Acessibilidade / Reportar erro

Risco e exposição à radiação em cirurgia ortopédica da coluna no México

OBJETIVO:

Encontrar um efeito biológico através da detecção do perfil da tireoide dos profissionais de investigação, e um efeito físico através da detecção de radiação com placas tipo Durr.

MÉTODOS:

Cinco médicos residentes (quatro de primeiro ano e um de segundo) foram submetidos ao estudo do perfil tireoidiano basal, e anualmente após um ano de exposição à radiação. Em dois deles, foram colocadas cinco placas de Durr por cirurgia, em diferentes partes do corpo e em 20 cirurgias distintas, utilizando-se fluoroscopia, perfazendo um total de 200 placas expostas.

RESULTADOS:

Três residentes tiveram diminuição do hormônio estimulador da tireoide e dois, um aumento significativo. Foram expostas 91 placas, cuja maioria corresponde ao pescoço (tireoide).

CONCLUSÃO:

Foram verificadas mudanças biológicas e físicas que nos impulsionam à conscientização e implementação de medidas de proteção contra a radiação, pelo menos no pescoço, uma vez que a tireoide é suscetível à radiação.

Fluoroscopia; Radiação; Fatores de riscos; Ortopedia; Humanos


Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br