adultos. Método Participaram 135 adultos com idade de 49,6 anos e escolaridade média de nove anos. Todos foram submetidos à avaliação da audição, e divididos em dois grupos conforme a acuidade auditiva: G1 composto por 66 indivíduos com audiometria normal e o G2 com 69 participantes com audiometria alterada em uma ou em ambas as orelhas. Foram aplicadas as cinco questões do SSQ5 conforme a tradução para o português brasileiro do SSQ49. O nível de significância de p-valor foi definido ≤ 0,05, com intervalo de confiança de 95%. Resultados Indivíduos do G1 são mais jovens e escolarizados (p<0,01). Houve correlação positiva de grau fraco entre escolaridade e a pontuação do SSQ5 apenas no G1. No G2 não houve correlação de idade e escolaridade com o desempenho do SSQ5. A área da Curva Roc da relação entre SSQ5 e média audiométrica foi de 0,854 e o p valor foi <0,001 com limites entre 0,79 e 0,91.A pontuação do SSQ5 foi menor no G2 (p<0,001). O ponto de corte do SSQ5 de maior equilibrio entre a sensibilidade e a especificidade foi de 7,3, equivalente a 80% de acurácia, 81,8% de sensibilidade e 78,3% de especificidade. Conclusão O SSQ5 em português brasileiro mostrou-se apropriado para triagem da perda auditiva em adultos com boa acurácia, sensibilidade e especificidade na detecção da perda auditiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the sensitivity and specificity of 5 questions of the SSQ in Brazilian Portuguese for its application as a hearing screening instrument in adults. Methods A total of 135 adults with a mean age of 49.6 years and education of 9 years took part in the study. All subjects underwent hearing tests and were divided into 2 groups according to hearing acuity: G1 – 66 individuals with normal hearing on audiometric test: and G2 – 69 participants with impaired hearing on audiometric evaluation in one or both ears. The 5 items of the SSQ5, derived from the Brazilian Portuguese version of the SSQ49 were applied. The level of significance was set at a p-value ≤ 0.05, with a 95% confidence interval. Results G1 subjects were younger and higher educated (p<0.01). A weak positive correlation was found between education and SSQ5 score only in G1. In G2, there was no correlation of age or education with SSQ5 performance. The area under the ROC curve (AUC) for the relationship between SSQ5 and audiometric average was 0.854 and p-value was <0.001 with bounds of 0.79 and 0.91. SSQ5 scores were lower in G2 (p<0.001). The cut-off point with optimal balance between sensitivity and specificity was 7.3, yielding 80% accuracy, 81.8% sensitivity and 78.3% specificity. Conclusion The Brazilian Portuguese version of the SSQ5 proved suitable for screening hearing loss in adults, offering good accuracy, sensitivity and specificity for detecting hearing loss.
  • Handicap auditivo e fragilidade em idosos da comunidade Artigo Original

    Campos, Ruana Danieli da Silva; Zazzetta, Marisa Silvana; Orlandi, Fabiana de Souza; Pavarini, Sofia Cristina Iost; Cominetti, Márcia Regina; Santos-Orlandi, Ariene Angelini dos; Jesus, Isabela Thaís Machado de; Gomes, Grace Angélica de Oliveira; Gratão, Aline Cristina Martins; Costa-Guarisco, Letícia Pimenta

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a relação entre o handicap auditivo e fragilidade em idosos residentes da comunidade. Método Estudo transversal realizado com 238 idosos (idade ≥ 60 anos), no ano de 2018. O questionário Hearing Handicap Inventory for the Elderly - Screening version - HHIE-S, foi aplicado para quantificar o handicap auditivo. A fragilidade foi avaliada segundo o Fenótipo de Fragilidade proposto por Fried e colaboradores, utilizando os 5 critérios: perda de peso não intencional, fadiga relatada, redução da força de preensão, redução da velocidade de caminhada e baixa atividade física. A relação entre o handicap auditivo e a fragilidade foi realizada por meio dos Testes Kruskal-Wallis e Spermann. Resultados Maior percepção do handicap auditivo foi verificado nos indivíduos pré-frágeis e frágeis, comparados aos não frágeis. O handicap auditivo apresentou correlação positiva e estatisticamente significante com maiores níveis de fragilidade. Conclusão O handicap auditivo está relacionado a fragilidade em idosos da comunidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the relationship between hearing handicap and frailty in community-dwelling older adults. Methods A cross-sectional study was carried out with 238 older adults (aged ≥ 60 years) in 2018. The Hearing Handicap Inventory for the Elderly – Screening version – HHIE-S was applied to assess the hearing handicap. To assess frailty, the Frailty Phenotype proposed for Fried and co-workers was adopted, objectively evaluating 5 criteria: unintentional weight loss, reported fatigue, reduced grip strength, reduced walking speed and low physical activity. It was investigated whether the hearing handicap were related with frailty using Kruskal-Wallis and Spearman test. Results Worse perception of the hearing handicap was found in pre-frail and frail individuals, compared to non-frail individuals. In addition, hearing handicap showed a positive and statistically significant correlation with frailty. Conclusion Hearing handicap is related to frailty in community-dwelling older adults.
  • Efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua na escrita: um relato de caso de agrafia profunda Relato De Caso

