Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO ROTACIONAL DO COLETE 3D NO TRATAMENTO DA ESCOLIOSE IDIOPÁTICA DO ADOLESCENTE

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a capacidade de correção axial do colete 3D no tratamento da Escoliose Idiopática do Adolescente (EIA).

Métodos:

Realizou-se estudo retrospectivo com 61 pacientes com EIA que obtiveram o colete 3D, entre 2019 e 2022, em um laboratório de confecção de órteses e próteses ortopédicas. Esses indivíduos foram submetidos à análise independente dos parâmetros radiográficos através da avaliação da rotação vertebral pela classificação de Nash e Moe. As radiografias analisadas foram realizadas em ortostase antes e após o tratamento com o colete 3D. Os pacientes foram separados em grupo I e grupo II-IV de acordo com a classificação radiográfica de Nash e Moe. A capacidade de correção foi estimada pela avaliação do grau de rotação vertebral antes e depois do tratamento.

Resultados:

Dentre os 61 pacientes avaliados, 36 (59%) apresentavam grau I, e 25 pacientes grau II-IV de Nash e Moe, antes do tratamento. Após o tratamento, 13 (21%) apresentavam grau II-IV e, 48 pacientes apresentavam grau I. Dos pacientes categorizados como II-IV, 64% tiveram melhora no perfil rotacional. Nenhum parâmetro clínico ou radiográfico estudado esteve associado com a mudança no perfil rotacional além do uso do colete (p=0,012).

Conclusões:

Na amostra estudada, o tratamento com o colete 3D promoveu mudança na rotação vertebral pela classificação de Nash e Moe. A maioria dos pacientes apresentou melhora neste parâmetro de avaliação de tratamento da EIA. Nível de Evidência III; Estudo Retrospectivo.

Descritores:
Escoliose; Tratamento Conservador; Análise de Variância

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br