Acessibilidade / Reportar erro

Resultados de um programa de reabilitação domiciliar para portadores de lombalgia crônica

Objetivo:

Avaliar a influência de um programa de reabilitação domiciliar para portadores de dor lombar crônica por meio da avaliação de força muscular abdominal, mobilidade lombar, atividades diárias e melhora dos níveis de dor. Um objetivo secundário foi avaliar a adesão dos participantes a este programa.

Métodos:

Foram avaliados 99 pacientes divididos em grupo caso (69 pacientes com lombalgia crônica, sem indicação de tratamento cirúrgico) e grupo controle (30 pacientes sem lombalgia), medindo-se os seguintes parâmetros: 1) mobilidade lombar, 2) resistência da musculatura abdominal, 3) dor pela escala visual analógica de dor (EVA), 4) limitação nas atividades diárias (escala de Oswestry). Os pacientes receberam orientação individualizada sobre os exercícios domiciliares, a serem realizados por dois meses. Para a comparação dos grupos "controle" e "caso" foi aplicado o teste não paramétrico de Mann Whitney. Para comparação dos tempos "antes" e "depois" no grupo de pacientes que retornaram, foi aplicado o teste não paramétrico de Wilcoxon.

Resultados:

Dos 69 pacientes que aceitaram participar, 30 concluíram os exercícios orientados no período de dois meses e retornaram para avaliação final. Na avaliação inicial, observou-se diferença significativa (p < 0,05) entre os grupos caso e controle para mobilidade lombar e resistência abdominal. No grupo caso, houve melhora significativa em todos os quesitos avaliados ao término do programa de exercícios.

Conclusão:

O programa de exercícios domiciliar foi eficaz como opção terapêutica para dor lombar. A adesão ao tratamento foi baixa, sendo este seu principal fator limitante.

Dor lombar; Aptidão física; Reabilitação; Tratamento domiciliar; Resultado de tratamento


Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br