    Ramos, Nathani Cristine do Carmo; Pietrobon, Cláudia Aparecida; Rocha, Ricardo Marcio Garcia; Martini, Luciana Lilian Louzada; Buratto, Luciano Grüdtner; Cera, Maysa Luchesi

    Resumo em Português:

    RESUMO Apresentamos o relato de caso de um participante do sexo masculino, 61 anos, com afasia de condução crônica e agrafia profunda após acidente vascular cerebral isquêmico que recebeu treinamento de escrita sob ditado associado à estimulação transcraniana por corrente contínua. O tratamento consistiu em cinco sessões de 50 minutos de escrita sob ditado com aplicação de 2 mA de estimulação transcraniana por corrente contínua anódica durante 20 minutos sobre o córtex occipitotemporal esquerdo. O participante apresentou melhora na produção escrita de pseudopalavras e de palavras regulares de baixa frequência, via rota fonológica, além de uma pequena melhora na produção de palavras irregulares, via rota lexical. Após o treinamento, houve também pequena melhora da escrita de estímulos não treinados, sugerindo generalização. Na avaliação realizada 5 meses após o término do tratamento, o benefício foi mantido para estímulos processados via rota fonológica. Os resultados são promissores dada a gravidade e cronicidade do caso e sugerem que a estimulação transcraniana por corrente contínua associada à terapia de escrita representa possível alternativa clínica para pacientes com agrafia profunda.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We present the case report of a 61-year-old male participant with chronic conduction aphasia and deep agraphia after ischemic stroke who received training on writing under dictation associated with transcranial direct current stimulation. The treatment consisted of five 50-minute dictation sessions with the application of 2 mA of anodal transcranial direct current stimulation for 20 minutes over the left occipitotemporal cortex. The participant improved his written production of pseudowords and regular low-frequency words, via the phonological route, in addition to a small improvement in the production of irregular words, via the lexical route. After training, there was also a small improvement in writing for untrained stimuli, suggesting generalization. In the assessment carried out 5 months after the end of the treatment, the benefit was maintained for stimuli processed via the phonological route. The results are promising given the severity and chronicity of the case and suggest that transcranial direct current stimulation associated with writing therapy represents a possible clinical alternative for patients with deep agraphia.
  • Equivalência cultural da versão brasileira do protocolo Speech-Specific Reinvestment Scale– SSRS Comunicações Breves

