Acessibilidade / Reportar erro

QUAL O MELHOR NÍVEL DISTAL DE ATRODESE NA FUSÃO LOMBAR DO PACIENTE COM ESCOLIOSE IDIOPÁTICA DO ADOLESCENTE: L3 OU L4?

RESUMO

Objetivo

Avaliar o alinhamento coronal em pacientes com escoliose idiopática do adolescente com curvas lombares estruturadas submetidos ao tratamento cirúrgico, realizando uma comparação entre o alinhamento coronal no grupo fusionado até L3 e o grupo fusionado até L4.

Métodos

Estudo retrospectivo de coorte. Avaliados pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico com artrodese da curva lombar com alta densidade de parafusos, com pelo menos 6 meses de seguimento. Radiograficamente, foram analisados: alinhamento coronal, altura dos ombros e resultado funcional através do questionário SRS30.

Resultados

Um total de 25 pacientes foram analisados, sendo 23 do sexo feminino e 2 do sexo masculino, com idade média de 15,2 anos (12 a 29 anos) na data da cirurgia. Os pacientes foram subdivididos em dois grupos . Grupo A: níve l distal de fusão em L3. Grupo B nível distal de fusão em L4. O grupo A teve um n total de 15 pacientes e o grupo B um n total de 10 pacientes. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos A e B quando comparados em relação ao alinhamento coronal (equilibrados x não-equilibrados). Entretanto, quando comparados em relação ao valor em milímetros do alinhamento coronal (AC), observou-se menores valores de AC no grupo A, com significância estatística. Não foi observada diferença entre os grupos A e B no que diz respeito ao questionário SRS30.

Conclusões

Os pacientes com escoliose idiopática do adolescente, submetidos à artrodese da curva lombar, têm um melhor alinhamento coronal quando o nível distal de fusão é L3. Nível de evidência III; Estudo Retrospectivo Comparativo (baseado em dados colhidos prospectivamente).

Escoliose; Resultado de Tratamento; Qualidade de Vida; Fusão Vertebral

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br