Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DOS RESULTADOS PÓS-OPERATÓRIOS DO DEGENERADOR DA JUNÇÃO LOMBOSSACRAL

RESUMO

Objetivo:

O artigo apresenta a análise da eficácia clínica e as causas dos resultados insatisfatórios no tratamento cirúrgico de pacientes com doenças degenerativas da articulação lombossacral da coluna vertebral.

Métodos:

Dependendo do método da intervenção cirúrgica na junção lombossacral, três grupos de pacientes foram alocados: 1) (n = 352) - operado pelo método de discectomia microcirúrgica; 2) (n = 83) - operado com a utilização de próteses artificiais IVD; 3) (n = 183) - operado com a utilização de fusão intercorporal e estabilização rígida posterior. Para investigar as causas de resultados insatisfatórios, foi realizada uma análise de correlação do desfecho clínico a longo prazo com parâmetros instrumentais pré-operatórios no segmento operado, táticas cirúrgicas e desenvolvimento de complicações.

Resultados:

Determinou-se que o resultado clínico “bom” a longo prazo está associado a parâmetros pré-operatórios individuais da junção lombossacral da coluna - deslocamento linear, angulação sagital, altura do espaço inter-corpo, grau de degeneração IVD por ADC.

Conclusão:

Nas doenças degenerativas da junção lombossacral da coluna vertebral, a análise detalhada do curso clínico a longo prazo, que é uma alteração morfoestrutural individual no segmento lombar inferior - a amplitude do ângulo segmentar, o ângulo de lordose lombar, o grau de deslocamento linear das vértebras, a altura do espaço de corpo intermédio, ADC, análise clínica e instrumental complexo - permitiu determinar possíveis táticas cirúrgicas. Nível de Evidência II; Estudos prognósticos - Investigação do efeito de característica de um paciente sobre o desfecho da doença.

Descritores:
Disco intervertebral; Articulação zigapofisária; Doença crónica; Discotomia; Fusão Vertebral Artroplastia

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br