    Rocha, Bruna Rainho; Wong, Andus Wing-Kuen; Ma, Estella Pui-Man; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Realizar a equivalência cultural da versão brasileira da escala SSRS, por meio de sua adaptação cultural e linguística. Método Após tradução da SSRS para o português brasileiro e retro tradução para o inglês, os itens foram comparados com o instrumento original. As discrepâncias existentes foram modificadas por consenso por um comitê de fonoaudiólogos, resultando na Escala de Reinvestimento Específico na Fala – EREF. A EREF tem 39 questões e seis alternativas na chave de resposta: “discordo totalmente”, “discordo”, “discordo ligeiramente”, “concordo ligeiramente”, “concordo” e “concordo totalmente”. A pontuação é a soma das pontuações médias de cada subdimensão da escala, sendo que os itens negativos não entram na contabilidade ou exigem pontuação reversa. Para a equivalência cultural, a EREF foi aplicada em um total de 74 profissionais em exercício de atividade envolvendo comunicação com público, falantes do português brasileiro como primeira língua, com acréscimo da opção “não aplicável” na chave de respostas, para identificação de questões não compreendidas ou não apropriadas para a população alvo e cultura brasileira. Resultados A escala foi inicialmente aplicada em 56 participantes. Treze encontraram dificuldade para o preenchimento de 27 questões. Após a adaptação da tradução das sentenças não compreendidas ou consideradas inapropriadas, a EREF modificada foi aplicada em mais 13 respondentes e não foram encontradas barreiras culturais e/ou conceituais. Conclusão Foi verificada equivalência cultural entre a SSRS e sua versão traduzida para o português brasileiro, a EREF. As próximas etapas para validação da EREF para o Português Brasileiro serão realizadas com a conclusão desta fase.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To present the cross-cultural equivalence of the Brazilian version of the Specific Reinvestment Scale in Speech – SRRS through its cultural and linguistic adaptation. Methods After the SSRS was translated into Brazilian Portuguese, the back-translation was done and the items were compared. Discrepancies were modified by consensus of a committee of SLPs. The SSRS, named “Escala de Reinvestimento Específico na Fala – EREF”, has 39 questions and six alternatives in the answer key: “strongly disagree”, “disagree”, “slightly disagree”, “slightly agree”, “agree” and “strongly agree”. The mean score is computed by the sum of each subdimension. Negative items may not be included in the EREF scoring or need reversed coding process before using them. For cultural equivalence, the EREF was applied to a total of 74 professionals working in an activity involving communication with the public, speakers of Brazilian Portuguese as a first language, with an extra item in the answer key - “not applicable” - to identify issues that might not have been understood or were not appropriate for the target population and Brazilian culture. Results The scale was initially applied to 56 participants, thirteen of whom found it difficult to complete 27 questions. After adaptation of those sentences, the modified EREF was applied to 13 more participants and no further cultural and / or conceptual barriers were found. Conclusion Cultural equivalence between the SSRS and its translated version to Brazilian Portuguese – EREF was verified. The next steps for the EREF validation for Brazilian Portuguese will be carried out.
  • Coaching profissional versus coaching vocal: similaridades e diferenças Comunicações Breves

    Behlau, Mara; Madazio, Glaucya; Pacheco, Claudia; Vaiano, Thays; Badaró, Flávia; Barbara, Marisa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo essa Comunicação Breve descreve coaching/coach profissional e faz um contraponto com o coaching/coach vocal. O objetivo desse artigo é trazer clareza nessas duas apresentações de coaching, contribuindo para o uso correto e diferencial dos termos em questão. Método seis professores de um curso de pós-graduação, fonoaudiólogos e/ou coaches profissionais e/ou coaches vocais reuniram-se e compartilharam suas percepções e experiências em coaching profissional ou vocal e no ensino de estratégias de coaching para profissionais que atuam na área da voz. Um quadro de semelhanças e diferenças entre as duas atribuições, tanto quando ao processo de intervenção como quanto à formação profissional. Resultados seis aspectos fundamentais foram identificados para caracterizar as apresentações de coaching profissional e vocal: credencial, atuação, processo, conhecimento básico, parceria para resultados e título profissional. Conclusão o coaching profissional é um processo estruturado que exige formação certificada, com indivíduos credenciados por associações qualificadas e tem como objetivo facilitar mudanças positivas na vida dos clientes, melhorando a qualidade do pensamento para desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais. Já o coaching vocal é uma função não estruturada, que não exige formação certificada, podendo ser desenvolvida por diversos profissionais da saúde ou pedagogia vocal, com o objetivo de melhorar a performance vocal e/ou comunicativa de indivíduos usuários de voz artística ou não artística, cantada ou falada. Particularmente, quanto ao coaching vocal, sugere-se a manutenção da identificação profissional pela formação acadêmica ou atuação profissional de base, acrescentando-se o termo coach vocal, como qualificador.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This Brief Communication describes the professional coaching/coach counterpointed by the vocal coaching/coach. The aim is to introduce and explain these two coaching perspectives for a correct and specific use of the terms. Methods Six undergraduate professors, speech language pathologists – SLP and/or professional coaches and/or vocal coaches met and shared their perceptions and experiences in professional or vocal coaching and in teaching coaching strategies to professionals working in the voice field. A chart was set encompassing the similarities and differences between the two attributions, both in terms of the intervention process and professional training. Results Six fundamental aspects were identified to characterize the two coaching presentations, both professional and vocal, namely: credentials, performance, process, basic knowledge, partnership for results, and professional title. Conclusion Professional coaching involved a structured process that requires certified training with individuals accredited by qualified associations aiming to facilitate positive changes in clients’ lives and improve for the understanding of how personal and professional skills are developed. Conversely, vocal coaching can be characterized as an unstructured function that does not require accredited training, executable by various health or vocal pedagogy professionals for improving voice and/or communicative performance of artistic or non-artistic individuals , sung or spoken voice users. Particularly regarding vocal coaching, it is suggested that the professional is identified throughout the academic training or basic professional performance, thus adding the term vocal coach as a qualifier.
  • Frequency-Following Response (FFR) em usuários de implante coclear: uma revisão sistemática dos parâmetros de aquisição, análise e resultados Revisão Sistemática

