Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DA DISCECTOMIA LOMBAR ENDOSCÓPICA EM PACIENTES OBESOS

RESUMO

Objetivos:

A obesidade é um problema de saúde pública com taxas elevadas de morbimortalidade e complicações perioperatórias em relação à população em geral. Procedimentos minimamente invasivos são alternativas promissoras em relação às complicações perioperatórios nos indivíduos com Índice de Massa Corporal (IMC) elevado. A discectomia lombar endoscópica vem ganhando popularidade neste sentido. Todavia, há poucas descrições na literatura acerca da abordagem endoscópica na melhora da dor e qualidade de vida em indivíduos obesos. Da mesma forma, não está estabelecido se os indivíduos com IMC elevado apresentam mais complicações neste tipo de abordagem cirúrgica.

Métodos:

Estudo longitudinal retrospectivo tipo caso-controle com 63 indivíduos submetidos à discectomia endoscópica subdivididos em dois grupos de acordo com o IMC (Grupo A, IMC≥30Kg/m2 e Grupo B<30Kg/m2), afim de comparar a melhora na qualidade de vida pelo escore Oswestry Disability Index (ODI) e a melhora da dor pela Escala Visual Analógica (EVA), assim como observar a incidência de complicações pós-operatórias em ambos os grupos.

Resultados:

Não houve diferença nos escores ODI (p=0.36) e EVA (p=0.54) pós-operatórios entre os grupos, assim como não houve diferença estatística na incidência de complicações entre os grupos (p=0.56).

Conclusões:

A discectomia via endoscópica traz resultados semelhantes na dor e qualidade de vida em pacientes obesos e não obesos sem apresentar maiores taxas de complicações. Nível de Evidência III; Estudo de Caso-Controle.

Descritores:
Endoscopia; Coluna Vertebral; Deslocamento do Disco Intervertebral; Obesidade

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br