Acessibilidade / Reportar erro

Análise das alterações musculoesqueléticas do paciente com dorso curvo postural

OBJETIVO:

Analisar as alterações clínicas e radiográficas do paciente com dorso curvo postural.

MÉTODOS:

Foram estudados 30 pacientes com diagnóstico de dorso curvo postural, sendo 22 do sexo masculino e oito do feminino, com idades entre 10 e 20 anos, encaminhados pelo ambulatório do Grupo de Cirurgia da Coluna da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SP, Brasil. Os pacientes foram submetidos à avaliação da postura, a testes especiais para verificar as retrações musculares e a exame radiográfico para mensurar as curvaturas da coluna vertebral pelo método de Cobb.

RESULTADOS/CONCLUSÃO:

Concluímos que no dorso curvo postural existe um aumento moderado da cifose torácica; as curvaturas lombar e cervical não aumentam como mecanismo compensatório; a cabeça apresenta-se anteriorizada e os ombros anteriorizados e rodados medialmente; as retrações musculares estão presentes nos músculos isquiotibiais, flexores do quadril, peitoral menor e adutores do ombro; a mobilidade da coluna lombar está preservada e não existe relação entre a magnitude da curvatura torácica e a retração dos músculos isquiotibiais.

Dorso; Cifose; Lordose; Postura; Musculoesquelético


Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br