    Venâncio, Leonardo Gleygson Angelo; Leal, Mariana de Carvalho; Hora, Laís Cristine Delgado da; Griz, Silvana Maria Sobral; Muniz, Lilian Ferreira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Caracterizar os parâmetros de aquisição, análise e resultados do exame Frequency Following Response (FFR) em usuários de implante coclear. Estratégia de pesquisa As buscas foram realizadas nas bases Cochrane Library, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Ovid Technologies, PubMed, SciELO, ScienceDirect, Scopus, Web of Science e na literatura cinzenta. Critérios de seleção Foram incluídos estudos sobre o FFR em usuários de implante coclear ou que os comparassem à indivíduos com audição normal, sem restrição de idade. Foram excluídos estudos secundários e experimentais. Não houve restrição de idioma e ano de publicação. Análise dos dados Os dados foram analisados e redigidos de acordo com as etapas do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyse (PRISMA) 2020. Para análise da qualidade metodológica foi utilizado o instrumento Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Checklist for Analytical Cross Sectional Studies. As divergências foram resolvidas por um terceiro pesquisador. Resultados Seis estudos atenderam aos critérios de inclusão. Apenas um estudo foi do tipo comparativo com grupo controle de indivíduos com audição normal. As variações nos parâmetros de aquisição foram comuns e as análises predominaram no domínio do tempo. Usuários de implante coclear apresentaram diferenças nos resultados do FFR quando comparados a indivíduos com audição normal, considerando a literatura existente. A maioria dos artigos teve baixa qualidade metodológica. Conclusão Não existe padronização de um protocolo de aquisição e análise para o FFR em usuários de implante coclear. Os resultados são de alto risco de viés.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To characterize the acquisition parameters, analysis, and results of the frequency-following response (FFR) in cochlear implant users. Research strategies The search was conducted in Cochrane Library, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS), Ovid Technologies, PubMed, SciELO, ScienceDirect, Scopus, Web of Science, and gray literature. Selection criteria Studies on FFR in cochlear implant users or that compared them with normal-hearing people, with no restriction of age, were included. Secondary and experimental studies were excluded. There was no restriction of language or year of publication. Data analysis The data were analyzed and reported according to the stages in the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), 2020. The methodological quality was analyzed with the Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Checklist for Analytical Cross-Sectional Studies. Divergences were solved by a third researcher. Results Six studies met the inclusion criteria. Only one study was comparative, whose control group comprised normal-hearing people. The variations in acquisition parameters were common and the analysis predominantly approached the time domain. Cochlear implant users had different FFR results from those of normal-hearing people, considering the existing literature. Most articles had low methodological quality. Conclusion There is no standardized FFR acquisition and analysis protocol for cochlear implant users. The results have a high risk of bias.
  • Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19 Revisão Crítica Ou Revisão De Escopo

    Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; Anjos, Ana Beatriz Leite dos; Azoni, Cíntia Alves Salgado

    Resumo em Português:

    RESUMO O isolamento físico social ocasionado pela pandemia do COVID-19 trouxe mudanças na realidade educacional mundial. O objetivo deste artigo foi identificar na literatura mundial artigos que relatam os impactos deste isolamento na aprendizagem de crianças e adolescentes da educação básica. Os resultados evidenciaram que, dentre os quatorze estudos analisados, há um alerta para os estudantes em situação de vulnerabilidade social, com pior repercussão em meninas em situação de risco para gestação precoce e sobrecarga de trabalho doméstico, assim como prejuízos acadêmicos em virtude da ausência da alimentação no contexto escolar daqueles que dependem da escola para sobrevivência. Ainda há poucos estudos que direcionam a atenção para estudantes com necessidades educacionais especiais e, no Brasil, não há estudos relacionados à aprendizagem com estudantes da educação básica durante a pandemia da COVID-19.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The social and physical isolation caused by COVID-19 changed the world’s educational reality. This article aimed to identify publications in the world literature that report the impacts of such isolation on the learning process of children and adolescents in elementary education. The results showed that among the fourteen studies analyzed, there is an alert to the students in situations of social vulnerability, with the worse repercussions on girls at risk for early pregnancy and overload of domestic work, as well as academic losses due to the absence of food in the school context of those who depends on the school to survive. There are still few studies that give direction to students with educational special needs and, in Brazil, there are no studies correlating the learning process with elementary education students during the COVID-19 pandemic.
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