Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação interobservadores do sistema TLICS para o tratamento das fraturas toracolombares

OBJETIVOS:

Avaliar a concordância interobservadores com relação à Classificação TLICS (Thoracolumbar Injury Classification and Severity Score). Além disso, avaliar a confiabilidade, analisando a concordância entre o tratamento indicado pelo sistema TLICS (cirúrgico ou conservador) e o tratamento que cada cirurgião avaliador indicou.

MÉTODOS:

Foram avaliados retrospectivamente exames de imagem e dados clínicos de 22 pacientes com fraturas toracolombares por oito cirurgiões de coluna vertebral. Duas análises principais foram realizadas: a primeira comparando a concordância do sistema TLICS interobservadores e a segunda comparando a concordância entre o tratamento indicado por essa classificação (cirúrgico ou conservador) e o tratamento que cada cirurgião indicou - com base em sua experiência pessoal e na classificação de escolha.

RESULTADOS:

Utilizando os parâmetros de Landis e Koch para interpretação do valor de Kappa, a concordância interobservadores da classificação TLICS foi considerada moderada em nosso estudo, com valor de Kappa de 0,6. A concordância entre as indicações de tratamento (cirúrgico ou conservador) ditadas pela classificação e as indicações de cada cirurgião foi considerada excelente, com valor de Kappa de 0,89.

CONCLUSÃO:

Acreditamos ser a classificação analisada uma boa ferramenta para a avaliação e para a indicação do tratamento nas fraturas toracolombares.

Vértebras torácicas; Vértebras lombares; Fraturas da coluna vertebral; Traumatismos da medula espinal


Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br